Você certamente já ouviu falar em Metaverso, mas o fato é que ainda se sabe pouco sobre ele. O tema, que gera interesse e curiosidade em muita gente, é relativamente novo e está sendo desvendado e construído. E na advocacia, como está se desenvolvendo esse universo paralelo?
Com o objetivo de responder a essa e outras questões, trouxemos para o webinar 30 Minutos com a Kurier deste mês o tema “Metaverso: Desafios e oportunidades para o mundo jurídico”. O bate-papo aconteceu entre o nosso diretor de Inteligência de Dados, Leandro Rodriguez, e o advogado, professor e entusiasta do tema, Bernardo de Azevedo.
Segundo Bernardo, o metaverso ainda é muito embrionário, assim como a web 3.0, que é a internet que vai dar ainda mais poder e autonomia aos usuários. “Estamos num momento de transição entre internets e o metaverso se estabelece como uma das camadas dessa nova web que está se criando”, esclareceu ele.
Assim, ainda há muito o que se trabalhar para que o metaverso se torne aquilo que foi criado para ser. Atualmente, ele está pulverizado em diversos mundos virtuais, sem uma conexão entre si, fazendo com que a experiência do usuário seja muito individualizada.
Experiência no metaverso
Contudo, já há cases de metaverso no mundo jurídico que servem como exemplo, como a vara do trabalho do Paraná e a Justiça Estadual de Minas Gerais. Eles já ingressaram nesse ambiente construindo sedes virtuais na qual os jurisdicionados conseguem ter acesso a mais informações.
“A grande sacada hoje é pensar nesse primeiro momento na experiência e jornada desse usuário. Então, vou me vincular aqui a elementos de design thinking, de design da informação e embutir na lógica do metaverso”, explicou Bernardo.
Desse modo, há grandes possibilidades de aplicação do metaverso no meio jurídico que o mercado ainda deve explorar. Quer saber mais sobre elas? Então, assista ao nosso webinar 30 Minutos com a Kurier!