A comunicação interna nas empresas é um fator-chave para uma produção condizente com os objetivos. Com uma estratégia eficiente, o clima organizacional muda, e os colaboradores se tornam mais comprometidos com as metas e com a visão do negócio. No entanto, quando não há um canal de informações satisfatório, problemas estruturais podem surgir.
A falta de uma boa comunicação interna prejudica o desenvolvimento das atividades. Além de boatos e rumores que se instauram, os trabalhadores ficam desconectados dos projetos organizacionais, o que os desmotiva.
Quer evitar prejuízos humanos na sua empresa? Acredita que a comunicação interna é a solução para melhorar o comprometimento dos funcionários? Neste artigo, vamos mostrar como é possível melhorar o fluxo de informações no seu negócio e as vantagens dessa prática. Não deixe de ler!
Para que uma empresa funcione corretamente, todos os colaboradores precisam estar alinhados com os propósitos da organização: objetivos, valores, planos da direção e execução dos colaboradores precisam estar na mesma sintonia.
Assim, é importante que a comunicação dos propósitos e os feedbacks sejam feitos de maneira clara, objetiva e pontual. E esse é um papel que a comunicação interna nas empresas deve preencher.
Basicamente, ela é a troca de informações que ocorre dentro da organização. Tanto de maneira horizontal, entre funcionários do mesmo nível hierárquico, quanto vertical, entre chefes e seus subordinados.
Quando há sucesso nesse processo, muitos benefícios são incorporados para a rotina do negócio. Confira a seguir a importância dessa estratégia para as organizações e saiba por que investir em melhorá-la na sua empresa!
O capital humano é o diferencial de cada instituição. Engajar seus funcionários para que eles trabalhem de acordo com as metas e os objetivos da empresa proporciona muitas vantagens. A comunicação eficiente aumenta a produtividade e o comprometimento dos funcionários com o negócio. Conheça a seguir algumas melhorias que ela traz e entenda sua importância!
O maior benefício da comunicação interna é que a equipe adquire grande alinhamento. Assim, o time trabalha na mesma direção para atingir as mesmas metas. O resultado da produção fica integrado e a empresa tem seu processo final otimizado.
Todos os colaboradores se sentem parte ativa da empresa e conhecem quais valores precisam ser colocados em prática. Assim, zelam por estruturar suas ações em sintonia com a cultura organizacional.
Um grande problema para a maioria das empresas são os conflitos e os boatos. Eles são naturais da convivência humana, no entanto atrapalham a rotina e desmotivam os colaboradores, dando foco para questões erradas. Com canais de comunicação bem-estabelecidos, situações como essa se reduzem, pois não deixa espaço para que elas se desenvolvam.
O clima organizacional é importante para a empresa. A comunicação interna nas empresas torna o ambiente agradável às relações interpessoais dos colaboradores, aumentando sua satisfação e consequentemente a dedicação às funções.
Desse modo, o senso de compartilhamento também é otimizado, levando os empregados a trabalharem em conjunto para a resolução de problemas e execução de tarefas. Com isso, a equipe é capaz de entregar trabalhos mais elaborados e ricos em conhecimento, pois pode contar com a visão integrada de diversos setores.
Os novos trabalhadores que entram para o time são rapidamente incorporados. Como a comunicação fica nivelada para todos, aberta e direta, eles se sentem confortáveis e estabelecem boas relações. Assim, passam menos tempo em adaptação e começam a produzir em menos tempo.
Mas, afinal, como conseguir todos esses benefícios para a empresa? Continue conosco, vamos ensinar estratégias para alavancar a comunicação interna na organização. Veja mais a seguir!
Para quem quer otimizar o desempenho da gestão com uma equipe comprometida, engajar os colaboradores é fundamental. Para isso, investir em melhorar a comunicação interna é a escolha com maior efetividade. Confira, a seguir, algumas dicas para atingir esse objetivo!
Definir os canais é importante para a eficiência de um plano de comunicação interna nas empresas. Alguns exemplos de bons canais corporativos são: e-mails, murais, TV corporativa, páginas intranet, aplicativos de comunicação, ou mesmo algumas novas tecnologias.
Não basta a informação existir, ela precisa chegar a todos os colaboradores. E isso precisa ser feito sem que a informação seja necessariamente repassada do supervisor para o subordinado. Os funcionários precisam ser capazes de adquiri-las pelos canais de comunicação.
Assim, certifique-se de que o canal disponibilizado tem alcance sobre todos os funcionários. Caso isso não aconteça, elabore adaptações que permitam maior alcance, como a diversificação de canais.
A comunicação entre diretoria e funcionários precisa funcionar em ambos os sentidos. Para garantir que isso aconteça, crie estratégias para que o funcionário fique instigado a interagir. Os funcionários vivem o dia a dia da empresa, por isso, saber a opinião deles é fundamental para compreender o negócio.
O fluxo de informações não pode acontecer apenas verticalmente. É importante que se estabeleçam também comunicações horizontais, pois a colaboração dos funcionários entre si otimiza o trabalho e favorece o alcance de bons resultados.
O estabelecimento da comunicação interna nas empresas é primordial para desenvolver a cultura organizacional. A partir daí, o nível de participação e de resultados dos colaboradores tende a ser cada vez mais otimizado.
Vale ressaltar que a política de comunicação precisa fazer uso de informações precisas e verdadeiras sobre o andamento da empresa. Os benefícios só acontecerão se os trabalhadores confiarem no que é dito, podendo equiparar com a realidade e comprovar a veracidade dos dados.
Além disso, alinhar a equipe com as metas, os objetivos e a cultura corporativa — por meio da comunicação interna nas empresas — faz com que ela se sinta parte importante do negócio, promovendo mudanças significativas na rotina de trabalho, o que leva necessariamente a resultados cada vez melhores e a um aumento na produtividade.
Esse conteúdo foi útil para você? Quer receber artigos que ajudem a melhorar ainda mais a gestão do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba periodicamente informações úteis para sua empresa!
Sabe como o controle do acervo digital ajuda a otimizar a atuação dos profissionais do…
A Kurier iniciou o 1º ciclo da Pesquisa NPS por produto, a fim de receber…
Rotinas de advogados são corridas. Por isso é importante contar com um monitoramento de distribuições…
Descubra formas práticas de exercitar sua mente por meio de técnicas que irão melhorar sua…
Erros no atendimento em escritórios de advocacia são muito recorrentes, porém não é bom que…
Mantenha-se por dentro das novidades do mercado de um jeito fácil e prazeroso indo aos…