Há muitos bons escritórios de advocacia por aí, portanto, realizar um trabalho de qualidade já não é o suficiente para diferenciar a sua empresa. Então, como fidelizar clientes na advocacia?
Conquistar a fidelidade dos seus clientes é fundamental para a sustentabilidade do seu negócio, afinal de contas, quanto mais gente você atender, melhores serão as possibilidades de obter bons resultados financeiros. Além disso, uma pessoa satisfeita tende a trazer outras ao escritório, especialmente porque a advocacia é um trabalho que exige confiança entre as partes e as indicações têm um peso enorme.
Essa é uma missão que demanda muita força de vontade, não é mesmo? A fim de ajudar você, preparamos esse post com boas dicas. Continue lendo e descubra como conquistar e, principalmente, manter clientes no seu escritório!
Quando um potencial cliente chegar em seu escritório, trate-o com tanta paciência e respeito quanto você trataria alguém que já lhe rendeu dinheiro. Afinal, nessa área, os ganhos financeiros não são imediatos — é preciso construir uma relação de confiança.
Isto significa ter transparência em todos os sentidos. Em primeiro lugar, não seja o tipo de advogado que ajuíza ações irresponsáveis, sabendo que o envolvido tem pouquíssimas chances de obter algum ganho, pois não está com a razão nem tem provas de suas alegações.
Os advogados que se envolvem neste tipo de processo, comumente chamados de aventuras jurídicas, ficam com uma péssima reputação em seu meio. Além, é claro, de perder o cliente, que perceberá que foi enganado.
Também é muito importante manter seu cliente atualizado e responder todas suas dúvidas da maneira mais compreensível que puder. É preciso tranquiliza-los quanto a ações que demoram muito (as previdenciárias, por exemplo), pois é comum que o cidadão médio desconfie de seu advogado nestes casos.
Para fidelizar clientes na advocacia, é muito importante evitar e aplacar qualquer desconfiança que ele possa ter em relação à sua idoneidade.
Não há como fidelizar clientes na advocacia se eles não sentirem que o processo está evoluindo. Para a maioria dos atos processuais, temos quinze dias de prazo. No novo Código de Processo Civil, o prazo passou a ser contado em dias úteis, o que significa por volta de vinte dias corridos. Então, não faça na última hora.
Assim que receber uma publicação intimando-o a realizar algum ato no processo, comece a trabalhar nisso. Se fizer sua parte logo, o andamento processual terá uma duração muito menor, o que significa que você e seu cliente serão beneficiados de maneira mais rápida.
Obviamente, não há só um processo para cuidar; mesmo escritórios pequenos podem lidar com um fluxo bem pesado de trabalho, por isso, é fundamental otimizar sua rotina de trabalho e utilizar ferramentas digitais que auxiliem na compilação de publicações jurídicas.
Utilizar a tecnologia a seu favor é a melhor forma de poupar tempo e esforço em tarefas secundárias, focando-se no que é importante e evitando a perda de prazos. Com isso, você conseguirá entregar um trabalho de melhor qualidade por poder fazê-lo com mais calma.
Um ótimo diferencial em como fidelizar clientes na advocacia é manter um blog cujos textos respondam as suas principais dúvidas e ensinem a eles um pouco sobre o universo jurídico. Baseie-se nas dúvidas comuns recebidas em seu escritório na hora de elaborar as suas pautas.
Você pode escrever seus próprios artigos, mas o ideal é contratar um profissional ou empresa especializada em marketing de conteúdo, que combinará informações relevantes e técnicas que trarão maior visibilidade à sua empresa, além de manter um fluxo de postagens sem ocupar o seu tempo.
Esta é uma das melhores estratégias pois, além de fidelizar clientes, dando-lhes as informações que eles procuram e fortalecendo a sua imagem como especialista no assunto, o seu escritório também atrai novas pessoas.
Não se esqueça de aliar esta poderosa ferramenta a um serviço de newsletter de modo que os clientes saibam quando houver um conteúdo novo e outras informações relevantes, como participação do escritório em palestras, seminários etc.
Dar atenção às dúvidas do cliente, ao andamento processual e às demais tarefas essenciais do escritório, como fazer cobranças e pagamentos, parece muita coisa? Sim, porque é!
Sendo assim, é fundamental que, além de ter recepcionista, contador e uma equipe de advogados, você tenha pessoas que possam desempenhar atividades variadas. O ideal para isso é ter estagiários de direito e advogados recém-formados.
Eles poderão encaminhar cartas e ofícios, responder a dúvidas básicas dos clientes, ir ao fórum para olhar processos e protocolar petições, entre outras atividades. Essas são tarefas menores, porém, aliadas ao serviço normal, consomem muito tempo. Explique bem como fazê-las e saiba delegar, de forma que você possa focar-se no que é complexo.
Essa é uma dica de ouro sobre como fidelizar clientes na advocacia: um advogado deve tornar a vida deles mais fácil. Seja acessível e ofereça opções — por exemplo, se ele tem uma dúvida simples, que não depende da visualização de nenhum documento, atenda-o por telefone. Qualquer pessoa fica satisfeita em não precisar se locomover para resolver uma questão menor.
Ofereça também a opção de tirar dúvidas por e-mail. Geralmente, são dúvidas pouco complexas, que sua equipe de apoio conseguirá responder, mas que são importantes a quem pergunta.
Não se esqueça do conforto físico: tenha uma sala de espera bem planejada, com assentos confortáveis, água, televisão etc. Esse é o momento para criar uma impressão positiva. Assim, mesmo que seu escritório não fique em uma localização tão privilegiada, os clientes vão querer voltar.
Fazer canetas com o contato gravado é uma ideia clássica que faz com que a pessoa se lembre de você sempre que precisar. Mas é possível ir além, prestando serviços acessórios que são simples para o advogado, mas muito convenientes aos clientes.
Por exemplo, quando seu contratante é uma empresa que lhe proporciona um bom lucro, você pode oferecer serviços relacionados a consultoria jurídica, mesmo que ela tenha um departamento jurídico próprio — nestes casos, o profissional de seu escritório atuará orientando os advogados da empresa em questões diversas.
No caso de pessoas físicas, ofereça suporte — gratuitamente ou a um preço baixo — quando elas forem assinar contratos simples, como de aluguel de imóvel. Certamente a maioria de seus clientes tem muitas dúvidas neste sentido, mas desvendar cláusulas contratuais será uma tarefa fácil mesmo para sua equipe de apoio.
Uma dica final: envolva o seu time na missão de alcançar a fidelização e oriente a todos a lidar cordialmente com os clientes. Além disso, mesmo quando delegar tarefas, acompanhe a execução de tudo para se certificar de que a qualidade está sendo mantida — afinal de contas, é o seu nome que está em jogo, não é mesmo?
Saber como fidelizar clientes na advocacia é saber como ganhar dinheiro e, ainda mais importante, conquistar uma boa reputação. Por isso, essa é uma das tarefas cruciais em um escritório e depende de toda a equipe.
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