Como extrair dados da Justiça Brasileira e interpretar cenários?

martelo da Justiça sobreposto por códigos de dados representando dados da Justiça Brasileira

A análise de dados é uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões em diferentes áreas. Dessa forma, extrair dados da Justiça Brasileira e analisá-los também faz a diferença para os profissionais do Direito.

A utilização da jurimetria, que é a aplicação de métodos estatísticos para analisar dados do sistema jurídico, pode auxiliar na compreensão dos mais diversos acontecimentos dessa esfera.

Assim, neste artigo apresentaremos como extrair dados da Justiça Brasileira e interpretar cenários em três passos usando a jurimetria.

1. Escolha o software de jurimetria ideal

O primeiro passo para realizar uma análise de dados da justiça eficiente é escolher o software adequado. É ele quem vai te fornecer as informações que você precisa de forma estruturada e organizada, para que possam ser analisadas de maneira sistemática. Assim, quanto mais robusta for a base de dados do software, mais elementos de diferentes processos você vai poder conhecer. Além disso, essa robustês também contribui para deixar os resultados ainda mais assertivos.

Existem diversos softwares de Jurimetria disponíveis no mercado brasileiro, cada um com suas particularidades. Por isso, é preciso realizar uma pesquisa antes de escolher o ideal para suas necessidades. Assim, você pode avaliar as opções, conhecer os diferenciais de cada uma e selecionar aquela que melhor se encaixe aos seus objetivos.

2. Defina o que você quer saber

O segundo passo para extrair dados da Justiça brasileira utilizando jurimetria é definir o que se quer saber. A análise de dados na área jurídica pode ser feita de diferentes maneiras, como análise descritiva, análise preditiva e análise prescritiva. 

Na análise descritiva, busca-se entender o comportamento dos dados estatísticos através de gráficos e tabelas. Já na análise preditiva, utiliza-se modelos matemáticos para prever comportamentos futuros. Enquanto isso, na análise prescritiva busca-se indicar ações a serem tomadas para otimizar determinado resultado obtido.

Desse modo, é importante ter em mente qual é a pergunta que se deseja responder. Afinal, é isso que irá nortear a pesquisa, ajudando a extrair insights e informações, assim como na identificação de tendências, padrões e relações entre variáveis.

Por exemplo, pode-se querer saber quais são os tribunais que mais julgam processos relacionados a determinada área do Direito, quais são as decisões mais comuns em processos trabalhistas ou ainda qual é a média de duração de um processo judicial em determinada região do país.

Para responder a essas perguntas é necessário definir quais são os dados da justiça que você vai utilizar na análise. É possível coletar dados de diversos órgãos e fontes, como Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, entre outros.

3. Obtenha as respostas e interprete-as

O terceiro passo para realizar uma análise de dados eficiente é obter as respostas para as perguntas definidas anteriormente e saber interpretá-las. O software vai devolver para você dados de modo bem visual, geralmente apresentados em forma de gráficos, tabelas e outras visualizações para facilitar a compreensão e interpretação dos resultados.

Agora, com os dados da justiça à vista, é possível analisar e utilizar os resultados para a tomada de decisões estratégicas, avaliação de riscos e oportunidades, entre outros objetivos.

Em resumo, a análise de dados utilizando jurimetria pode ser uma ferramenta valiosa para a tomada de decisões mais embasadas e estratégicas na área jurídica.  Ela serve tanto para auxiliar escritórios de advocacia como departamentos jurídicos de empresas, advogados autônomos ou até mesmo a própria Justiça brasileira.

Conheça o Kurier Analytics, nosso software de jurimetria

Para ajudar você a analisar dados da Justiça Brasileira e interpretar cenários é que criamos o Kurier Analytics.  Nosso software de Jurimetria é uma solução única que compila dados qualitativos e quantitativos dos processos através da Base de Dados própria da Kurier. Ela é a mais completa e estruturada do país, com mais de 12 anos de histórico do judiciário. Atualmente, possui mais de 315 milhões de processos das esferas Estadual, Federal e Trabalhista e continua aumentando.

Tenha a Justiça Brasileira na palma da mão e um mundo de possibilidades com o cruzamento de mais de 2000 variáveis que só o Kurier Analytics permite! Fale com um de nossos especialistas e comece já a revolução na sua atuação jurídica! 

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial