Por que otimizar a comunicação interna nas empresas?

Dois homens sentados em movimento de bater as mãos ilustrando por que otimizar a comunicação interna nas empresas

A comunicação interna nas empresas é um fator-chave para uma produção condizente com os objetivos. Com uma estratégia eficiente, o clima organizacional muda, e os colaboradores se tornam mais comprometidos com as metas e com a visão do negócio. No entanto, quando não há um canal de informações satisfatório, problemas estruturais podem surgir.

A falta de uma boa comunicação interna prejudica o desenvolvimento das atividades. Além de boatos e rumores que se instauram, os trabalhadores ficam desconectados dos projetos organizacionais, o que os desmotiva.

Quer evitar prejuízos humanos na sua empresa? Acredita que a comunicação interna é a solução para melhorar o comprometimento dos funcionários? Neste artigo, vamos mostrar como é possível melhorar o fluxo de informações no seu negócio e as vantagens dessa prática. Não deixe de ler!

O que é a comunicação interna nas empresas

Para que uma empresa funcione corretamente, todos os colaboradores precisam estar alinhados com os propósitos da organização: objetivos, valores, planos da direção e execução dos colaboradores precisam estar na mesma sintonia.

Assim, é importante que a comunicação dos propósitos e os feedbacks sejam feitos de maneira clara, objetiva e pontual. E esse é um papel que a comunicação interna nas empresas deve preencher.

Basicamente, ela é a troca de informações que ocorre dentro da organização. Tanto de maneira horizontal, entre funcionários do mesmo nível hierárquico, quanto vertical, entre chefes e seus subordinados.

Quando há sucesso nesse processo, muitos benefícios são incorporados para a rotina do negócio. Confira a seguir a importância dessa estratégia para as organizações e saiba por que investir em melhorá-la na sua empresa!

Os benefícios da comunicação interna nas empresas

O capital humano é o diferencial de cada instituição. Engajar seus funcionários para que eles trabalhem de acordo com as metas e os objetivos da empresa proporciona muitas vantagens. A comunicação eficiente aumenta a produtividade e o comprometimento dos funcionários com o negócio. Conheça a seguir algumas melhorias que ela traz e entenda sua importância!

Equipe alinhada

O maior benefício da comunicação interna é que a equipe adquire grande alinhamento. Assim, o time trabalha na mesma direção para atingir as mesmas metas. O resultado da produção fica integrado e a empresa tem seu processo final otimizado.

Todos os colaboradores se sentem parte ativa da empresa e conhecem quais valores precisam ser colocados em prática. Assim, zelam por estruturar suas ações em sintonia com a cultura organizacional.

Redução de rumores e boatos

Um grande problema para a maioria das empresas são os conflitos e os boatos. Eles são naturais da convivência humana, no entanto atrapalham a rotina e desmotivam os colaboradores, dando foco para questões erradas. Com canais de comunicação bem-estabelecidos, situações como essa se reduzem, pois não deixa espaço para que elas se desenvolvam.

Melhor ambiente de trabalho

O clima organizacional é importante para a empresa. A comunicação interna nas empresas torna o ambiente agradável às relações interpessoais dos colaboradores, aumentando sua satisfação e consequentemente a dedicação às funções.

Desse modo, o senso de compartilhamento também é otimizado, levando os empregados a trabalharem em conjunto para a resolução de problemas e execução de tarefas. Com isso, a equipe é capaz de entregar trabalhos mais elaborados e ricos em conhecimento, pois pode contar com a visão integrada de diversos setores.

Integração de colaboradores otimizada

Os novos trabalhadores que entram para o time são rapidamente incorporados. Como a comunicação fica nivelada para todos, aberta e direta, eles se sentem confortáveis e estabelecem boas relações. Assim, passam menos tempo em adaptação e começam a produzir em menos tempo.

Mas, afinal, como conseguir todos esses benefícios para a empresa? Continue conosco, vamos ensinar estratégias para alavancar a comunicação interna na organização. Veja mais a seguir!

Como otimizar a comunicação interna nas empresas

Para quem quer otimizar o desempenho da gestão com uma equipe comprometida, engajar os colaboradores é fundamental. Para isso, investir em melhorar a comunicação interna é a escolha com maior efetividade. Confira, a seguir, algumas dicas para atingir esse objetivo!

Estabeleça canais de comunicação

Definir os canais é importante para a eficiência de um plano de comunicação interna nas empresas. Alguns exemplos de bons canais corporativos são: e-mails, murais, TV corporativa, páginas intranet, aplicativos de comunicação, ou mesmo algumas novas tecnologias.

Garanta acesso à informação

Não basta a informação existir, ela precisa chegar a todos os colaboradores. E isso precisa ser feito sem que a informação seja necessariamente repassada do supervisor para o subordinado. Os funcionários precisam ser capazes de adquiri-las pelos canais de comunicação.

Assim, certifique-se de que o canal disponibilizado tem alcance sobre todos os funcionários. Caso isso não aconteça, elabore adaptações que permitam maior alcance, como a diversificação de canais.

Ouça os colaboradores

A comunicação entre diretoria e funcionários precisa funcionar em ambos os sentidos. Para garantir que isso aconteça, crie estratégias para que o funcionário fique instigado a interagir. Os funcionários vivem o dia a dia da empresa, por isso, saber a opinião deles é fundamental para compreender o negócio.

Incentive o relacionamento interpessoal

O fluxo de informações não pode acontecer apenas verticalmente. É importante que se estabeleçam também comunicações horizontais, pois a colaboração dos funcionários entre si otimiza o trabalho e favorece o alcance de bons resultados.

O estabelecimento da comunicação interna nas empresas é primordial para desenvolver a cultura organizacional. A partir daí, o nível de participação e de resultados dos colaboradores tende a ser cada vez mais otimizado.

Vale ressaltar que a política de comunicação precisa fazer uso de informações precisas e verdadeiras sobre o andamento da empresa. Os benefícios só acontecerão se os trabalhadores confiarem no que é dito, podendo equiparar com a realidade e comprovar a veracidade dos dados.

Além disso, alinhar a equipe com as metas, os objetivos e a cultura corporativa — por meio da comunicação interna nas empresas — faz com que ela se sinta parte importante do negócio, promovendo mudanças significativas na rotina de trabalho, o que leva necessariamente a resultados cada vez melhores e a um aumento na produtividade.

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