5 etapas para realizar um planejamento estratégico jurídico bem-sucedido em 2024

homem e mulher diante de um quadro fazendo um planejamento estratégico jurídico

O novo ano começou, mas nem sempre é possível planejá-lo com antecedência para que os objetivos que desejamos sejam alcançados. Ainda assim, é melhor planejar um pouco fora do prazo do que não fazer! Por isso, trouxemos para você este artigo sobre planejamento estratégico jurídico.

Com ele, você consegue se organizar para subir novos degraus e impulsionar seu negócio, colocando tudo na ‘ponta do lápis’ e desenhando o melhor caminho a ser seguido. Então, realizar o seu planejamento é um processo fundamental para te guiar até a conquista dos seus objetivos.

Ele deve ser programado com atenção e é composto pela estruturação de metas. O método SMART pode te auxiliar nessa construção. Seguindo esse método seus objetivos e metas precisam ser específicos (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e com um prazo definido (T).   

Aqui propomos 5 etapas que, certamente, vão te ajudar a esboçar um plano de sucesso. Confira! 

1. Analise os resultados anteriores do seu planejamento estratégico jurídico e aprenda com eles

Assim como fazemos uma revisão das metas pessoais, devemos fazer o mesmo com os objetivos para crescimento de um negócio. Chegou a hora de rever o planejamento estratégico jurídico de 2023 e verificar se atingiu os objetivos traçados para o período. Essa parte é essencial para que você possa entender o seu desempenho e olhar para o ano seguinte. Assim, é possível planejar novos objetivos, buscando superar os resultados e evoluir. 

Caso você não tenha feito esse processo anteriormente, não tem problema. Comece pensando no que gostaria de ter conquistado para o seu negócio no ano anterior. Avalie se conseguiu e, se não tiver dado certo, aproveite para colocar como metas de 2024.  

2. Verifique o que deu certo e repita a ação

Planejou aumentar o lucro do negócio em 10% e conseguiu? Quis reduzir o valor gasto com provisionamento e teve êxito? Parabéns, você está no caminho certo. Isso significa que as estratégias traçadas para alcançar as metas surtiram efeito.  

Por outro lado, também é bastante válido testar novas ideias que possam ajudar nessa escalada, pois elas podem potencializar seus resultados. O segredo aqui é aproveitar o que já vem mostrando eficácia para, a partir desses dados, estudar e empregar novas táticas a fim de maximizar o seu planejamento estratégico jurídico. Em outras palavras: em time que está ganhando, também se mexe!

Portanto, se seu objetivo para 2024 for elevar essas mesmas metas e ampliar ainda mais o seu horizonte de ganhos, as ações que estão sendo realizadas devem ser mantidas, assim como novas propostas devem ser testadas.

3. Entenda o que deu errado e corrija 

Errar também faz parte do processo e contribui para o crescimento. Se você implementou estratégias que não funcionaram, elas servirão para te mostrar qual caminho não seguir. Dessa forma, você fortalece o seu aprendizado para o plano deste ano e dos próximos.  

Os erros, quando compreendidos, abrem espaço para novas ideias. Como dizia Thomas Edison: “eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam”.  

4. Utilize a tecnologia para acelerar suas conquistas  

A tecnologia é forte aliada na hora de alcançar objetivos e disso todo mundo já sabe. Sendo assim, é importante que você esteja utilizando as ferramentas corretas. Existem aquelas que ajudam na organização de tarefas, no gerenciamento do tempo, na comunicação com a equipe e etc. No entanto, os negócios jurídicos precisam de ferramentas mais específicas para se desenvolver, como uma Plataforma de Jurimetria e um Sistema de Gestão. Eles podem acelerar sua escalada ao sucesso pois são diferenciais competitivos no mercado jurídico. 

Com uma ferramenta de Jurimetria, você tem acesso a dados históricos de processos da Justiça Brasileira. Ou seja, fazendo o cruzamento dessas informações, é possível criar e analisar cenários, identificar tendências e tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio. Assim, você consegue aprimorar seus argumentos para atrair novos clientes e encantar ainda mais os que já tem.  

Já um sistema de gestão ideal, permite um melhor gerenciamento dos processos, além de outras funcionalidades que contribuem para aumentar a produtividade do seu time jurídico. Portanto, poder contar com um sistema completo possibilita uma gestão de escritório de advocacia diferenciada, o que é fundamental para conquistar suas metas. 

Dessa maneira, quanto mais funcionalidades você dispuser em um programa, mais prática, rápida e eficiente será sua gestão. Concentrar todas as informações dos processos em um único local, monitorar automaticamente novas ações e gerar relatórios personalizados vai otimizar seus objetivos e reduzir os custos do negócio. Seu planejamento estratégico jurídico agradece!  

5. Defina metas possíveis de realizar no próximo planejamento estratégico 

Agora que você avaliou o período anterior, analisou acertos, erros e recursos utilizados para atingir os objetivos, chegou a hora de definir os novos propósitos. Não é somente escolher as metas e ir atrás de conquistá-las. É preciso ser realista e estipular objetivos que possam ser realizados. Então, mire em alvos factíveis, com base no que você já conseguiu alcançar anteriormente.   

Após definir as metas, com base no modelo SMART, é hora de agir para alcançá-las. Ao final deste ano repita esses passos para avaliar os resultados e execute o próximo planejamento estratégico jurídico. Pronto para começar?

Quer saber qual a tecnologia mais adequada para a rotina de trabalho do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico? Entre em contato conosco agora mesmo que um dos nossos consultores irá orientá-lo! 

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial