Novidade da Kurier ajuda a entender como funciona a Justiça do Trabalho

A Kurier lançou mais um módulo na sua plataforma de Jurimetria que possibilita aos advogados terem uma visão panorâmica de como funciona a justiça do trabalho. Trata-se do “Especialista Trabalhista”, já disponível no Kurier Analytics.

Explorando o novo módulo para entender como funciona a Justiça do Trabalho

O novo módulo Especialista Trabalhista do Kurier Analytics abrange muito mais que apenas dados que refletem o comportamento da Justiça mediante os processos trabalhistas. Por meio da combinação de elementos de jurimetria (análise estatística de dados), ele também apresenta o perfil dos litigantes e litigados, ranking dos advogados, visão de mercado e muitas outras informações.

Como está o nível de litigância dos seus concorrentes? Como você se posiciona em relação a eles? Essas são algumas das perguntas que o novo módulo ajuda a responder. Ao entrar no módulo, os usuários verão a primeira tela, chamada “panorama trabalhista”, que traz uma visão geral do comportamento da Justiça do Trabalho.

Por padrão, os dashboards mostrados nesta área são o mapa dos processos trabalhistas no Brasil, o percentual de processos por estado, os CNAEs mais litigados e os pedidos mais frequentes.

A plataforma oferece insights para advogados, empresas e profissionais de recursos humanos tomarem decisões estratégicas, prevenir litígios ou adaptarem suas práticas de acordo com as tendências identificadas nos dados jurídicos.

Além das informações nesta tela, também é possível inserir filtros diversos, que ficam disponíveis em um botão do lado superior esquerdo da tela. Assim, pode-se filtrar ou afunilar a pesquisa por estado, comarca, vara, classe, assunto, desfecho, salário e outros.

Há ainda a possibilidade de navegar e analisar outros cenários da justiça do trabalho. Para tanto, é só clicar em cima de “panorama trabalhista” e trocar a tela para as opções de “mercado”, “salário e litigância”, “pedidos”, “tempo médio”, “valor e desfecho” ou “classes e assuntos”.

Benefícios que podem ser obtidos com a utilização do novo módulo

Sabendo qual a sua necessidade e combinando filtros do “Especialista Trabalhista”, é possível obter diversos benefícios com as informações que ele entrega. Seja para prospectar clientes, estudar a possibilidade de acordo ou diminuir custos, ele tem diversas formas de contribuir com o entendmimento da justiça do trabalho e a estratégia jurídica. Veja alguns exemplos.

1. Identificação de Tendências de Demanda

Ao utilizar a jurimetria, os advogados podem identificar tendências de demanda, direcionando seus esforços para áreas onde há uma maior necessidade legal. Essa abordagem estratégica permite otimizar recursos e oferecer um serviço mais eficiente aos clientes.

2. Análise de Lacunas no Mercado

A análise de lacunas no mercado revela áreas da Justiça do Trabalho onde a demanda supera a oferta de serviços jurídicos. Isso capacita os advogados a identificarem nichos a serem explorados, aumentando as oportunidades de negócios e melhorando a eficácia na captação de clientes.

3. Identificação de Empregadores Problemáticos

Através da análise do cenário contra empregadores específicos, os advogados podem identificar padrões de problemas legais. Essa identificação proativa cria oportunidades para novos casos, ao mesmo tempo em que oferece soluções rápidas para questões recorrentes.

4. Análise de Setores Industriais

Analisar dados de litigância por setor permite que os advogados identifiquem concentrações de litígios trabalhistas. Isso direciona os esforços de maneira estratégica, concentrando-se nas indústrias com maior potencial de casos.

5. Segmentação de Clientes Potenciais

Com base nos padrões de demanda, a segmentação de clientes potenciais permite uma abordagem mais personalizada na prospecção. Isso aumenta a eficácia na aquisição de clientes, focando nos grupos mais propensos a necessitar de assistência jurídica trabalhista.

6. Análise do Perfil Jurídico do Cliente

Analisar o perfil jurídico de um cliente em relação ao comportamento do mercado proporciona insights valiosos. Entender se os resultados estão dentro da média do setor na Justiça do Trabalho permite uma avaliação mais precisa e estratégica.

7. Identificação de Padrões e Tendências do Mercado por Pesquisa de CNAE

Identificar padrões e tendências do mercado por meio de pesquisa por CNAE, pedidos e valores permite uma abordagem mais eficaz na defesa. Extrair insights para melhorias na atuação jurídica ou no comportamento da empresa contribui para resultados mais favoráveis.

8. Mudança na Abordagem de Defesa

A capacidade de analisar cenários e extrair insights permite ajustar a abordagem de defesa. Essa flexibilidade proporciona uma resposta mais eficiente às nuances de cada caso.

9. Referências de Acordos

Informações sobre acordos em casos semelhantes proporcionam uma compreensão profunda das tendências e padrões de mercado. Dessa forma, os advogados podem ajustar suas estratégias de acordo com o contexto atual.

10. Identificação de Padrões de Acordos em Relação ao Pedido

Identificar padrões de acordos em casos trabalhistas ajuda na definição de expectativas realistas para ambas as partes. Isso contribui para negociações mais transparentes e eficazes.

11. Avaliação de Custo-Benefício de Prosseguir com o Litígio

Comparar o custo-benefício entre prosseguir com o litígio e buscar um acordo ajuda na tomada de decisões fundamentadas. Os advogados podem orientar seus clientes com informações precisas sobre os possíveis custos e benefícios.

12. Comparação de Resultados de Litígios

Ao comparar os resultados de acordos com litígios concluídos, os advogados podem aprimorar suas estratégias. Isso contribui para a evolução constante das abordagens jurídicas.

13. Desenvolvimento de Propostas Fundamentadas

Propostas de acordo fundamentadas em dados concretos aumentam a probabilidade de aceitação. Assim, cria-se uma base sólida para negociações bem-sucedidas.

14. Preparação para Negociações

A análise de dados permite antecipar possíveis concessões da parte contrária. Essa preparação estratégica melhora a eficácia das negociações.

15. Estratégias de Barganha

Através da jurimetria, os advogados podem identificar padrões de pedidos em acordos trabalhistas. Essa informação orienta estratégias de barganha mais eficazes.

16. Avaliação de Probabilidade de Acordo

A análise de dados históricos ajuda a avaliar a probabilidade de alcançar um acordo bem-sucedido em diferentes estágios do processo, permitindo que os advogados ajustem suas abordagens conforme necessário.

Conheça mais sobre a plataforma de jurimetria Kurier Analytics

A plataforma de Jurimetria Kurier Analytics proporciona aos advogados a potencialização de sua atuação jurídica através de dados. Ela disponibiliza informações ricas que, além de otimizar o tempo e a gestão de processos, fundamentam tomadas de decisão por meio da abordagem analítica e insights estratégicos.

Assim, ela se mostra uma grande aliada e facilitadora para o advogado na hora de analisar o mercado e construir sua argumentação. Através da inteligência de dados, é possível passar mais credibilidade e surpreender tanto na hora de oferecer seus serviços quanto ao embasar suas defesas.

Com o Kurier Analytics, o advogado vai poder conhecer o comportamento da justiça brasileira e utilizar os dados de inúmeras formas. Ele pode realizar benchmarking, por exemplo, avaliar riscos jurídicos de clientes, prospects e concorrentes, identificar tendências e oportunidades de negócio e muito mais.

Há ainda o módulo de análise preditiva, onde se pode consultar a probabilidade de sentença e o tempo de duração de cada processo em 1ª instância. Para verificar o resultado, basta inserir a Numeração Processual Única (NPU) e aguardar. Essa funcionalidade trabalha com base em modelos estatísticos que cruzam mais de 2 mil variáveis e com base no julgamento de mérito.

Se você se interessou pela solução clique aqui e conheça mais sobre o Kurier Analytics!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial