8 formas de cuidar da saúde mental na advocacia

Imagem de grupo de advogados para ilustrar como cuidar da saúde mental no cotidiano da advocacia

O dia a dia no mundo da advocacia é cercado de diversas atividades: criação de peças jurídicas, leitura de processos, visitas a clientes, organização de documentos, audiências e outras que muitas vezes afetam a saúde mental do profissional do direito.

Se você faz parte da comunidade jurídica já deve ter ouvido falar sobre vários distúrbios recorrentes em muitos profissionais: depressão, ansiedade desgaste, exaustão, bem-estar pessoal geral entre outros problemas que já fazem parte da ‘cultura jurídica’.

Mas esse não é o cenário para o pleno desenvolvimento de um profissional do direito. Algumas mudanças podem melhorar a qualidade de vida dos advogados e, consequentemente, influenciar seus resultados.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar no bem estar mental e emocional de advogados e advogadas. Confira!

Por que é importante que o advogado cuide da saúde mental?

Sabemos que a advocacia é uma profissão complexa e muito exigente. O alto volume de trabalho com prazos apertados, situações que envolvem desgaste emocional e pressão, etc., são alguns desses fatores.

E é justamente por isso que suas atividades podem impactar negativamente na saúde mental dos advogados. Assim, é fundamental que eles se cuidem, para evitar desenvolver problemas como ansiedade, depressão ou até burnout, se a carga de trabalho for muito intensa.

8 práticas para cuidar da saúde mental

1. Comece meditando, pense profundamente e acalme sua mente

A meditação pode ajudar a ter mais fluidez de pensamento e reconectar sua mente ao corpo. Tudo vai depender da prática: nos primeiros exercícios uma média de 15 minutos de exercícios e, ao longo do tempo, ir evoluindo para 30 minutos ou mais. Manter a recorrência dessas atividades é de suma importância para tornar o processo de meditação eficiente. Alguns aplicativos são bem funcionais pois criam rotinas e exercícios temáticos, que se adaptam ao seu dia a dia.

2. Visualização Mental mantém o foco no que interessa

Você pode usar técnicas de visualização para ajudar a manter o foco em seus objetivos. Esse exercício deve ser feito em lugar tranquilo. Inicie visualizando uma atividade, identifique quais resultados são possíveis e aplique na prática. Você pode criar seus próprios scripts de visualização ou encontrar scripts gratuitos e tutoriais no YouTube.

3. Seja positivo: rodeie-se de coisas que tornem sua rotina mais leve

Anote ditados positivos para neutralizar pensamentos negativos. Por exemplo, se você está constantemente dizendo: “Estou tão estressado, não tenho tempo para fazer nada”, tente dizer a si mesmo diariamente: “Tenho todo o tempo que preciso para ter sucesso”. Repita essa ação nos momentos de maior intensidade e picos de estresse. 

4. Pratique Mindfulness e seja mais consciente das suas atividade e do seu corpo

Mindfulness é a prática de se concentrar completamente no presente, naquilo que você está fazendo no momento atual. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do  “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Muitas das técnicas que já apresentamos para saúde mental incorporam atenção plena. Com uma rápida pesquisa no Google, você encontrará exercícios de caminhada, comer e dirigir de forma consciente. Também, como organizar seu espaço de trabalho. A perspectiva do que rodeia você e seu espaço te dará mais foco para realizar atividades que demandam alto grau de análise.

5. Procure um profissional para te ajudar

Existe uma tonelada de informações gratuitas e úteis por aí, como este artigo, sobre como melhorar o bem-estar mental e emocional. No entanto, nada supera trabalhar com um profissional para avaliar suas necessidades específicas e criar estratégias personalizadas para atendê-las. Isso se torna da maior importância se você trabalha em uma área particularmente emocional da lei (tribunal de família, imigração, falência, direito penal, etc.) e absorve muitos traumas secundários.

6. Você conhece a Técnica de Liberdade Emocional (EFT)?

É uma combinação de batidas na cabeça, rosto e peito, enquanto se concentra em determinados lugares em que você está preso (como deixar de lado uma discussão que você teve ou liberar o estresse). Existem alguns roteiros de atividades e tutoriais no Youtube com diferentes tipos de exercícios e momentos de fazê-los.

7. Não seja tão duro com você mesmo. Pratique a autogentileza

Você escolheu uma profissão difícil e de muitas responsabilidades que, muitas vezes, faz com que sinta que precisa ter entregas perfeitas e sem possibilidade de erro. Embora sua busca pelos melhores resultados seja legítima, eventualmente você irá errar. Um ambiente onde as lições aprendidas e a consciência das suas limitações pautam suas atividades, é o cenário mais saudável para sua saúde mental. 

8. Está muito ruim? Respire fundo e experimente os 3Rs

Quando se sentir à beira do colapso, tente estas três etapas rápidas e fáceis para “voltar aos trilhos”: 1) reconheça que você está enfrentando estresse em seu corpo. 3) Relaxe participando de uma das técnicas mencionadas anteriormente (ou de alguma outra coisa que lhe agrade, como ioga, escutar música, passear com o cachorro etc.). 4) Redirecione os pensamentos negativos que você estava tendo gerando soluções propositivas para eles.

As técnicas para tornar seu ambiente de trabalho mais leve e propositivo são infinitas, mas nada disso é possível se você não estiver pronto para uma mudança no dia a dia. O fluxo de trabalho dos advogados demanda uma quantidade considerável de análises e tomadas de decisão, logo, manter a saúde mental para desenvolver essas atividades é primordial para tornar as entregas cada vez mais eficientes.

Quer saber outros assuntos sobre carreira, gestão, tecnologias jurídicas e outros temas transformadores? Continue acompanhando o nosso Blog Kurier!

Compartilhar:

Mais artigos

Imagem de notebook aberto ilustrando os números no direito

Jurimetria: os números no Direito

Neste post, falaremos sobre os números no direito para você entender como eles podem ser úteis para o seu escritório ou departamento jurídico.

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial