Quer revolucionar sua gestão jurídica? Conheça a ferramenta Kurier Analytics

Quer revolucionar sua gestão jurídica? Conheça a ferramenta Kurier Analytics

Para ser eficiente, a gestão jurídica precisa contar com agilidade e a capacidade de prever algumas tendências processuais. Acompanhar os Diários de Justiça, por exemplo, é uma maneira de fazer um monitoramento dos autos nas varas e comarcas brasileiras. Tais informações podem ser cruciais para um advogado, servindo como insumos para a tomada de decisões. Por isso, a Ferramenta Kurier Analytics proporciona uma verdadeira revolução no setor.

O Kurier Analytics é uma plataforma de Jurimetria, que proporciona a compreensão de dados e processos por meio de modelos estatísticos. Ela utiliza a Big Data da Kurier, que contem aproximadamente 200 milhões de processos jurídicos registrados, e tem como objetivo fornecer informações que podem ser cruzadas a fim de gerar insights para ações e argumentaçõesde defesa.

Para entender como a Ferramenta Kurier Analytics pode ajudar a revolucionar a sua gestão jurídica, continue a leitura. Neste post, você conhecerá o funcionamento, os benefícios e a otimização que a plataforma pode proporcionar.

Funcionamento da Ferramenta Kurier Analytics

Essa plataforma de Jurimetria está estruturada para fazer o cruzamento de dados e oferecer respostas para as buscas realizadas pelos usuários. Todo o trabalho é realizado por amostras, que são informações coletadas dos tribunais brasileiros e dos Diários de Justiça.

O Kurier Analytics tem dados dos processos que correm no âmbito federal, estadual e municipal. São ações trabalhistas, criminal, civil, penal, etc, dispostas para consulta. Além disso, a atualização é constante, recebendo aproximadamente 100 a 150 mil novos processos por dia.

Mediante uma assinatura mensal, o usuário poderá ter acesso a base completa de informações, ficando livre para fazer quantas pesquisas achar necessário. Ou seja, não há limitação nas consultas, que abrangem todo o território nacional.

As buscas são realizadas por termos, seguindo procedimento semelhante aos sites de buscas. Todas as informações são apresentadas de modo simples, possibilitando estudos de casos e análises de dados. Além disso, é possível fazer download em planilhas, a fim de incluí-las em apresentações, por exemplo.

Coletando dados de modo personalizado

A interface da plataforma é bastante intuitiva e disponibiliza vários filtros. Dessa forma, é possível consultar — em poucos minutos — todos os processos presentes no Big Data da Kurier. É possível, por exemplo, fazer levantamentos bem específicos, por tema, por período de tempo, puxando noções desde 2009. 

Ao procurar por qualquer termo, a plataforma oferecerá diferentes opções de visualização dos dados referentes a busca: mapa, gráficos e processos. Em mapas, é possível ver a distribuição geográfica das ações, dando números e porcentagens por Estado.

Dessa forma, caso o usuário esteja coletando ações relacionados ao setor da telefonia sem fio, por exemplo, será possível enxergar em qual região do país está concentrada a maioria dos processos, ou quem são os principais envolvidos. Esse tipo de visualização possibilitada a equipe jurídica a agir preventivamente, estudando o histórico das porcentagens anualmente, a fim de analisar as tendências nesse setor.

Ao optar pela visualização em gráficos, a tela oferecerá opções de informações específicas, como “réu”, “nome da parte”, “temática da ação” etc. Dessa forma, é possível fazer múltiplas seleções e cruzar os dados para uma análise mais precisa.

Esses insumos são essenciais para criar insigths para soluções e tomadas de decisões. Assim, é possível identificar, por exemplo, quem são os principais advogados ofensores em determinadas temáticas, podendo fazer um detalhamento sobre os resultados dos últimos casos julgados.

Já em processos, é possível estudar os casos encerrados e o andamento dos que ainda estão sendo julgados em todas as varas e comarcas do Brasil. Dessa forma, dá para traçar um perfil das ações dos profissionais envolvidos e do setor de mercado específico.

Para exemplificar, caso uma empresa esteja estudando a concorrência, ela poderá verificar os resultados dos processos, analisando quantos casos são vencidos pela indústria e quanto são favoráveis para quem move a ação. Esta análise profunda permite a conferência das temáticas das ações, evidenciando os pedidos que a empresa está sofrendo.

A plataforma ainda permite comparar a jurisdição. Com esses estudos em mãos, a equipe de advogados que representa a empresa poderá entender o panorama judicial do mercado, tomando decisões para agir preventivamente e evitar tornar-se alvo de processos como a concorrente em questão. Ou ainda, melhorar no preparo de uma defesa, tendo como base decisões já proferidas em casos semelhantes.

Gestão jurídica de eficiência

A otimização na coleta de dados é fundamental para agir preventivamente e permitir agilidade no processo de tomada de decisões. Todo levantamento efetuado pela Ferramenta Kurier Analytics pode ser realizado em minutos, evitando o trâmite de consultar pessoalmente cada um dos tribunais e varas de determinada região.

A plataforma trabalha com processos ativos, distribuídos, sentenciados e arquivados. Dessa forma, os advogados podem levantar os históricos de ações de determinado cliente, a fim de perceber quais são as temáticas, localizações e profissionais ofensores que estão envolvidos na maioria dos casos.

Assim, é possível promover uma gestão jurídica realmente eficiente. Antes mesmo de tornar-se responsável por representar determinado cliente, o escritório de advocacia — por exemplo — poderá decifrar todo o perfil da situação judicial sofrida por determinada empresa, em todas as comarcas em território nacional.

A plataforma oferece informações essenciais que podem determinar o rumo de um processo. Por exemplo, é possível levantar dados relacionados a determinado advogado. Número de processos movidos, temáticas das ações, porcentagem de êxito no tribunal etc. Dessa forma, a empresa ou escritório poderá ir mais preparada nos casos que são movidos por esse profissional, o que pode ser determinante para a vitória.

Benefícios em contar com a Ferramenta Kurier Analytics

Como você pode perceber até aqui, a Ferramenta Kurier Analytics permite ao advogado a agilidade no estudo dos processos e formatação da argumentação de defesa. Entretanto, ainda tem mais.

Para os escritórios de advocacia, por exemplo, o levantamento de dados sobre diferentes profissionais e empresas pode ser fundamental para a prospecção de novos clientes e advogados. Dessa forma, um escritório que está localizado em São Paulo poderá acompanhar todo o desenvolvimento judicial de um advogado ou empresa em qualquer lugar do país e, entrar em contato para um acordo.

Pensando em uma empresa, é possível garantir uma previsibilidade no mercado em relação aos casos judiciais. Para tanto, é necessário que a equipe jurídica acompanhe o levantamento das ações e faça um estudo sobre as tendências de processos que acontecem anualmente. É possível identificar, por exemplo, qual o período do ano que a maioria das ações são movidas, em quais regiões e as solicitações.

Dessa forma, é possível garantir para o escritório de advocacia ou empresa uma certa previsibilidade — ou seja, dá para articular ações para evitar litígios e promover uma gestão jurídica eficiente, otimizada e ágil.

Na atualidade, contar com a tecnologia é fundamental para atingir níveis de performance mais altos, atrelando redução de custos, ganho de tempo e agilidade. A Ferramenta Kurier Analytics promete ser um grande diferencial na gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas, promovendo acesso rápido a um acervo de processos e tornando-se uma verdadeira vantagem competitiva em um mercado cada vez mais saturado.

Não fique para trás, entre em contato com a Kurier, solicite uma visita de um dos nossos consultores e conte-nos do que precisa. A Kurier tem a solução.

Share This