Gestão do departamento jurídico: como o workflow pode transformar a sua rotina

A produtividade passou a ser um fator preocupante no dia a dia do advogado. Ter um fluxo de trabalho organizado é mais que essencial, já que o profissional lida com uma série de procedimentos em sua rotina. Com um mercado cada vez mais competitivo, a gestão do departamento jurídico se tornou mais automatizada, permitindo ganho em tempo, eficiência, segurança e resultados.   

Por meio de sistemas que possuem workflows o trabalho do advogado é otimizado, garantindo assim aumento da produtividade, diminuição de despesas e controle da gestão de processos. 

Mas afinal, o que é um workflow?

Do inglês, se dividirmos as palavras “work” e “flow”, teremos na tradução livre “fluxo de trabalho”. Ou seja, nada mais é do que um processo ligado à automatização que tem a finalidade de reunir todas as informações e etapas referentes à execução do trabalho. 

Com o workflow, é possível ter uma visão global das pessoas que atuam em um mesmo departamento, executando tarefas individuais ou em equipe e disponibilizando informações importantes para minimizar riscos e tomadas de decisões efetivas. 

Benefícios do workflow na rotina do departamento

Mais do que organizar as etapas, o workflow é capaz de descomplicar a vida do advogado, já que concentra em um só lugar as trocas de informações, tarefas individuais e/ou compartilhadas pela equipe. Confira:

1- Automatização do fluxo de trabalho da equipe e dos prazos

Controlar o fluxo de trabalho é essencial, já que permite que todas as atividades sejam acompanhadas, além de garantir que os prazos sejam cumpridos.

2- Mais produtividade e segurança

Fazer mais em menos tempo sem afetar a qualidade dos resultados já é uma realidade na rotina dos departamentos jurídicos que contam com um sistema que oferece um workflow bem estruturado.

3- Menos tempo gasto com tarefas repetitivas

Os serviços jurídicos envolvem uma infinidade de procedimentos. Porém, pequenas atividades como envio de e-mails, controle de intimações, entre outras, toma muito tempo do advogado. Tempo que poderia ser usado para focar em desenvolver teses ou análises eficazes para ganhos de causas.

4- Melhor aproveitamento no controle de processos

Os departamentos jurídicos têm prioridades como a gestão da informação e o controle na execução dos processos. Com o workflow, o trabalho se torna mais otimizado e eficiente, permitindo melhor obtenção de indicadores jurídicos.

5- Menos despesas

Com o workflow, é possível identificar os gargalos em todo o processo, o que permite o investimento correto para maximizar a qualidade das atividades desenvolvidas, com economia de recursos.  

6- Gestão do escritório terceirizado ou correspondente

Em vez de perder informações nas infinitas trocas de e-mails, por exemplo, é possível concentrar toda a base de conhecimento do processo em uma única plataforma, com informações dinâmicas e atualizadas em tempo real. 

Dados relevantes e estratégicos para tomada de decisões

Você já percebeu a importância de um workflow para organizar seu departamento jurídico. Agora, imagine que além de um fluxo automatizado, você possa monitorar, cadastrar e obter informações de todo o ciclo de vida de um processo judicial, desde sua distribuição até o encerramento. Com o Kurier Meridio você vai além, enriquecendo os dados por meio da aplicação de Inteligência Artificial, lendo as iniciais dos processos, classificando e indicando análises preditivas dos seus possíveis desfechos.

Como vimos até aqui, o workflow é mais que necessário para ter controle efetivo da gestão do departamento jurídico, com mais autonomia e eficiência. É a tecnologia andando de mãos dadas com a organização do seu dia a dia. 

Decisões orientadas a dados, insights estratégicos e controle de gestão são ganhos substanciais para um departamento através do Kurier Meridio. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar

Compartilhar:

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Mais artigos

Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial