Sistema de gestão jurídica Kurier Meridio: como fazer a migração?

Computador aberto em cima da mesa mostrando tela do sistema de gestão Kurier Meridio, rodeado de imagem da Justiça segurando uma balança

Ter um sistema de gestão jurídica completa para o seu escritório de advocacia ou para o departamento jurídico da sua empresa é fundamental para garantir segurança, eficiência operacional e produtividade para você e sua equipe. Quando o sistema que você já utiliza não atende mais às suas necessidades e é insuficiente, é hora de mudar!

Dessa forma, implementar o Kurier Meridio vai ajudar a otimizar seu tempo, gerenciar demandas, automatizar tarefas e muito mais. Ele é a única plataforma que oferece integração nativa com os demais serviços de acompanhamento de processos fornecidos pela Kurier. Por meio dele, se você quiser, pode receber todas as informações dos processos do seu interesse, do início ao fim. Além disso, você conta com relatórios em Excel configuráveis pelo próprio usuário para o jurídico. 

Entenda agora como é feita a migração dos seus dados para o Kurier Meridio. A nossa Coordenadora de Operações, Isa Cordeiro, explicou, de forma simples e detalhada, como se realiza este processo.

O que é o Kurier Meridio?

O Kurier Meridio é um sistema de gestão jurídica completo que possui versões específicas para atender tanto a escritórios de advocacia como a departamentos jurídicos de empresas. Assim, ele é ideal para quem deseja monitorar, analisar e gerenciar informações de todas as fases de um processo. Mas não apenas isso. Com ele também é possível acompanhar atividades e desempenho de equipes, prazos, emissão de relatórios e mais, colaborando para a alta performance no negócio.

Como é feita a migração dos seus dados para o Kurier Meridio?

Para realizar a migração para o Kurier Meridio é necessário seguir alguns passos. Eles envolvem, desde o princípio, a interação entre o cliente e a Kurier para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Veja abaixo quais são eles. 

Agende uma reunião com o time da Kurier

O primeiro passo é a reunião de kick off (inicial) onde, em conjunto, a Kurier e o cliente alinham as expectativas em relação ao projeto. Nessa reunião será apresentado ao cliente como ocorrerá a implantação do Kurier Meridio, desde os dados até a passagem para o suporte. Então, abordam-se os seguintes tópicos:

  • Migração

Será definida a forma de recebimento de dados, o prazo e explicaremos como ocorrerá a migração. Aqui, o cliente já definiu e contratou o tipo de migração na negociação com o nosso time comercial. Vamos explicar mais adiante as três formas de migração com que trabalhamos: planilha Kurier, planilha do cliente ou banco a banco.

  • Levantamento

O cliente precisa explicar ao time da implantação os fluxos do escritório/departamento. “É preciso entender as rotinas, as necessidades e, principalmente as dores enfrentadas pela área. É através desse levantamento que identificamos quais funcionalidades do Kurier Meridio atendem melhor ao cliente”, esclareceu Isa. 

  • Treinamento 

Aqui é alinhado com o cliente como ocorrerá o treinamento, a definição de melhor horário. Em resumo, nesse momento do planejamento do projeto contemplamos a definição de objetivo, escopo e cronogramas. 

Realize a migração dos dados

Para realizar este procedimento, existem três formas de padronização da documentação que que oferecemos aos clientes ainda no contato com o time comercial. São eles:

  • Planilha Kurier

“A planilha Kurier é uma planilha com modelo pré-definido pela Kurier onde o cliente precisa alimentar com os dados dos seus processos. Nessa planilha o cliente deve somente informar com os campos que são disponibilizados, não podendo alterar o layout”, explicou a coordenadora de Operações. 

Após preenchê-la, o cliente enviará o documento para que o setor de implantação realize a migração dos dados dos processos para dentro do Kurier Meridio. 

  • Planilha cliente

No segundo formato possível, primeiro o cliente envia a planilha com os dados utilizados no escritório/departamento para a Kurier analisar. “Em seguida, enviamos o documento para o time de desenvolvimento criar um programa que deverá ler essa planilha e colocar essa informação dentro do nosso sistema de gestão”, complementou. 

  • Banco a banco

A modalidade banco a banco, a terceira opção disponível, contempla clientes que já trabalham com um sistema de gestão jurídica, porém querem mudar para o Kurier Meridio. Nesse tipo de migração, o cliente disponibiliza um backup no formato tipo .bak, de onde a Kurier extrai as informações. Com esse backup é possível desenvolver um programa que realizará uma transferência das informações do antigo sistema para o novo. 

“Esse tipo de migração costuma ser mais demorado, pois nesse cenário é preciso estudar o banco de dados que o cliente utiliza até o momento, para saber onde estão as informações que serão migradas para o Kurier Meridio”, disse Isa.

Os dados que serão migrados devem estar organizados da mesma forma no novo sistema, portanto dados de processos, custas, prazos, não serão modificados ao serem realocados. Isa explica que é feita somente a transferência dos dados, de um local para outro, sem alterar nenhuma informação. 

“A gente não manipula, não manuseia dados. Por exemplo, se está escrito Maria da Silva, que é um nome extremamente comum, eu não posso dizer que se tem 3 lá é a mesma pessoa, porque a gente pode ter problemas de informação”, justificou.

Enquanto a migração ainda está sendo feita, o time da Kurier realiza o treinamento e acompanhamento do cliente. Desse modo, ele saberá utilizar todas as funcionalidades oferecidas pelo Kurier Meridio e pode encontrar todas as informações que precisa no novo sistema.

Valide a mudança para o Kurier Meridio

A validação é a última etapa para a finalização do projeto. Aqui é quando o cliente confere todas as informações que foram migradas, verifica se tudo está no devido lugar. O maior desafio é manter a integridade de todas as informações.

Por isso, durante todo o processo, é preciso atenção e dedicação, tanto por parte da equipe responsável pela migração, como pelo cliente, para que tudo corra bem. Após a confirmação de que tudo está funcionando conforme planejamento, é feita a homologação da tarefa e, finalmente, ela é concluída. 

E aí, pronto transformar o seu negócio, migrando seus dados para o nosso sistema de gestão jurídica completa? Então, fale agora com um especialista e solicite o Kurier Meridio!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial