Entenda os impactos da Reforma Trabalhista nos processos judiciais

Mãos de advogado sobre papel, explicando os impactos da reforma trabalhista, e balança da justiça em primeiro plano

A Reforma Trabalhista completa, em novembro de 2019, dois anos. Ela trouxe significativas alterações na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), visando proporcionar uma modernização da Lei, maior eficiência para o mercado e mais responsabilidade social. 

Depois que a lei 13.467 entrou em vigor, em novembro de 2017, o cenário mudou. A partir de então, o número de casos novos distribuídos mensalmente na Justiça do Trabalho despencou drasticamente, sendo bem inferior ao de todos os meses de 2016 a novembro daquele ano, segundo dados da Kurier.

“A queda de distribuição de processos foi um represamento cauteloso e estratégico diante do seu ineditismo, apesar dos dados referentes ao período de dezembro de 2017 a maio de 2018 mostrarem um retorno no crescimento das distribuições”, Pedro Neto | Head of Legal – Kurier.

Ainda, com base nos dados dos meses referentes ao período de janeiro a dezembro de 2018, frente aos riscos de distribuir ações trabalhistas temerárias e visando uma maior proteção do direito dos seus clientes, os advogados permaneceram cautelosos, uma vez que a reforma trouxe alterações significativas em relação à:

  • Obrigatoriedade de pedidos certos e determinados;
  • Condenação em custas e honorários sucumbenciais para os Reclamantes;
  • Relativização do instituto in dubio pro trabalhador.

Entretanto, a Reforma Trabalhista não reduziu de forma permanente os altos índices de distribuição das ações. Os dados de janeiro a maio de 2019 revelam que ainda não existem indicativos suficientes para uma resposta certeira sobre o assunto.

Diante deste cenário, não podemos esquecer que estamos em um processo de disruptura, onde as instituições acreditam que conciliar é o melhor caminho. Até lá, provavelmente, contaremos com oscilação no índice de crescimento e no comportamento dos processos trabalhistas nos próximos meses.

Quer ter mais Insights sobre o mundo jurídico? Assine agora nossa newsletter e fique por dentro de várias novidades.

Compartilhar:

Mais artigos

Imagem ilustrativa de "sistema para escritório de advocacia" com advogado mexendo em computador e imagem de tela transparente

Inteligência artificial aplicada à Área Jurídica

A possibilidade do uso da Inteligência Artificial pelos profissionais do âmbito do Direito, sobretudo os que atuam em escritórios de advocacia e grandes departamentos jurídicos, muitas vezes geram dúvidas e algum nível de insegurança quanto à conformidade com as leis.

advogados se cumprimentando e refletindo uma parceria de sucesso no escritório

Precatórios como oportunidade de negócio para empresas 

Precatórios são ativos judiciais baseados em requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário e direcionadas à cobrança de dívidas que a Fazenda Pública (União, Estados, Municípios e suas autarquias) tem com particulares (pessoas físicas ou jurídicas), geralmente resultantes de decisões judiciais definitivas.

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial