Por que usar indicadores de desempenho na advocacia?

O mundo do Direito é altamente competitivo e disputado. Por isso, se destacar no mercado e elaborar estratégias para estar em constante evolução é essencial para os profissionais e escritórios que pretendem crescer no mercado. Para conquistar tal feito, é importante gerir metas e controlar indicadores de desempenho na advocacia.

Para que o advogado e seu escritório cresçam e se estabeleçam, é preciso realizar um planejamento estratégico sólido. No entanto, para se certificar de que os planos podem ser concretizados, é necessário manter um controle sobre os indicadores para alinhar a equipe e conquistar melhores resultados.

Para saber mais sobre o assunto, que é crucial para uma boa gestão, e aprender como aplicá-lo, continue lendo este post!

Importância dos indicadores de desempenho na advocacia

Trabalhos competitivos como a advocacia requerem constante melhora do desempenho para estar à frente da concorrência. Por isso, os indicadores são a chave do sucesso para cumprir essa tarefa.

O alcance de resultados expressivos depende de funcionários motivados e alinhados com a proposta de trabalho da empresa. Para medir e controlar a atitude que se espera dos colaboradores, é possível utilizar indicadores de motivação, por exemplo.

Segundo Peter Drucker, o pai da administração, “só se pode controlar aquilo que se pode medir” e em um escritório de advocacia não é diferente. Apenas é possível saber se seus resultados e trabalhos estão funcionando caso isso seja quantificado. Para isso, é possível utilizar indicadores de produtividade e de resultados positivos.

Já deu para perceber que os indicadores são cruciais para uma administração eficiente do trabalho do advogado, não é mesmo? Então quer conhecer uma metodologia para aplicar indicadores de desempenho? Vamos explicar a seguir!

Metodologia OKR como estratégia para os indicadores de desempenho

A metodologia ORK (Objectives and Keys Results ou objetivos e resultados chave, em tradução livre) é utilizada pelas grandes empresas do Vale do Silício — como o Google e o LinkedIn — para gerir objetivos.

Ela possui um conceito simples, que é determinar metas e medir indicadores que precisam ser controlados e aumentados para atingir os planos estabelecidos.

Trata-se, em outras palavras, de um modelo de gestão de metas que as divide em pequenas tarefas para repassá-las para toda equipe. A partir daí, o desempenho das atividades necessárias à evolução é monitorado.

Maneiras de implantar a metodologia OKR 

Aplicar o plano dos indicadores de desempenho na advocacia na prática e inseri-lo na rotina do escritório não é uma tarefa difícil. Ela necessita ser bem planejada e fragmentada e também é preciso que as frações possibilitem uma quantificação.

Como um exemplo, para a meta “Quero aumentar o faturamento X% em um ano”, é possível subdividi-la em:

  1. obter X novos contratos por mês.
  2. implementar estratégias de marketing para captar novos clientes.
  3. diminuir inadimplência.

Então, essas tarefas podem ser reduzidas a passos mais simples, como:

  • fazer X visitas por semana a possíveis novos clientes;
  • aumentar visibilidade do escritório com palestras online;
  • fazer X postagens mensais no blog da empresa;
  • obter X visitantes diariamente;
  • desenvolver uma metodologia e estratégias para cobrança;
  • contratar um profissional especializado.

Observe que todas as estratégias podem ser medidas por um índice. Assim, o gestor consegue monitorar a evolução das tarefas de maneira clara e objetiva e é possível implementar correções caso o andamento seja inferior ao esperado.

Gostou de como o modelo ORK funciona? Quer implementar em sua empresa? Então descubra a seguir algumas vantagens que o modelo agrega ao ambiente da advocacia!

Vantagens que proporciona para os indicadores de desempenho 

Para o escritório, muitos benefícios são adquiridos quando o sistema ORK é implantado.  A empresa consegue alavancar os resultados para atingir seus objetivos e medir e quantificar os índices — o que permite melhoria constante para centralizar a prática aos planos da companhia. Confira a seguir quais vantagens o método agrega à gestão na advocacia!

Otimização do planejamento estratégico

O sistema ORK oferece suporte à execução dos planos estratégicos. Ele auxilia a viabilização do objetivo final e tal característica é possível graças ao monitoramento do andamento utilizando-se de índices. O resultado final é a otimização da obtenção de resultados, o que melhora visivelmente o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Aumento da produtividade

Utilizar métodos de monitoramento garante e aumenta a produtividade. Eles proporcionam avaliações e, a partir delas, é possível tomar atitudes pertinentes, o que garante o desempenho do escritório no geral.

Como exemplo, se ao monitorar o desempenho dos funcionários dois deles fizerem o mesmo trabalho e um levar 4 horas e o outro 8 horas até a finalização, medidas  precisam ser tomadas. Encontrar o que está colaborando para a situação e planejar ações para corrigir garante trabalhadores sempre mais ágeis.

Controle das finanças

Os indicadores são grandes contribuintes no gerenciamento financeiro do negócio. Com eles, é possível monitorar índices de faturamento, recebimento e de despesas. Aqui, é importante salientar que números importantes são revelados pelos indicadores.

É possível observar, por exemplo, qual cliente ou qual tipo de processo é o maior responsável pela entrada de dinheiro ou ainda prever o caixa com base em histórico e tendências.  

Maneiras em que um software de gestão pode auxiliar

Uma etapa essencial da metodologia ORK é segmentar ações para chegar aos objetivos e, posteriormente, repassá-las aos funcionários. Inclusive, já existem softwares no mercado que possibilitam automatizar esta tarefa!

Alguns deles, por exemplo, segmentam a demanda dos advogados do escritório e as repassa de acordo com o nível hierárquico. Assim, a distribuição das atividades fica alinhada e é feita de forma bem mais rápida!

Um sistema como esse ainda facilita a integração de toda a equipe e permite maior contribuição entre setores. Desse modo, todos podem cooperar em sintonia enquanto prezam pelo mesmo objetivo final.

Como você pode ver, os indicadores de desempenho na advocacia funcionam como grandes aliados à gestão. Além de permitir quantificar e acompanhar o desempenho, eles contribuem diretamente com o objetivo final do escritório. Para aqueles que querem se destacar no mercado e crescer ainda mais, é indispensável utilizar o monitoramento como estratégia!

Gostou assunto abordado nesse post? Quer ler mais conteúdo que contribui com a sua gestão? Então acompanhe nossas redes sociais e receba tudo em primeira mão! Estamos no Facebook e também no LinkedIn.

Compartilhar:

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Mais artigos

Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial