Os impactos da tecnologia na área jurídica

Imagem de braço robótico empurrando dominó representando os impactos da tecnologia na área jurídica

Os avanços tecnológicos estão transformando todos os setores da economia, no Brasil e no mundo. Essas novas ferramentas vieram para ficar, facilitando — e muito! — o dia a dia de empresas e escritórios. Os advogados já percebem os impactos da tecnologia na área jurídica não somente na sua rotina, mas também na dos Tribunais.

Muitos já informatizaram seu trabalho e hoje contam com o uso de sistema de gestão, bancos de dados de processos e outras ferramentas para otimizar suas tarefas cotidianas. Isso proporciona economia de tempo e redução de custos, além de outras vantagens.

Nesse sentido, esses recursos tecnológicos tornam os afazeres do advogado muito mais ágeis e dinâmicos. Assim, ele ganha mais tempo para se dedicar a atividades intelectuais que exigem mais raciocínio e pesquisa, como a elaboração de petições iniciais.

Por isso, vamos falar neste artigo sobre a modernização do Judiciário e as tecnologias mais utilizadas nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Acompanhe!

Consulta e ajuizamento de ações sem sair do escritório

Uma das inovações tecnológicas que mais revolucionaram a rotina dos advogados e de todos os setores do Judiciário foi o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Em 2011, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolveu o sistema. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o departamento de informática dos Tribunais ajudaram no processo.

Por meio dele, os atos processuais podem ser praticados e todas as pessoas interessadas podem acompanhar o andamento destes processos facilmente. Desse modo, o acompanhamento pode ser realizado na Justiça Federal, na Justiça Estadual, na Justiça Militar dos Estados ou na Justiça do Trabalho.

Desde fevereiro de 2014, todas as demandas ajuizadas passaram a ser acompanhadas exclusivamente pelo processo judicial eletrônico. Já os processos em andamento começaram a ser migrados para o sistema também na mesma época.

Para acessar o sistema do PJe, os advogados interessados devem tirar uma certificação digital, disponibilizada pela própria OAB em que estão registrados. Além deles, poderão também se certificar digitalmente os magistrados, os servidores do Judiciário ou as partes atuantes em novos processos.

O objetivo do CNJ foi facilitar os trâmites dos processos nos Tribunais e gerar economia de tempo e de custos para os órgãos envolvidos no Judiciário. E isso vem surtindo efeito. Desde então, os atos processuais são mais rápidos e dinâmicos, possibilitando aos servidores se dedicar exclusivamente a outros serviços nos órgãos em que trabalham.

Auxílio na gestão dos processos

A maioria dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos já usa ferramentas que têm como função automatizar informações relativas aos processos. Assim, elas auxiliam os advogados na gestão das ações judiciais, dando agilidade ao negócio.

Além disso, há também soluções capazes de organizar e disponibilizar o andamento dos processos ajuizados, capturando informações dos sites dos Tribunais e outras facilidades.

Por fim, vale lembrar também que algumas dessas tecnologias podem ter seu formato facilmente adaptado. Dessa forma, elas se adequam melhor às necessidades dos advogados e podem sempre se renovar e se atualizar, de acordo com as novas demandas.

Acompanhamento de ações judiciais

Mais um dos impactos da tecnologia na área jurídica é o acompanhamento eletrônico de publicações, que possui integração com o sistema dos sites dos Tribunais. Dessa maneira, ele consegue capturar as informações desejadas.

A tecnologia monitora todas as publicações dos Diários Oficiais e atos processuais de interesse dos advogados e os informa por meio de e-mails enviados periodicamente, em formatos como Word e Excel. Assim, o advogado economiza tempo, já que não precisa entrar nos sites frequentemente para verificar movimentação nos processos.

Maior controle de prazos

A tecnologia jurídica não auxilia apenas no acompanhamento dos processos, mas funciona também para controlar melhor os prazos que o advogado deve cumprir. Com alertas, lembretes e notificações sobre o que está acontecendo nas ações em tramitação, o advogado fica ciente quando receber uma citação ou intimação, prazos pendentes de cumprimento, tempo que resta para cumpri-los etc.

Dessa maneira, poderá ter um maior controle de prazos nos processos em que está atuando e, consequentemente, organizará melhor as suas atividades diárias. E, mais importante, não correrá o risco de perder algum prazo e prejudicar seus clientes, levando-os à revelia.

Reuniões e acordos realizados a distância

A tecnologia também pode ser uma grande aliada na realização de reuniões, assembleias e fechamento de acordos entre advogados e clientes. Devido à rotina, nem sempre todos estarão no local necessário, então é essencial que sejam utilizadas alternativas para conectar os participantes de uma reunião.

Por isso, a adoção da videoconferência é interessante. Ela otimiza o trabalho dos advogados e economiza gastos com transporte, hospedagem, alimentação, além da reserva de espaços para reuniões.

O melhor é que a instalação desse recurso tecnológico é muito simples e demanda baixo investimento. Basta disponibilizar aos advogados e aos clientes uma sala, um computador com acesso à internet de qualidade, microfone e webcam para que a videoconferência aconteça.

Maiores impactos da tecnologia na área jurídica

Anteriormente, falamos sobre como a tecnologia pode impactar o trabalho do advogado, dentro do escritório e em departamentos jurídicos. Agora, vamos abordar as maiores vantagens no uso destas inovações. São elas: a economia e a otimização do tempo desses profissionais e o aumento da produtividade nos escritórios e departamentos jurídicos.

Economia e otimização do tempo

À medida em que a demanda de trabalho cresce, os advogados devem começar a se preocupar com questões que não dizem respeito propriamente ao mundo jurídico. Ou seja, atividades mais operacionais ligadas diretamente ao Direito ou não, como o armazenamento de documentos, o agendamento de reuniões e a consulta de andamentos processuais.

Para realizar todas essas atividades, o profissional gasta um tempo precioso, que poderia estar usando para pesquisar jurisprudência e dados mais estratégicos, que ajudem a analisar os casos de seus clientes e elaborar peças processuais.

Com o uso de novas tecnologias, ele pode economizar este tempo e organizar melhor a sua rotina profissional, a fim de se dedicar às atividades intelectuais próprias do seu trabalho. Com a tecnologia jurídica, as funções mais operacionais acontecem automaticamente e isso representa uma grande economia de trabalho para o advogado.

Aumento da produtividade

Já falamos acima a respeito da economia de tempo que as novas tecnologias proporcionam aos advogados. Consequência direta desta otimização do tempo é o aumento da produtividade nos escritórios e setores jurídicos.

A consulta rápida e descomplicada a dados, informações e documentos e o acesso automatizado às publicações e aos andamentos processuais permitem que o advogado se dedique com mais afinco e disposição à sua atividade primordial, que é o ajuizamento e acompanhamento de demandas judiciais.

No entanto, cabe ressaltar que não basta apenas o investimento em novas tecnologias. É necessário também aplicar recursos no treinamento de seus colaboradores, para que se adequem às novidades implantadas e possam utilizá-las adequadamente.

Depois de ler este artigo, você já sabe muito sobre os impactos da tecnologia na área jurídica como ela é uma grande aliada de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Que tal agora entrar em contato conosco e conhecer nossas soluções para o setor? Fale com um dos nossos especialistas!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial