Conheça as principais tendências do mercado jurídico para 2024

Imagem ilustrativa com símbolos da área jurídica em realidade virtual para representar tendências do mercado jurídico para 2023

O mercado jurídico é uma área em constante evolução e mudança. Por ser amplo e diverso, abrangendo várias áreas de atuação, ele oferece inúmeras oportunidades de carreira para os profissionais do direito. 

No entanto, também é bastante competitivo, com muitos advogados e escritórios de advocacia disputando espaço e clientes. Dessa forma, entender suas principais tendências é crucial para aqueles que desejam se destacar em suas carreiras.

Por isso, neste blog post, abordaremos as principais áreas do mercado jurídico e suas tendências para 2024.

Como é o mercado de trabalho do direito atualmente?

O mercado de trabalho do direito é bastante requisitado, com um grande número de estudantes se formando todos os anos e muitos profissionais já estabelecidos em suas carreiras. No entanto, a demanda por serviços jurídicos ainda é alta em todo o mundo, o que significa que existem muitas oportunidades para advogados qualificados.

Além disso, o mercado jurídico brasileiro possui uma grande diversidade de áreas de atuação. Existem advogados e escritórios especializados em direito empresarial, direito do trabalho, direito tributário, entre outros. Por isso, esses profissionais têm buscado cada vez mais cursos de especialização, a fim de se tornarem especialistas em determinada área.

Como funciona o mercado jurídico?

Conforme já mencionado, o mercado jurídico é composto por variadas áreas de atuação, cada uma com suas próprias características e demandas. Assim, é importante deixar claro que a atuação no Direito Cível é bem diferente da do Direito Previdenciário, por exemplo.

Algumas áreas tendem a ser mais lucrativas do que outras, devido a sua complexidade. Ao mesmo tempo, várias delas estão passando por mudanças significativas à medida que a tecnologia e a inovação transformam a prestação dos serviços jurídicos.

Logo, para garantir seu espaço no mercado jurídico, não basta somente conhecer as leis. É preciso que o profissional agregue conhecimentos que vão além dos adquiridos na faculdade. Por isso é fundamental realizar cursos complementares não somente na área escolhida para atuar, mas também aqueles que desenvolvam outras habilidades como comunicação, liderança etc. 

A inovação é uma tendência no mercado jurídico?

Desse modo, percebe-se que a inovação é uma tendência crescente no mercado jurídico. À medida que a tecnologia avança, os escritórios de advocacia adotam novas ferramentas e processos para melhorar sua eficiência e qualidade de serviço. 

Isso inclui a automação de tarefas rotineiras, como a busca em publicações nos diários oficiais da justiça. Além disso, os advogados ainda podem contar com o uso de inteligência artificial, para analisar grandes volumes de dados, por exemplo, e outras inovações.

Quais áreas da advocacia dão mais dinheiro?

Antes de mais nada, é válido lembrar que a escolha de uma área do direito deve se basear em interesses, habilidades e valores pessoais, e não apenas em potencial de ganho. Dito isso, a remuneração na advocacia pode variar significativamente dependendo de muitos fatores, como especialização, experiência, demanda do mercado e muito mais. 

Porém, essa é uma profissão que permite ter bons lucros, uma vez que os advogados podem cuidar de diversos casos ao mesmo tempo. Além disso, há causas que podem ter valores bem altos, como o inventário de alguém muito rico. 

Algumas das áreas da advocacia mais lucrativas incluem a trabalhista, a tributária e a empresarial, mais detalhadas abaixo.

Trabalhista

A área trabalhista envolve questões relacionadas ao emprego, como contratos de trabalho, salários e benefícios. Com a complexidade das leis trabalhistas em constante mudança, muitas empresas precisam de advogados especializados para ajudá-las a se manter em conformidade.

Por outro lado, trabalhadores que se sentem prejudicados na relação trabalhista com o seu empregador também precisam de um advogado para defender seus direitos. Logo, a depender do pedido, o valor da causa também pode ser bem alto.

Tributária

A área tributária envolve questões relacionadas a impostos e tributos, e é uma das áreas mais complexas do direito. Advogados tributários podem ajudar empresas e indivíduos a reduzir sua carga tributária e evitar problemas com o fisco.

Empresarial

O Direito empresarial envolve questões relacionadas à criação, operação e dissolução de empresas. Advogados empresariais podem ajudar empresas com questões legais, como contratos, fusões e aquisições, propriedade intelectual e litígios.

Quais as áreas que mais estão mudando no direito?

À medida que o tempo passa, as áreas precisam se atualizar para atender a novas demandas. Assim, algumas das áreas que mais estão mudando no direito incluem:

  • Direito digital: ao passo que a tecnologia avança, surgem novas questões legais relacionadas a privacidade, segurança cibernética e proteção de dados. Advogados que se especializam em direito digital estão em alta demanda.
  • Direito ambiental: a conscientização ambiental e o entendimento da necessidade de preservar os recursos naturais que temos está aumentando em todo o mundo.  Ou seja, o direito ambiental está cada vez mais em alta. Desse modo, vários advogados estão se especializando em questões como mudanças climáticas, poluição, conservação da biodiversidade e sustentabilidade.
  • Direito da saúde: com o envelhecimento da população e o aumento dos custos dos cuidados de saúde, o direito da saúde está se tornando cada vez mais importante. Advogados que se especializam em direito da saúde trabalham em questões como regulação da indústria farmacêutica, direitos do paciente e ética médica.
  • Direito da propriedade intelectual: conforme a economia global se torna cada vez mais baseada em conhecimento, é fundamental que haja a proteção da propriedade intelectual. Por isso, advogados têm se especializado em direito da propriedade intelectual para trabalhar em questões como patentes, marcas registradas e direitos autorais.

Quais as tendências do mercado jurídico para 2024?

O mercado jurídico atual tem passado por uma série de transformações em relação às tendências e demandas dos clientes. Elas vão desde o uso de estratégias de marketing à adoção de tecnologias avançadas de inteligência artificial. Abaixo, trazemos as principais tendências em mais detalhes.

Transformação Digital do Direito

Primeiramente, vale ressaltar que a transformação digiral do direito já vem acontecendo há alguns anos, sendo que a tendência para este ano é o aumento da disseminação dessa mudança. Dessa forma, vamos destacar três delas que vão movimentar o mercado jurídico em 2024.

Consolidação das Legal Operations

Legal Operations, ou simplesmente Legal Ops, é uma área do mercado jurídico cujo objetivo é otimizar e modernizar as operações de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. A utilização de recursos de legal ops ajuda a aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços jurídicos prestados, incluindo boas práticas de gestão, tecnologia e análise de dados.

Dessa maneira, as legal operations vêm ganhando espaço no mercado, focando na otimização de processos jurídicos, e este ano se consolidarão como fundamentais para a manutenção e desenvolvimento dos negócios ligados à área jurídica.

Ampliação do uso da automação e da Inteligência Artificial 

Programas de automação e inteligência artificial (IA) vieram para ficar. Atualmente, o mercado jurídico já conta com automações que permitem acompanhar todo o ciclo de vida do processo, desde a sua distribuição até a extinção. E isso gera inúmeros benefícios. Simplificar e desburocratizar tarefas, controlar prazos, permitir aos profissionais focarem em atividades mais estratégicas, além de reduzir custos são só alguns deles. 

A IA Generativa, por sua vez, vem trazendo novas possibilidades de interação com o conteúdo jurídico, como a geração de documentos e contratos a partir de bases de dados. A novidade maior é que em 2024 o seu uso será mais disseminado, reduzindo o tempo gasto nesse trabalho, além de tornar o processo menos artesanal e mais fácil para os responsáveis por eles.

Legal Design

O Legal Design surgiu para tornar o Direito mais acessível, compreensível e eficaz, principalmente para aqueles que não estão diretamente inseridos na área. Essa inovação combina características de design gráfico, comunicação e design thinking com as práticas jurídicas, tornando a linguagem do Direito menos complexa e formal, mais amigável e intuitiva para todos.

Assim, a adaptação da comunicação jurídica para diferentes públicos, utilizando técnicas como o visual law, que consiste no uso de elementos visuais para transmitir informações e conceitos jurídicos de forma clara, objetiva e impactante, estará mais em alta.

Direito Digital

O Direito Digital é a área que trata das normas e leis relacionadas ao uso da internet, dos ambientes digitais e suas tecnologias associadas. Por ser relativamente novo, o Direito Digital deve ser cada vez mais requisitado em 2024. Isso também se deve por conta de sua relação direta com a Lei 13.709/18, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Em vigor desde 2020, ela exige que as empresas garantam a segurança dos dados daqueles com quem se relacionam, sejam clientes ou outros públicos. Assim, advogados que forem especialistas no assunto terão muito trabalho, pois serão os guias das companhias para assegurar o respeito e o cumprimento à LGPD.

Além da LGPD, existem outras questões que fazem com que o direito digital seja uma tendência, como a regulação de redes sociais e contratos inteligentes. O objetivo da regulação é o enfrentamento das fake news e ameaças à democracia.  Por isso, espera-se que haja uma regulamentação mais rigorosa sobre isso e a responsabilidade sobre o conteúdo compartilhado nas plataformas.

Já os contratos inteligentes funcionam devido à tecnologia blockchain, que tem possibilitado a sua criação e execução de forma automática, sem a necessidade de uma autoridade central. Por isso, espera-se que o direito digital desenvolva uma regulamentação específica para lidar com esses contratos e garantir sua validade legal.

Área Cível

Como a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças súbitas no dia a dia da população, como o lockdown, vieram também as consequências, que se refletem até hoje. Entre elas, o aumento do endividamento de pessoas e empresas. Desde então, a área cível tem sido bastante requisitada e a tendência é que continue assim neste ano. 

Sua atuação envolve a renegociação de contratos, de dívidas, pedidos de recuperação judicial e outros, com o objetivo de resolver essas questões. Logo, os advogados que trabalham na área precisam aprimorar sua comunicação, capacidade de persuasão e flexibilidade, que ajudam na hora de fazer acordos.

Novos modelos de negócios

Devido à constante transformação do mercado jurídico, impulsionada por fatores diversos como a globalização, a democratização da informação e o avanço da tecnologia, os profissionais do Direito precisam buscar novas formas de oferecer seus serviços.

Nesse contexto, surgem modelos de negócios inovadores que modificam o modelo tradicional de escritório de advocacia, como a advocacia por assinatura, que oferece serviços jurídicos a um custo fixo mensal, e o crowdfunding jurídico, em que plataformas online permitem que pessoas físicas ou jurídicas levantem recursos para financiar processos jurídicos.

Cliente no centro da experiência

Cada vez mais, o mercado jurídico tem percebido a importância de colocar o cliente no centro da experiência. Isso significa que os escritórios de advocacia estão se tornando mais focados em entender as necessidades e expectativas dos seus clientes. Logo, precisam oferecer soluções que atendam a essas demandas de forma eficaz e personalizada.

A chave para colocar o cliente no centro da experiência é ouvir e entender suas necessidades. Para isso, os escritórios de advocacia estão adotando práticas como o uso de pesquisas de satisfação do cliente, a realização de entrevistas e reuniões para entender melhor suas necessidades e desejos. Eles também têm incluído o uso de tecnologias de análise de dados para identificar padrões de comportamento e preferências dos clientes.

Soft skills em alta

As habilidades interpessoais, mais conhecidas como “soft skills” estão em alta desde o ano passado e neste 2024 vão ser ainda mais requisitadas. Habilidades como comunicação, negociação, trabalho em equipe e resolução de conflitos são alguns exemplos que serão cada vez mais valorizados.

Outras características comportamentais que também serão muito requeridas são a adaptabilidade e resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar às mudanças e lidar com situações complexas, uma vez que vivemos em um mundo em que tudo muda muito rápido. Elas serão essenciais para os profissionais do Direito se destacarem ainda mais no mercado jurídico.

Environmental, Social and Governance – ESG

Em 2024 o mercado jurídico vai ver o crescimento da demanda por serviços relacionados ao ESG, sigla que significa Environmental, Social and Governance, e se refere às práticas de governança ambiental, social e corporativa.

Além dos serviços, a adoção de práticas sustentáveis nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, como a redução do consumo de energia, papel e copos descartáveis, também será cobrada para que possamos assegurar a existência da raça humana e do próprio planeta Terra.

Marketing Jurídico

Outra tendência atual do mercado jurídico é o uso de estratégias de marketing para promover seus serviços e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Os escritórios de advocacia estão investindo em marketing digital, produção de conteúdo relevante, eventos e ações de networking para aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes.

O marketing jurídico é importante porque permite que os escritórios de advocacia se comuniquem de forma clara e eficaz com seu público-alvo, apresentando suas áreas de atuação, destacando seus pontos fortes e mostrando sua experiência e credibilidade.

Até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já reconhece a importância dele para o desenvolvimento da advocacia, mas também estabelece limites éticos e profissionais para a sua utilização. De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, seu uso profissional deve ser discreto e moderado. 

Desse modo, não pode ser enganoso, sensacionalista ou explorar a ignorância ou a angústia das pessoas. Também é proibido fazer comparações desleais, oferecer serviços gratuitos, descontos ou vantagens que possam comprometer a independência e a imparcialidade do advogado.

Conclusão

Essas tendências que apresentamos deixam claro como o mercado jurídico vem se atualizando ao longo dos anos, apesar de ser considerado mais rígido. Seja na incorporação de novas tecnologias ou abrindo espaço para modernizar processos, advogados, escritórios e departamentos jurídicos seguem em busca de um único objetivo: evoluir. 

E nós da Kurier podemos ajudar nessa evolução, principalmente na parte de tecnológica! Temos mais de 10 soluções de automação e inteligência artificial que ajudam a transformar sua rotina jurídica. Assim, você consegue se dedicar mais a tarefas que exigem seus conhecimentos teóricos e deixa a parte operacional com a gente! Quer saber o que temos para te oferecer? Fale com um de nossos especialistas!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial