5 filmes para celebrar o Dia do Advogado 

Imagem com fundo azul escuro e texto escrito "5 filmes para celebrar o dia do advogado" e uma mão segurando um saco de pipoca

Neste 11 de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado, nós da Kurier queremos mais do que somente dar os parabéns. Por isso, resolvemos indicar 5 filmes que têm como protagonista advogados. Assim, você pode se inspirar, descansar, celebrar o dia e se sentir ainda mais orgulhoso da profissão que escolheu para seguir na vida. 

Entre filmes recentes e clássicos, uma coisa é certa: todas as histórias têm personagens principais fortes, decididos e dispostos a fazer justiça! Aproveite o momento para relaxar a mente e ainda aprender as lições implícitas nos enredos. Pegue a pipoca e o refrigerante, se jogue no sofá e curta! Por fim, só para não deixar de dizer: feliz Dia do Advogado! 

Cartaz do filme "Luta por Justiça" e resumo do filme em arte com fundo azul escuro
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Luta por Justiça

Luta por Justiça (2019) 

Protagonizado por Michael B. Jordan, o filme aborda a história de Bryan Stevenson, um advogado recém-formado em Harvard. Ao se mudar para o Alabama, ele passa a trabalhar na causa de prisioneiros condenados à morte que nunca receberam assistência jurídica pública. O jovem poderia ter tido uma carreira lucrativa em escritórios de advocacia, porém seguiu seus ideais e tentou minimizar as falhas do sistema judicial americano. Assim, ele encontra Walter McMillian, (Jamie Foxx), um homem negro condenado injustamente por assassinato e que nunca teve direito a defesa por causa do preconceito racial na região. 

Cartaz do filme "A Condenação" e resumo do filme em arte com fundo azul escuro
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
A Condenação

A Condenação (2010) 

Em “A Condenação”, dois irmãos muito unidos desde a infância passam por uma grande provação quando Kenny (Sam Rockwell) é preso acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. O histórico problemático de Kenny acaba se tornando um fator agravante do seu caso, pois seu nome já constava em ficha policial por outros delitos. Sem dinheiro para bancar a defesa do irmão, Betty Anne (Hilary Swank) se vê obrigada a estudar e se formar em Direito.  Depois de anos de preparo, ela se torna advogada e tenta provar a inocência dele.  

Baseado em uma história real, o filme mostra o trabalho da protagonista para encontrar provas e a dificuldade de lutar contra o sistema. Ou seja, é um enredo cheio de perseverança, crença na causa defendida e empenho no caso para advogado nenhum botar defeito.  

Legalmente Loira 2 (2003) 

Cartaz do filme "Legalmente Loira 2" e resumo do filme em arte com fundo azul escuro
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Legalmente Loira 2

Neste segundo filme (se você não conhece o primeiro, é interessante assistir), Elle Woods (Reese Witherspoon) se formou em Harvard e agora é uma jovem advogada que trabalha para um grande escritório. Ao descobrir que a mãe do seu cachorro virou cobaia para testes de cosméticos de um cliente do escritório, ela resolve defender os direitos dos animais.  Então acaba sendo demitida. Sem se dar por vencida, Elle vai para Washington trabalhar com a congressista Victoria Rudd (Sally Field) para tentar resolver o problema do seu jeito.  

Assim, esta comédia divertida e leve, ajuda a desmistificar o padrão da loira bonita, mas burra. O filme garante boa diversão, trazendo para debate assuntos relevantes, como o direito dos animais e o sistema político americano.    

Cartaz do filme "O Advogado do Diabo" e resumo do filme em arte com fundo azul escuro
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
O Advogado do Diabo

O Advogado do Diabo (1997) 

Este clássico do final da década de 90 conta a história de Kevin Lomax, um advogado ambicioso, que nunca perdeu uma causa e é contratado por John Milton, o misterioso dono do maior escritório de advocacia de Nova York Pouco tempo após começar a trabalhar para Milton, a esposa de Lomax começa a ter visões demoníacas e só quer voltar para casa. Por outro lado, Lomax está mais interessado na ascensão da carreira, sendo constantemente influenciado pelo seu chefe, que sempre contorna os problemas do advogado. 

Dessa forma, o maior questionamento do filme é: seria John Miton o próprio diabo? Um suspense de enredo intrigante, com atuações convincentes de Al Pacino, como John Milton, e Keanu Reeves. Um convite ao espectador para acompanhar até onde vai a vaidade e falta de humildade do protagonista advogado para alcançar seus objetivos. 

Questão de Honra (1992)

Cartaz do filme "Questão de Honra" e resumo do filme em arte com fundo azul escuro
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Questão de Honra

Neste outro clássico dos anos 90, você vai se deparar com a história de um advogado incumbido de defender dois soldados acusados de um assassinato em uma base militar e descobrir a verdade sobre o caso. A suspeita é que eles teriam recebido a ordem de um “alerta vermelho”, uma espécie de punição extraoficial vinda de um superior para castigar aqueles que não se comportam corretamente.    

Assim, o drama apresenta a relação entre subordinados e superiores no exército americano, além da atuação do seu sistema judiciário. O elenco conta com a atuação de Tom Cruise, como o advogado protagonista, Jack Nicholson, indicado ao Oscar na categoria de ator coadjuvante pelo filme, e Demi Moore.  

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial