Produtividade em um escritório de advocacia – Veja 6 formas de melhorar

Homem branco em foco conversando com mulher desfocada sobre formas de aumentar a produtividade em um escritório de advocacia

Quando pensamos nos advogados que se formaram na década de 1980 e início da década de 1990 é que percebemos o quanto o exercício da profissão e a questão da produtividade em um escritório de advocacia mudaram ao longo das últimas décadas.

O avanço da tecnologia tem transformado constantemente a relação que os advogados têm com o seu trabalho, gerando um novo patamar de excelência, inimaginável no passado! Como consequência, o assunto tem intitulado artigos na internet e marcado presença na capa de publicações especializadas.

Por isso, decidimos dedicar um artigo para te mostrar como aumentar a produtividade em um escritório de advocacia. Confira a seguir!

O que é produtividade em um escritório de advocacia

Produtividade em um escritório de advocacia nada mais é do que a relação entre a produção e os fatores de produção. Em outras palavras, aumentar a produção significa fazer mais com menos. O problema é que grande parte dos gestores de escritórios de advocacia estão sempre focados em apagar incêndios.  Eles sequer conseguem refletir acerca das questões estruturais da organização, que é o verdadeiro problema.

Com isso em mente, separamos seis boas práticas que têm o potencial de alavancar a produtividade do seue escritório de advocacia, permitindo que a organização trabalhe com um número maior de causas e com uma equipe ainda mais enxuta.

1. Invista no relacionamento com o cliente

Manter o contato com o cliente é uma tarefa importantíssima, porém, nada fácil. Podemos dividir o relacionamento existente entre advogado e cliente em três etapas distintas: antes, durante e depois da tramitação de um processo judicial.

Antes da instauração do processo

Lamentavelmente, nove entre dez advogados saem da faculdade absolutamente despreparados para realizar o primeiro atendimento, fazendo uma ponte entre o escritório e o cliente em potencial. Como resultado, é claro, acabam despachando seus clientes diretamente para a concorrência.

Por isso, é muito importante escolher os advogados certos para fazerem o atendimento ao cliente. É necessário que o profissional tenha o perfil desejado para a função e que receba treinamento específico para o cargo que vai ocupar.

Durante a tramitação do processo

Muitos advogados se esquecem de que não adianta ser diligente com o patrocínio da causa se isso não for demonstrado para o cliente. A solução para o caso é simples: enviar um relatório semanal ou mensal para todos os clientes contendo informações relevantes sobre o processo, como o andamento processual atualizado, detalhando eventuais atos que tenham sido praticados pelo juiz ou pela parte adversa.

É claro que nenhum escritório é capaz de disponibilizar colaboradores para essa tarefa sem que o rendimento despenque ainda mais. Assim, a grande dica aqui é usar e abusar da tecnologia como uma forma de substituir o trabalho repetitivo, mecânico e desnecessário e aumentar a produtividade do seu escritório de advocacia.

Após o trânsito em julgado da sentença

Não poderíamos deixar de mencionar que o fim da relação entre cliente e advogado não se dá com o pagamento dos honorários. Alias, é justamente isso que separa os grandes escritórios dos medíocres: a assistência pós-processo. Colher o feedback do cliente é fundamental para que possamos melhorar o serviço prestado.

2. Invista no relacionamento entre funcionários e colaboradores

Quando estamos nos relacionando com os advogados que decidiram trabalhar no escritório, o mais importante é assegurar que todo o trabalho esteja sendo realizado em prol de um único objetivo: o crescimento do escritório.

Queremos dizer, com isso, que não há espaço para advogados egocêntricos que se recusam a trabalhar em causas pequenas ou que se interessam apenas em trabalhar com um tipo específico de causas.

3. Use a tecnologia a seu favor

Para entendermos o quanto um escritório de advocacia pode ter a sua produtividade sacrificada, basta propormos a seguinte reflexão: quanto tempo os advogados da sua banca passam procurando publicações, lendo diário oficial, buscando andamento processual ou alimentando o sistema?

Se a resposta que você deu foi diferente de zero, então o seu escritório pode estar com a produtividade comprometida e, nesse caso, certamente não terá condições de competir em pé de igualdade com concorrentes mais aparelhados.

4. Procure eliminar possíveis distrações

Em geral, o brasileiro tem uma relação bastante intensa com as redes sociais, inclusive durante o horário de trabalho. Embora, em si, elas não sejam vilãs, é preciso monitorar a utilização desse tipo de ferramenta. O ideal é que funcionários, estagiários e colaboradores utilizem as redes sociais durante o expediente apenas para tratar de assuntos profissionais ligados ao escritório.

5. Mantenha controle sobre o tempo

É claro que se não dedicarmos uma quantidade apropriada de tempo para cada atividade, jamais sairemos do lugar. Por isso, a dica aqui é andar com o relógio no pulso e marcar quanto tempo, em média, um advogado demora para concluir cada uma das tarefas sob sua responsabilidade. Isso permite um planejamento maior e melhor e evita a perda de prazos.

6. Adote um software jurídico

É bem verdade que esta temática poderia fazer parte do tópico “use a tecnologia a seu favor”. Entretanto, devido a sua imensa importância, optamos por criar um tópico exclusivo para o software jurídico, um item de primeira necessidade dentro de qualquer escritório de advocacia.

Muitos advogados ainda resistem à ideia de que um software jurídico pode ser capaz até mesmo de duplicar a produtividade de seu escritório. Além disso, ele é um excelente organizador de informações e oferece uma infinidade de ferramentas e vantagens para o escritório.

Ele possibilita que os advogados dediquem seu precioso tempo apenas às atividades realmente jurídicas e não meramente administrativas. Assim, um bom software jurídico possibilita a eficiente gestão de documentos, possibilitando consulta simultânea e maior organização.

Além disso, ele pode buscar automaticamente publicações nos tribunais de todo o país em nome do escritório ou dos advogados que compõe a sua banca, filtrando os resultados com o objetivo de eliminar redundância.

Podemos citar, ainda, outras duas ferramentas igualmente importantes: a automação na hora de inserir dados no sistema e o assistente de redação de peças.

A primeira ferramenta preenche automaticamente os dados do processo, bastando que o advogado registre a demanda pela numeração única do CNJ. Outras informações, como partes, procuradores, valor da causa e a vara competente são preenchidas automaticamente, evitando, inclusive, erros de digitação.

Por fim, o assistente de redação de peças jurídicas também ajuda a aumentar a produtividade do escritório de advocacia, na medida em que já preenche a qualificação das partes e oferece um banco de enunciados de jurisprudência e segmentos de lei, mais utilizados para embasar a fundamentação jurídica da peça. Tudo isso a poucos cliques de distância!

Agora que você já sabe o importante papel desempenhado pela tecnologia no que tange à produtividade do escritório, que tal conhecer algumas tecnologias essenciais para advogados?

Compartilhar:

Mais artigos

advogados se cumprimentando e refletindo uma parceria de sucesso no escritório

Precatórios como oportunidade de negócio para empresas 

Precatórios são ativos judiciais baseados em requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário e direcionadas à cobrança de dívidas que a Fazenda Pública (União, Estados, Municípios e suas autarquias) tem com particulares (pessoas físicas ou jurídicas), geralmente resultantes de decisões judiciais definitivas.

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial