Descubra como se manter informado sobre o mercado jurídico

O mundo jurídico está em constante mudança, uma vez que leis, entendimentos, súmulas e jurisprudências se modificam e trazem novidades a todo o momento. Em razão disso, o operador do Direito precisa se manter sempre atualizado. A questão é: como?

Com a internet e o maior acesso a informações, isso pode parecer simples, mas a verdade é que o aumento de opções também gera dúvidas. Então, para lhe ajudar com isso, veremos neste post algumas dicas sobre como um advogado pode se manter informado sobre o mercado jurídico!

Busque em sites e redes de notícias da área

De fato, a internet é mesmo uma ferramenta valiosa, disponibilizando os mais diversos tipos de conteúdos informativos. Então, saiba utilizá-la como sua aliada na busca de informações.

Os melhores sites para você se manter informado sobre o mercado jurídico são aqueles especializados na área, pois costumam ser confiáveis e reunir todos os conteúdos mais relevantes no mesmo local. Vejamos algumas indicações:

Órgãos do Judiciário

Alguns Tribunais costumam fornecer em suas páginas informações sobre os julgamentos. Esse é o caso do Supremo Tribunal Federal (STF), que disponibiliza toda semana um informativo com os principais casos em que a repercussão geral foi reconhecida, além de divulgar a agenda diária de seus ministros.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) conta uma ferramenta semelhante, trazendo diversas notícias e julgados relevantes por meio do Tribunal da Cidadania.

Existe um recurso, inclusive, tanto no site do STF quanto no site do STJ, que permite o envio desses boletins diretamente aos seus assinantes, com um compilado dos principais julgados. Para isso, é só cadastrar o seu e-mail na plataforma.

Tais informativos são interessantes para que o advogado saiba a posição de cada Tribunal acerca de diversos temas, bem como sobre as demandas ajuizadas. No nível estadual, os Tribunais de Justiça também costumam contar com um serviço parecido — basta verificar se a ferramenta está disponível no TJ do seu Estado.

Ainda há o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que faz o uso das redes sociais, como o Facebook, para abordar temas jurídicos com linguagem acessível e de fácil compreensão.

Sites especializados

Além destes sites do Judiciário, é possível encontrar outros locais que contam com informações relevantes para advogados. É o caso, por exemplo, do Migalhas, que apresenta vídeos, notícias e reportagens do mundo jurídico; e do Jus Brasil, que conta com um vasto acervo de jurisprudências e outros assuntos jurídicos.

O YouTube também conta com bons conteúdos em formato de vídeo, gravados por alguns juristas e professores de Direito. O Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, mantém um canal na plataforma que transmite a TV Justiça ao vivo, além de disponibilizar gravações de audiências públicas e aulas sobre diversos temas.

Por fim, é interessante que o advogado se mantenha informado sobre as mais diversas áreas, uma vez o Direito é muito amplo. Para isso, acompanhe diariamente os jornais eletrônicos locais e nacionais, como o G1 e UOL.

Não se esqueça de assinar newsletters desses portais, para receber diretamente em sua caixa de mensagens as publicações e atualizações da área.

Certifique-se da veracidade das informações

Apesar de a internet ser um local que conta muita com informação rápida e de qualidade, como dissemos, também é possível encontrar muitas informações equivocadas na rede.

Ainda mais atualmente, que ocorre um surto de fake news na web — a divulgação deliberada, por portais e páginas fraudulentos, de boatos e informações falsas com o objetivo de manipular as pessoas e criar sensacionalismo, visando chamar a atenção para obter curtidas e, consequentemente, lucro.

Essas diversas informações podem atingir todas as esferas, uma vez que surgem boatos sobre política, pessoas, empresas e muitas outras áreas. Portanto, o advogado tem como dever observar a veracidade das informações que encontrar sobre a sua área.

Nesse sentido, o ideal é buscar sempre fontes confiáveis, e confirmar os dados e notícias em mais de um meio, sobre todos os assuntos. Além disso, é importante observar o que é compartilhado nas redes sociais, para evitar a propagação de notícias falsas e enviesadas.

Participe de cursos e eventos

A participação em diversos tipos de eventos — como congressos, workshops, cursos e palestras — também proporciona ao advogado a possibilidade de se manter informado sobre o mercado jurídico. Então, busque a modalidade que mais lhe agrada e aprimore os seus conhecimentos.

Inclusive, as possibilidades são inúmeras, pois hoje é possível realizar especializações tanto a distância quanto presencialmente. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, ministra cursos e palestras gratuitos por todo o país sobre os mais diversos assuntos jurídicos, sendo viável até a emissão de certificados. No site da instituição é possível verificar a agenda anual desses eventos.

Converse com outros profissionais da área

Por fim, outra dica importante é, simplesmente, encontrar-se com outros advogados. Manter contato com pessoas da sua área permite uma troca mútua de conhecimentos — e não há ninguém melhor do que os seus próprios colegas de profissão, pessoas que já estão habituadas a rotina jurídica, para auxiliá-lo nessa constante busca por atualização, certo?

Hoje, é possível realizar essa interação até por meio das redes sociais profissionais. A principal delas é o LinkedIn, uma plataforma que permite a conexão com outros profissionais e o mantém informado sobre o que circula pelo mercado de trabalho. Sem dúvida, vale a pena conferir.

Enfim, viu como existem diversas possibilidades para o profissional que deseja se manter informado sobre o mercado jurídico? Basta dedicar uma parte da sua rotina (de 30 a 60 minutos diários já é suficiente) para consumir as notícias e estudar sobre as áreas em que você deseja se aperfeiçoar.

Ao fazer disso um hábito, o seu lado profissional sempre estará atualizado, o que o tornará um advogado ainda melhor! Então, siga as nossas dicas e utilize as informações disponíveis para se tornar um profissional moderno, preparado para enfrentar os desafios da carreira.

Gostou do nosso artigo? Agora, se quer receber mais dicas como estas, aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos próximos conteúdos! Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn.

Compartilhar:

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Mais artigos

Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial