Entenda o que é petição de juntada e como fazê-la

Imagem de mãos segurando papéis em frente a um notebook e documentos jurídicos em cima da mesa representando o que é petição de juntada

Se você é profissional do mercado jurídico atuante em atividades processuais, sejam estas judiciais ou administrativas, provavelmente já se questionou sobre o que é petição de juntada.

Neste artigo, vamos entender exatamente o que este termo significa. Como fazer uma petição de juntada correta e eficiente? A ideia central deste artigo é explorar esse tema de forma empática e simples, desmistificando o jargão jurídico e esclarecendo sua aplicação.

O que é uma petição?

Como é possível fazer valer os direitos dos seus clientes perante a justiça? Ou como expressar de forma legítima seus interesses em um processo judicial? A sua resposta está na petição. Assim, a petição trata-se de um documento legal que tem o poder de formalizar um pedido ou manifestação no âmbito processual perante juiz, tribunal ou autoridade competente.

Importante salientar, que a petição deve ser regida seguindo as normas e formalidades do sistema jurídico ou administrativo. Em resumo, entre as peças jurídicas, a petição é aquela fundamental para exercício da advocacia, trazendo a voz, os direitos e argumentos das partes num formato legal.

Ela tem o poder de abordar uma variedade de assuntos de acordo com normas e formalidades jurídicas. Sendo assim, o que seria e qual a aplicabilidade de uma petição de juntada?

O que é Petição de Juntada?

Antes de colocar a prática da petição de juntada, é fundamental entender o seu conceito básico de utilização. Em uma linguagem simples e esclarecedora, essa petição é um documento apresentado na esfera judicial ou administrativa para inclusão de informação nos autos do processo.

Ou seja, é o caminho formal para introduzir um documento, solicitar que ele seja admitido se tornando parte integrante do processo. Esta peça traz para o exercício da advocacia a possibilidade de apresentar provas, documentos ou informações relevantes no bojo dos autos processuais ou administrativos.

Tipos de Petição de juntada

Existem diferentes tipos de petições juntadas, cada uma com uma finalidade específica. Vamos ver algumas delas.

Petição de juntada de documentos:

Podemos dizer que esse tipo é o mais comum de petição de juntada. Esta petição dá a possibilidade de anexar documentos relevantes nos autos do processo. Por meio desta petição que os documentos apresentados se tornaram admitidos e integrantes dos processos judiciais ou administrativos. A petição de juntada de documentos permite que o advogado apresente provas, contratos, procuração, custas processuais, substabelecimento, correspondências, dentre outros.

Petição de juntada de manifestação

Essa petição é a forma que o advogado utiliza para formalizar a inclusão de uma manifestação específica nos autos do processo, como uma contestação ou uma réplica. Seu maior objetivo é apresentar nos autos uma resposta, argumento, posição ou esclarecimento para contribuir com a formação do convencimento do juiz. Lembrando que a manifestação deve ser sempre consistente com demanda processual e embasada legalmente.

Petição de juntada de laudo pericial

Essa petição de juntada tem uma função específica de incluir um laudo pericial nos autos do processo com intuito de sustentar uma tese ou argumento. Vale lembrar que o laudo pericial é um parecer técnico elaborado por especialista em determinada área, com objetivo de esclarecer pontos relevantes e técnicos relacionados à demanda processual.

Petição de juntada de cumprimento de intimação

Quando uma das partes é intimada para realizar determinada ação ou cumprir obrigação solicitada pelo juiz ou tribunal, ela deve apresentar essa petição. Esse é o documento utilizado para formalizar nos autos a inclusão da resposta de que a intimação foi devidamente cumprida. Assim, esta petição deve ser acompanhada dos documentos ou provas que atestam o cumprimento da intimação.

Agora que compreendemos o que é uma petição de juntada, vamos ver qual o caminho mais eficiente para a sua elaboração.

Como Fazer uma Petição de juntada eficiente

Como visto, a petição de juntada desempenha um papel muito importante no andamento processual. Afinal, é através deste comando que os advogados, em nome das partes, apresentam informações adicionais, documentos e provas para embasar os argumentos apresentados.

Assim, faz-se necessário uma atenção especial para garantir que a petição de juntada apresentada seja eficiente, clara, organizada e assertiva. Vejamos algumas orientações práticas:

  1. Identificar o tipo de petição de juntada: antes de iniciar a confecção da petição é fundamental que identifique que tipo de petição de juntada será utilizada para sanar a necessidade processual.
  2. Conheça as regras e prazos: ainda antes de iniciar e findo a identificação da petição de juntada, é importante conhecer as regras e prazos estabelecidos para cumprimento das exigências e garantir o recebimento da petição.
  3. Organização preliminar da documentação: mesmo antes da redação da petição, certifique-se de organizar os documentos que irão acompanhar as petições. Ou seja, entenda o documento, anote o número de páginas e faça uma breve descrição dos documentos anexados.
  4. Identificação do processo: finalizadas as tratativas iniciais está na hora de confeccionar a petição de juntada. Informe na petição o juízo responsável, o número do processo e as partes envolvidas. Essas informações são necessárias para vincular a sua petição ao processo em questão.
  5. Informe o tipo de petição de juntada: ainda com intuito informativo é essencial para evitar equívocos que identifique, em negrito, que tipo de petição de juntada está sendo protocolada nos autos do processo.
  6. Seja objetivo na redação: a forma e linguagem da sua redação vão garantir uma maior eficiência aos seus argumentos apresentados na petição de juntada. Desta forma, procure sempre que possível utilizar uma linguagem clara e objetiva, evitando termos excessivamente técnicos e jargões jurídicos complicados. Lembre-se de explicar seus objetivos da petição de juntada de forma lógica e coerente.
  7. Elabore breve justificativa: acrescente na petição de juntada uma breve justificativa. Essa estratégia é importante para trazer lembrança para o juiz ou tribunal da relevância dos documentos ou argumentos para o processo. Ademais, uma breve justificativa contribuiu para reforçar e complementar os argumentos já apresentados, ou de maneira que contribua para esclarecer possíveis fatos controversos. Mas lembre-se: seja breve.
  8. Embasamento legal: sempre que possível embase sua petição de juntada e argumentos com base nos dispositivos legais. Trazer o fundamento da Lei traz segurança e clareza para juiz ou tribunal, aumentando assim as chances de entendimento do argumento apresentado.
  9. Descreva os documentos anexados: quanto mais claro e objetivo for na sua petição de juntada maior sucesso colherá. Desta forma, traga seus documentos anexados de forma enumerada, organizados em ordem cronológica ou por categorias de temáticas. Sempre que necessário forneça uma breve descrição de cada documento e a sua relevância para o processo, facilitando a compreensão e consulta.
  10. Anexe os documentos por ordem: dê uma atenção especial ao anexar os documentos para facilitar a sua localização e observando a ordem citada no corpo da petição. Ademais, sempre se certifique que os documentos estejam em perfeitas condições de apresentação e legíveis.
  11. Pedir deferimento da petição: ainda na redação é necessário que solicite o recebimento e para inclusão da petição de juntada e seus anexos nos autos do processo. 
  12. Apresente seus dados: por fim, forneça seus dados de identificação, nome completo, número da OAB e informações de contato.
  13. Revise: agora com todas as informações e com a petição de juntada finalizada, revise cuidadosamente a fim de corrigir erros gramaticais, de digitação ou de formatação. Verifique os fundamentos legais, breve justificativa e todos os documentos mencionados. Checar nunca é demais.

Lembre-se de que a petição de juntada é aquela que apresenta os documentos adicionais para juiz ou tribunal com intuito de consolidar sua argumentação ou apresentar elementos probatórios para completar o caso. Desta forma, sempre mantenha uma linha clara e organizada de demonstrar as informações a serem anexadas.

Com as orientações apresentadas acima, você estará mais bem preparado para protocolar uma petição de juntada mais eficiente e contribuir para um processo mais justo e transparente.

Importante lembrar que, mesmo seguindo todas as orientações e trâmites legais, existe a possibilidade da petição de juntada estar incorreta, vejamos o que fazer.

Juntada de petição incorreta           

Já existe o ditado que o seguro morreu de velho, mas, mesmo com todas as evidências e atenção, é possível que ocorra que sua petição de juntada esteja incorreta. Assim, o importante é que não se desespere e haja prontamente para corrigir o equívoco.

O caminho é informar e explicar, por meio de uma petição de correção, trazendo de forma clara e objetiva qual o erro identificado na petição de juntada apresentando a versão corrigida do documento.

Quanto mais ágil e transparente em corrigir os erros, maior fortalecimento e credibilidade será demonstrado, na medida que resta claro o seu compromisso com a ética e qualidade na prática jurídica.

Ademais, todos estão sujeitos ao erro, o importante é aprender com eles, revisar seus processos de trabalho e mitigar erros similares no futuro.

Neste momento, você deve estar se perguntando o que acontece depois que a petição de juntada é protocolada nos autos do processo. Vejamos.

O que acontece depois de uma petição de juntada protocolada?

Após a petição de juntada ser protocolada nos autos do processo, este segue o seu trâmite normal do sistema judiciário ou administrativo. No curso do processo o juiz ou tribunal responsável analisará a petição e documentos apresentados.

O tempo de análise de uma petição ou da petição de juntada pode variar dependendo de diversos fatores, como complexidade, carga de trabalho do magistrado, prioridade processual, dentre outros. O fato é que não há exatamente o prazo específico para análise da petição e quanto tempo levará.

Ademais, o recebimento da petição de juntada poderá gerar outras providências determinadas pelo juiz responsável. Pode-se marcar uma audiência, intimar a parte contrária para conhecimento e contestação, solicitar esclarecimentos, proferir decisões interlocutórias, dentre outros, podendo até sentenciar o caso concreto.

Já que estamos tratando de adversidades na tratativa da petição de juntada é importante também conhecer o caminho do que fazer caso haja um indeferimento da sua petição de juntada.

Indeferimento de petição de juntada                         

Quem atua como advogado processual sabe da possibilidade do indeferimento dos argumentos e petições apresentadas. E, caso ocorra um indeferimento da sua petição de juntada, o principal caminho é não se desesperar, e sim, procurar entender e estudar os motivos que levaram a esta decisão.

Assim, analise atentamente a fundamentação do indeferimento apresentado pelo juiz ou tribunal. Em seguida, avalie a possibilidade de haver algum equívoco ou falha, caso negativo, verifique se há viabilidade de interpor um recurso com fundamentos sólidos para contestar a decisão.

O fato é que o indeferimento da petição de juntada não encerra o processo e ainda existem caminhos legais possíveis para solicitar a revisão e reconsideração da decisão proferida.

Agora, você já compreende o que é uma petição de juntada, os diferentes tipos existentes e o que fazer no caso do seu indeferimento. Portanto, vamos falar sobre como contestar a apresentação de documentos protocolada pela outra parte ou parte contrária.

Contestando os documentos apresentados na petição de juntada                    

Antes, é necessário entender que a contestação dos documentos apresentados na petição de juntada é o caminho processual para contestar a validade, autenticidade, veracidade ou força probatória dos documentos anexados.

A contestação dos documentos visa assegurar o contraditório e ampla defesa para proteger os interesses da parte, contribuindo para a formação de uma decisão justa e equilibrada dentro da demanda processual.

Desta forma, ao elaborar a sua contestação dos documentos vale observar as seguintes orientações:

  1. Analisar os documentos: inicie seu caminho contestatório analisando minuciosamente os documentos em questão acostados aos autos. Analise as autenticidades, integridade e relevância dentro da demanda jurídica.
  2. Preparar fundamentação: a contestação visa refutar as alegações apresentadas pela parte contrária. Desta forma, é fundamental que se prepare para justificar que os documentos não são suficientes para comprovar os fatos alegados ou que possuem vícios como meio de prova.
  3. Apresente argumentos: elabore a contestação dos documentos visando e apresentando argumentos sólidos e juridicamente sustentáveis para refutar a força probatória dos documentos anexados.
  4. Apresente evidências, doutrinas e jurisprudência: traga para a peça de contestação de documentos evidências, jurisprudência e doutrinas que contribuam para sustentar e fundamentar a sua contestação.
  5. Atenção às regras e prazos: é importante conhecer as regras e prazos estabelecidos para cumprimento das exigências e garantir o recebimento da contestação dos documentos anexados ao processo.
  6. Juízo competente: submeta a contestação de documentos ao juízo competente, identificando-se e respeitando as regras do contraditório e da ampla defesa.

Ao longo deste artigo, exploramos os diferentes aspectos e aplicabilidades relacionados à petição de juntada no âmbito jurídico e por muitas vezes também no administrativo. Compreendemos que a petição de juntada é uma ferramenta poderosa para os advogados e para as partes envolvidas, uma vez que, por meio dela é possível incluir documentos e argumentos aos autos.

Além disso, discutimos possíveis cenários da sua aplicação, como a elaboração de uma petição de juntada eficiente, o indeferimento da petição de juntada ou a contestação dos documentos apresentados. O fato destacado é prezar sempre pela forma diligente, a transparência, a clareza e a exposição dos fatos embasados com argumentos jurídicos sólidos e objetivos.

Por fim, utilize a petição de juntada sempre alinhada com os procedimentos legais e garantindo a melhor estratégia para defender os interesses de seus clientes em suas demandas jurídicas.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o Blog Kurier! E se precisar de ajuda para organizar ainda melhor sua rotina jurídica, entre em contato conosco! 

 

Compartilhar:

Mais artigos

Imagem de notebook aberto ilustrando os números no direito

Jurimetria: os números no Direito

Neste post, falaremos sobre os números no direito para você entender como eles podem ser úteis para o seu escritório ou departamento jurídico.

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial