Metodologias ágeis na advocacia: acelerando a rotina jurídica

Desenho com 4 pessoas montando uma tabela de metodologias ágeis na advocacia

As metodologias ágeis podem ser usadas pelos advogados como estratégia para aumentar a eficiência e acelerar as entregas para um determinado projeto. Dessa forma, adotar esse modelo traz uma participação efetiva da equipe jurídica e contribui para otimizar os resultados. Em meio a tantas tarefas, burocracias e prazos, os advogados que percebem as transformações do mercado sentem a necessidade urgente de mudança em relação à prestação dos serviços jurídicos. 

Os modelos de gestão evoluíram, atendendo as demandas por respostas rápidas, maior previsibilidade de custo e agilidade na resolução dos processos. Mas como se adaptar às novas exigências do mercado, mantendo velhos costumes e entraves burocráticos tão tradicionais do mundo jurídico?

Continue a leitura para entender o que são metodologias ágeis e como é possível aplicá-las na rotina jurídica para auxiliar os advogados na realização de suas atividades. 

O que são metodologias ágeis?

Metodologia Ágil é um termo utilizado para identificar modelos de trabalho que revolucionaram as empresas de tecnologia da informação e vem ganhando destaque no mundo jurídico. O trabalho muitas vezes burocrático e sobrecarregado do advogado passa a contar com diferentes instrumentos que otimizam seu tempo e reduzem os esforços, além de garantir maior organização.

Tipos de metodologias ágeis mais utilizados na advocacia

As metodologias ágeis funcionam como guia para as ações das empresas, de todos os segmentos e tamanhos, em busca de melhores resultados e aumento na produtividade. Ou seja, elas são essenciais para promover uma maior rapidez, eficiência e flexibilidade, simplificando as atividades, transformando-as num contexto mais dinâmico. Conheça a seguir quais são os principais tipos de métodos ágeis para aplicar no seu dia a dia.

Scrum

O Scrum, por exemplo, é uma dessas modalidades. Ele parte da lógica do jogo de rugby, onde uma equipe tem que trabalhar unida e de forma estruturada para entregar um projeto. Para aplicar essa metodologia é necessário se valer dos principais conceitos. São eles o Scrum master, ou seja, o maestro que seria representado pela figura do gerente jurídico, capaz de fazer a união e coesão das atividades para que o projeto seja finalizado. O Product owner, ou ‘dono da demanda’, quem faz a gestão das atividades e acompanha o progresso. Por fim, o Developement team, toda a equipe que vai trabalhar para desenvolver o projeto, representada pelos advogados e coordenadores envolvidos.

É importante lembrar que na metodologia Scrum não existe a necessidade de hierarquia. Aqui o pilar fundamental é a união, que requer integração para executar o projeto. A metodologia se propõe a dar mais celeridade, auxiliando o mundo jurídico a destravar o ambiente tão complexo e burocrático.

Kanban 

Já o Kanban é um método de gestão à vista no qual é possível identificar e listar as atividades que serão feitas por ordem de prioridade. Assim, consegue-se ter visibilidade do andamento de todas as ações desenvolvidas. Este modelo permite ao gestor e a toda a equipe o acompanhamento e a colaboração para a conclusão da atividade. 

Ser ágil e aplicar a agilidade nas atividades rotineiras de escritórios ou departamentos jurídicos traz ganhos na qualidade e produtividade, com entregas em menor espaço de tempo, com flexibilidade e colaboração.

Dessa forma, também ajuda dispor de ferramentas de tecnologia como aliadas nessa transformação de mentalidade, como um sistema ERP, que automatiza e personaliza o fluxo de atividades. Ele permite executar as demandas em menor tempo, otimizando esforços do time e diminuindo as chances de erros.

Benefícios das metodologias ágeis na advocacia

Como implantar metodologia ágil na advocacia

Para departamentos jurídicos ou escritórios que pretendem implementar os conceitos ágeis é preciso iniciar promovendo encontros para esclarecimento do modelo escolhido. O passo seguinte é realizar treinamentos com todo o time jurídico e reuniões constantes para apresentar e/ou adaptar o novo fluxo de trabalho quando necessário. 

Assim como a metodologia ágil proporciona mais celeridade às atividades e produtividade aos times jurídicos, as ferramentas de tecnologia são aliadas nessa mudança, trazendo centralização e controle para todas as etapas. Se valer dessas estratégias vai garantir economia de tempo e, principalmente, melhoria na performance da sua equipe jurídica. 

E aí, gostou do post? Agora que você já conhece as metodologias ágeis mais aplicadas no mercado jurídico, que tal escolher uma solução Kurier para alavancar o seu negócio? Faça um diagnóstico e entenda suas necessidades. Agende uma reunião com nosso especialista.

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial