Entenda para que serve a análise de dados jurídicos

Grupo de pessoas reunidas e computador mostrando gráficos para ilustrar a importância da análise de dados jurídicos

A evolução digital modificou as formas de comunicação e de análise de dados. Esse tipo de tecnologia e sua inteligência artificial são fatores muito promissores e com um grande potencial a ser explorado.

O uso, o gerenciamento e a análise de dados na advocacia tornaram-se fatores essenciais para que um escritório ou uma empresa consiga sobreviver e se manter dentro do mercado. Atualmente, eles são até considerados como valiosos e poderosos ativos.

Por isso, no artigo de hoje abordaremos a análise de dados jurídicos, para que ela serve, como fazê-la e outras informações importantes. Acompanhe!

O que é Análise de dados jurídicos?     

A análise de dados jurídicos abrange a adoção de novas estratégias que ajudam a conhecer o comportamento da Justiça por meio do estudo, processamento e interpretação desse material.

A principal ideia é pesquisar e fazer uso de dados importantes e úteis, organizá-los de maneira que a visualização seja clara e objetiva e, principalmente, que atenda às expectativas e às necessidades dos profissionais do ramo jurídico.

Para que serve a análise de dados?       

O objetivo principal da análise de dados jurídicos é extrair insights, identificar padrões, tendências e relações que possam informar e apoiar tomadas de decisão no âmbito jurídico.

Assim, ela proporciona vantagem competitiva aos profissionais que a utilizam. A pesquisa e a observação de elementos garantem que as decisões em diversas áreas sejam tomadas de maneira mais eficiente e inteligente.

Ao interpretar esses dados, os advogados podem tirar conclusões sobre o modo de atuação de outros profissionais, tais como advogados da parte oposta, juízes, promotores etc.

Como o volume de dados produzidos cresce cada vez mais, os advogados precisam de soluções que resolvam este problema de forma organizada e sejam um diferencial para a tomada de decisões mais assertivas.

O que é Jurimetria, a ciência de dados aplicada ao direito?

A Jurimetria nada mais é do que a Estatística aplicada ao Direito. Ela é uma disciplina que tem como ponto de partida a aplicação de sistemas de Estatística e Probabilidade ao estudo dos acontecimentos jurídicos embasados pelo Direito.

Trata-se de uma métrica do Judiciário. O seu objetivo é obter uma compreensão funcional dos acontecimentos sociais. A partir daí, ela pode oferecer diversas soluções quem a utiliza.  Desta maneira, baseando-se em dados jurídicos, ela vai além da demonstração clássica subjetiva, característica do Direito.

O que é um cientista de dados jurídicos?           

Um cientista de dados jurídicos é um profissional que combina habilidades em análise de dados, estatísticas e tecnologia da informação com um profundo conhecimento do campo jurídico.

Essa função envolve a aplicação de métodos de análise de dados e técnicas estatísticas para entender e extrair insights valiosos de informações legais, decisões judiciais, e outros dados relacionados ao direito.            

Qual a importância da análise de dados jurídica?    

A análise de dados jurídica é importante porque oferece diversas vantagens àqueles que sabem o que desejam perguntar e que tipo de resposta buscam. Veja alguns dos benefícios que a utilização de ferramentas inteligentes e descomplicadas proporcionam.

Torna os processos mais ágeis 

Os sistemas permitem que as informações e os dados sejam analisados de maneira imediata e mais ágil assim que são coletados. Trata-se da automação jurídica de uma tarefa que antigamente era desempenhada por pessoas. Dessa maneira, esses profissionais agora estão livres para executar outras atividades.

Ajuda a prever os acontecimentos técnicos      

A leitura dos dados permite que as tendências sejam acompanhadas de perto e diretamente. Por meio do estudo dos fatores passados, torna-se mais fácil antever o futuro.

Assim, é feita uma observância dos indicadores, das operações anteriores e das tendências. Isso resulta em eficiência e agilidade na resolução das questões, podendo ser uma vantagem em épocas de crises. Tudo isso gera mais controle financeiro do escritório.

Reduz as falhas dos procedimentos

As informações recebidas e acessadas ajudam a ter um panorama geral e mais claro de como a Justiça se comporta em determinada situação. A partir daí, os advogados poderão tomar melhores decisões para o negócio, desde que estejam de acordo com as estratégias traçadas.

É possível identificar com antecedência futuras ameaças por meio do monitoramento de dados. Assim, os advogados têm mais tempo para evitar o problema ou se preparar conforme as necessidades do empreendimento.

Com toda a informação disponível é muito mais fácil realizar a previsão de certos acontecimentos e a probabilidade de ocorrerem. Além disso, é mais fácil encontrar e prever os futuros erros, diminuindo os riscos para a empresa.

Permite que se tenha uma visão global e fideliza o cliente

A análise de dados facilita a compreensão das informações e ajuda a ter uma visão global do judiciário e até do cliente. Explicando melhor: com as informações precisas e necessárias, os advogados conseguem descobrir aquilo que o seu público-alvo precisa, ou seja, quais são as necessidades e os problemas dos seus clientes. Dessa forma é possível interagir melhor com eles.

Esse procedimento ajuda a traçar estratégias para melhor atender ao cliente, além de conquistar novos e fidelizar os já existentes. Consequentemente, fortalece a reputação e aumenta o faturamento do negócio. 

Traz dinamismo e eficiência      

Com os dados organizados é possível realizar estudos mais facilmente. As informações mais lapidadas e concretas ajudam a compreender a situação atual da Justiça em relação aquilo que você deseja saber.

Esse procedimento de avaliação é muito útil para o escritório, pois traz mais dinamismo, eficiência e mais rapidez para a gestão dos processos e para a tomada das decisões importantes.

Como a análise de dados pode ser utilizada na advocacia?

Muitos escritórios de advocacia enfrentam dilemas sobre como podem aproveitar de maneira eficiente a análise de dados para que, a partir daí, resultem melhorias para o próprio empreendimento.

Porém, contar com softwares de análise de dados e o seu big data (grande volume de dados armazenados) são essenciais em vários aspectos. Além dos dados históricos, eles são úteis para entender os novos dados recebidos e usá-los para formar estratégias e tomar decisões — essas estratégias são construídas por meio do entendimento dos resultados prováveis em relação aos resultados anteriores.

Além disso, a análise de dados eficiente ajuda a prever os resultados de uma demanda processual. Assim, o entendimento da instância torna-se conhecida e os advogados têm mais chance de saber a probabilidade de ganho de uma causa ou ainda de saber quais pedidos foram acolhidos e quais foram rejeitados.

Um sistema inteligente captura e fornece dados concretos disponibilizados sobre milhares de litígios. Você pode verificar como se comportam as partes, juízes, advogados, saber a probabilidade de êxito de uma causa e muito mais.

Por isso, é possível até mesmo tomar conhecimento do desempenho de escritórios e de advogados autônomos. A análise jurídica adequada é bastante usada também no momento de ajudar os advogados a aprimorar a maneira como são abordados aspectos de seu empreendimento e da lei.

Dessa forma, utilizando a tecnologia como aliada, os advogados podem direcionar seus esforços recebendo o auxílio do trabalho automatizado estratégico do sistema.

Como se faz uma análise de dados jurídicos?  

A análise de dados jurídicos é uma tarefa que requer conhecimento de quem vai realizá-la.  Ela envolve várias etapas para coletar, processar, analisar e interpretar informações legais. Veja quais são os passos básicos que você deve seguir para realizar uma análise de dados jurídicos eficiente.   

Tenha um setor estruturado     

Contar com um setor estruturado contribui muito para que a análise de dados resulte no melhor proveito possível para o escritório ou departamento jurídico. Além de um excelente software de Jurimetria que sirva de base para as análises, é preciso ter profissionais preparados.

Os responsáveis pela tarefa devem ter conhecimento sobre Direito e saber as questões para as quais buscam uma resposta. Assim, será possível obter o máximo desempenho que a tecnologia pode oferecer.

Engaje seus profissionais

Uma equipe engajada é essencial para que os resultados das análises de dados jurídicos gerem frutos também para o negócio. Ou seja, de nada adianta fazer a análise e não utilizá-la junto com o time para promover melhorias ou novas ações com base nos dados.

Defina o seu objetivo   

Determine o objetivo da análise. Você quer prever resultados judiciais? Identificar padrões em decisões? Avaliar riscos contratuais ou realizar outra análise específica? Ter um objetivo claro é o que ajudará a direcionar todo o processo e atingir o resultado esperado.

Utilize boas ferramentas

Com a ajuda de um bom software de Jurimetria, você já terá à disposição os dados jurídicos necessários para iniciar sua análise. Ele consolida as informações de forma organizada e inteligente e devolve para você aquilo que te interessa, com base na pergunta que você deseja responder.

Escolha o método

Há mais de uma metodologia para analisar os dados. Ferramentas de Jurimetria mais completas oferecem a possibilidade de usá-las em conjunto. Veja quais são e o que cada uma delas faz para ver qual método se aplica melhor ao que você precisa.

Análise Qualitativa

A análise qualitativa concentra-se na compreensão e interpretação dos contextos e nuances dos dados. Ela busca explorar as perspectivas, ajuda a observar tendências, oferecer insights ou detalhes em um contexto específico.

Análise Quantitativa

Já a análise quantitativa lida com dados de números, estatísticas, quantidades e medidas. Ela se concentra em identificar padrões, relações causais e generalizações por meio da análise de dados numéricos.

Os resultados da análise quantitativa geralmente são apresentados em forma de gráficos, tabelas, números e estatísticas que resumem e quantificam os padrões identificados.

Identifique Padrões e Tendências

Procure por padrões, tendências e insights nos dados. Isso pode envolver a análise de como diferentes variáveis estão correlacionadas, como decisões judiciais evoluíram ao longo do tempo e quais fatores influenciam certos resultados legais.

Interprete os dados e tire conclusões

Analise os resultados da análise e interprete o que os dados revelam. Isso envolve tirar conclusões sobre os padrões identificados, avaliar a significância estatística e relacionar os insights de volta ao seu objetivo inicial.

Comunique os Resultados

Comunique suas descobertas de maneira clara e concisa. Use gráficos, relatórios e visualizações para apresentar os resultados da análise aos interessados, como clientes, advogados ou equipes de gestão.                              

Vale a pena investir em um software para a análise de dados jurídicos? 

A alta demanda de trabalho atual — assuntos administrativos, financeiros e gerenciais — exige que o advogado “se desdobre” para que consiga dar conta de todas as suas tarefas.

Contudo, o fato de o profissional desempenhar várias atividades não faz com que ele seja mais produtivo. É o contrário: o esforço contínuo e paralelo em tantas atividades acaba acarretando desatenção, um trabalho com resultado insatisfatório e exaustão.

Levando isso em consideração, a gestão do negócio aliada ao uso de softwares que facilitem o trabalho dos advogados é primordial.

Um escritório que tenha como meta otimizar suas tarefas e conquistar melhores resultados, tornando-se mais competitivo perante o mercado jurídico, deve considerar adotar algum tipo de instrumento tecnológico que consiga trazer eficiência e modernização ao seu cotidiano.

Assim, o investimento em um software que auxilie na análise de dados e que atenda às perspectivas do escritório é uma ótima alternativa.

Geralmente esses programas exibem os dados por meio de gráficos de simples compreensão e interpretação. Isso assegura que até pessoas leigas quando o assunto é tecnologia também consigam compreender informações importantes.         

Como escolher o melhor software para análise de dados?

A escolha de um software para análise de dados envolve diversos fatores. Vejamos algumas condições que merecem ser levadas em consideração nesse momento.

Permite a atualização sobre o cenário atual da Justiça 

A análise de dados na advocacia exige que o escritório busque se manter atualizado diante das novidades. Um bom software de análise de dados entrega informações que são constantemente, às vezes até diariamente, atualizadas sobre o que está acontecendo na Justiça.

Reduz os riscos de erros  

Os riscos de cometer um erro que comprometa a parte financeira, administrativa ou a reputação do escritório podem ser minimizados ou até mesmo evitados com o uso da análise de dados.

Os escritórios que têm essa consciência sobre a análise de dados diminuem também os riscos de falência e obsolescência, por exemplo.

Produz melhores dados para serem analisados

Os dados produzidos têm cada vez mais qualidade. As empresas fornecedoras desse tipo de tecnologia estão cada vez mais cientes da sua importância. Assim, a qualidade técnica dos softwares permite que sejam gerenciados dados de alto padrão.

Além disso, um diferencial deles diz respeito à captura e à estrutura organizada e automática dos seus dados — isso facilita muito a sua utilização.

Possibilita mais controle da gestão financeira  

Outro ponto chave a ser levado em consideração diz respeito aos custos que poderão ser provisionados e economizados com a ajuda desse software. Se ele oferece o cálculo de valores, você vai poder saber tanto o mínimo, quanto o máximo de um processo, além de uma média dos processos naquelas mesmas condições.

Esclarecendo melhor: suponha que você esteja analisando os dados de um processo contra uma operadora de saúde por descumprimento de atendimento do usuário. O sistema vai te dizer, com base em processos semelhantes, o valor mínimo que já foi gasto (ex. R$ 5.000), o valor máximo (ex. R$ 100.000) e uma média (ex. R$ 25.000). 

Assim, ele ajuda a proporcionar mais exatidão com relação aos custos e dar uma previsão sobre futuras despesas e outros custos.

Aumenta a competitividade em relação às outras empresas    

As empresas que não dispõem de mecanismos automatizados que façam a análise de dados já estão em desvantagem, visto que não conseguem ter controle sobre todas as informações que precisam.

A análise de dados ajuda a melhorar a performance em relação aos clientes, por meio da entrega de serviços mais completos e de melhor qualidade.

Uma empresa que adota métodos de análise de dados está em vantagem competitiva, já que a sua atuação não se restringe ao trivial e agrega mais valor às entregas.

Gera qualidade e eficiência na gestão de documentos 

Os softwares fazem com que os documentos e relatórios sejam produzidos com melhor qualidade e de maneira mais eficiente. Diferentemente do modo tradicional e ultrapassado, cada funcionário teria que passar horas procurando os dados que necessita, em diversas fontes, tendo muito mais trabalho, além de gerir e organizar as informações.

Com a implementação de um software de Jurimetria, o trabalho torna-se mais etratégico e menos trabalhoso, otimizando o tempo dos advogados. Dessa forma, eles conseguem direcionar melhor a sua atenção para pontos cruciais que dizem respeito à interpretação das informações, à elaboração de peças, aos estudos de casos concretos, à doutrina e jurisprudência etc.

Como a Kurier pode te ajudar

Somos uma empresa pioneira em inteligência de dados jurídicos no país e atua há mais de 20 anos no mercado. Nossas soluções auxiliam tanto escritórios de advocacia como empresas de diversos segmentos, como varejo, transporte e financeiras a terem mais estratégia e eficiência nos negócios.

Uma delas é o software de Jurimetria, o Kurier Analytics, que ajuda a analisar dados jurídicos através da base mais completa e estruturada do país.

Com mais de 315 milhões processos e mais de 12 anos de histórico da Justiça Brasileira, o Kurier Analytics fornece tanto dados qualitativos como quantitativos das esferas Estadual, Federal e Trabalhista.

Com a justiça brasileira na palma da sua mão, é possível embasar sua tomada de decisão de forma mais estratégica, identificar padrões e muito mais! E utilizando o módulo de análise preditiva, você pode conhecer a probabilidade de perda, ganho ou acordo dos seus processos utilizando o NPU.

Conclusão  

Como esclarecemos, a análise de dados para auxiliar a gestão de escritórios de advocacia é importante, entre outros motivos, para aumentar a eficiência e a produtividade.

Um software de Jurimetria ajuda a analisar esses dados de forma inteligente e prática, servindo para embasar estrategicamente a tomada de decisão dos advogados. Além disso, eles poderão reconhecer prováveis oportunidades no mercado e como podem melhorar seus processos internos e externos.

Percebeu como a análise de dados é fundamental para melhorar os resultados do seu negócio? Se você está pensando em contratar um software de Jurimetria, entre em contato com a gente e ganhe um forte aliado na sua estratégia jurídica!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial