Gestão de pessoas – entenda por que investir nela

Desenho de sete engrenagens integradas umas com as outras com desenhos de pessoas diversas no meio ilustrando por que você deve investir na gestão de pessoas em sua organização

Saber contratar, desenvolver e conduzir os colaboradores é uma atividade-chave para o sucesso e continuidade de qualquer negócio. Por isso, a correta gestão de pessoas é cada vez mais valorizada e desejada pelas companhias de sucesso.

Essa atividade não é exclusiva do departamento de Recursos Humanos (RH), mas de toda a empresa — especialmente dos seus líderes. Quando os líderes deixam de conduzir e inspirar seus liderados, pode-se dizer que a gestão de pessoas é fracassada.

Entretanto, uma boa gestão de pessoas tem efeitos fantásticos sobre qualquer organização. Segundo a revista Harvard Business, companhias que investem efetivamente nessa prática têm desempenho 51% (em média) superior à concorrência.

Hoje você vai entender alguns dos principais benefícios ao se investir no assunto, vendo como a empresa se torna mais rentável, inovadora e bem-sucedida. Boa leitura!

O bem-estar no trabalho cresce

Apresar de pouco difundido, o bem-estar interno é um importante elemento para o triunfo de uma companhia no mercado. Segundo pesquisa realizada pela Sodexo, empresas que investem no assunto são 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Quando se investe de modo adequado na gestão dos colaboradores, tudo dentro da empresa melhora. A comunicação interna é otimizada, o clima de trabalho fica mais adequado, o respeito e colaboração entre as equipes e funcionários cresce. Tudo!

Entretanto, quando a empresa não consegue construir um clima adequado para o trabalho, uma série de efeitos negativos podem ser observados. Aumenta a rotatividade de talentos, o número de retrabalho e o desperdício de tempo.

Para promover o bem-estar, a liderança tem um papel ainda mais importante. Na Votorantim, por exemplo, os líderes e liderados realizam bate-papos periódicos, com o objetivo de promover uma maior integração, interação e otimizar a qualidade do ambiente da companhia.

O alcance das metas e objetivos evolui

Todos os meses as empresas elaboram metas que devem ser alcançadas pelas equipes de trabalho, as quais resultam na conquista dos objetivos mais amplos e cobiçados pela companhia. Porém, para isso, é preciso pessoas engajadas e comprometidas.

A gestão de pessoas influencia positivamente no assunto. Quando os colaboradores sentem-se importantes e valorizados pela companhia, envolvem-se e motivam-se mais na busca pelos resultados desejados. Isso, aliados a boas metas, é crescimento garantido.

Portanto, também é importante que crie metas inteligentes, capazes de conduzir os profissionais. Boas metas devem explorar cinco principais características. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido.

Desse modo, conseguirá alcançar resultados cada vez maiores no mercado, tornando sua empresa uma marca respeitada e próspera. Mas lembre-se sempre de que isso começa com uma boa gestão do capital humano.

O número de erros e problemas internos diminui

Imagine o quanto é gasto todos os meses com erros e problemas internos: custos com retrabalho, desperdício de materiais, perda de tempo e até eventuais acidentes de trabalho. Certamente é muita coisa!

Todos esses contratempos prejudicam diretamente a lucratividade da companhia, tornando-a vagarosa e inapta para se manter no mercado. Mas como isso pode ser solucionado? Simples, com uma equipe suficientemente competente para suas atividades.

Um time de trabalho competente é aquele que tem os conhecimentos, habilidades e atitudes para desempenhar suas funções diárias com maestria. Some isso a uma boa comunicação interna, e metade dos problemas serão dissipados.

O desenvolvimento e a melhoria da comunicação são atividades básicas da gestão de pessoas, por isso você deve investir nela. Se quiser aniquilar a outra parte dos problemas, encontre e elimine os gargalos existentes nos processos.

O nível de satisfação dos clientes aumenta

O mau atendimento é um problema que deve ser combatido fervorosamente nas companhias. Estima-se que, apenas em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência e que as empesas brasileiras perderam US$217 bilhões por esse mesmo motivo.

Para otimizar a satisfação e experiência de compra dos clientes finais, primeiro, é importante investir nos clientes internos, os funcionários da empresa. Quando os colaboradores são bem cuidados, tornam-se mais atenciosos e solícitos aos clientes finais.

Esse é um benefício que conduz a outras vantagens. Segundo pesquisa, clientes satisfeitos falam para seus amigos sobre o bom atendimento, voltam a comprar (e gastam mais) e ficam dispostos a pagar um pouco mais pelos produtos/serviços oferecidos.

Veja como é uma grande cadeia de benefícios, capaz de tornar a empresa próspera no mercado. Tudo isso representa uma receita mais robusta e, ao gerenciar bem os custos, uma maior lucratividade para a companhia de modo geral.

A atração e retenção de talentos progride

Não é nenhum pouco fácil encontrar e manter mão de obra qualificada nas empresas brasileiras. Segundo relatório do ManpowerGroup, a nação verde e amarela está entre os cinco piores países para adquirir gente talentosa.

Diante disso, é importante ter uma boa estratégia de atração e retenção de talentos. Para tanto, algumas das maiores corporações do mundo investem em ações de endomarketing e na criação de uma marca empregadora. Mas tudo deve começar por uma boa gestão de RH.

Empresas que oferecem agradáveis condições de trabalho são 76% mais atraentes, segundo relatório divulgado na revista Exame. Dessa forma é possível atrair profissionais acima da média, e mais, retê-los no ambiente interno da empresa.

É importante destacar que hoje não basta contratar talentos, é preciso mantê-los. A elevada rotatividade gera uma série de problemas, como: altos custos de rescisões, gasto de tempo em novos processos de recrutamento e acúmulo de trabalho para poucos funcionários.

A companhia torna-se mais inovadora

A inovação é um importante elemento para criar empresas sólidas e longevas. Imagine marcas como General Electric e 3M Company, centenárias, sem boas inovações nunca conseguiriam ser tão duradouras e resistentes às crises.

Se também deseja construir uma companhia assim, que resista ao tempo, invista na gestão de pessoas. Os colaboradores, quando inspirados, são muito mais inovadores e conseguem encontrar soluções criativas para os problemas, mesmo os mais simples.

Uma dica importante é arquitetar um espaço de trabalho agradável. Verifique a ergonomia dos móveis, divisórias dos salas e assim por diante. Algumas empresas vão muito mais longe — a Walmart tem até minicampo de golfe em sua sede brasileira.

Veja como a gestão de pessoas não é um simples custo. Pelo contrário, esse é um dos investimentos mais valiosos que qualquer organização pode fazer. Invista em seus funcionários, melhore o espaço de trabalho e os processos existentes.

Agora que está por dentro do assunto e compreende a importância da gestão de pessoas, aproveite para continuar aprendendo. Siga-nos no LinkedIn e Instagram!

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