O mercado da advocacia mudou bastante ao longo dos últimos anos e a grande responsável por essas transformações é a tecnologia da informação, que hoje oferece soluções em automação, como o acompanhamento de processos jurídicos, gestão de documentos eletrônicos, gestão de clientes, de processos e muito mais!
Investir em tecnologia é essencial para prestar um serviço de primeira qualidade aos clientes, que a cada dia estão mais exigentes. Além disso, é também uma exigência no sentido de acompanhar os próprios tribunais, que também vêm investindo bastante.
Com isso em mente, preparamos um post destacando as principais vantagens em poder contar com a ajuda da tecnologia quando o assunto é o acompanhamento de processos. Confira!
Antes de qualquer outra coisa, é preciso destacar que toda e qualquer iniciativa no sentido de modernizar a estrutura do escritório de advocacia com um software de gestão voltado para a área resultará em um ambiente de trabalho mais organizado.
Sabemos que um erro no exercício da advocacia, como a perda de prazo, por exemplo, pode causar um prejuízo enorme para o cliente e para o escritório. A melhor forma de evitar esses erros é a organização.
Quando o advogado tem a certeza que as informações importantes chegarão até ele no momento em que precisar, não há mais necessidade de manter diversas abas abertas no navegador ou dezenas de pastas empilhadas sobre a mesa.
A implementação de um software jurídico não beneficia apenas os usuários diretos do sistema, isto é: os advogados. O cliente também é capaz de sentir uma diferença na qualidade do serviço que lhe é prestado, especialmente no quesito atendimento.
Imagine, por exemplo, que o departamento jurídico do cliente disponha de um software de acompanhamento de processos. A probabilidade de que ele, ao ser notificado de algum andamento processual importante, venha a ligar para o escritório para saber por que a audiência foi desmarcada ou qual seria a melhor estratégia para recorrer da sentença que acabou de ser publicada.
Se o advogado contratado não tiver acesso à informação em tempo real, estará sempre a um passo atrás.
A tecnologia transformou o modo como nos comunicamos, estudamos, consumimos e, é claro, os serviços advocatícios não ficaram de fora desta revolução. O mundo está cada dia mais integrado e o advogado não pode se manter isolado do mundo, apenas dentro do escritório.
Com um software jurídico que oferece solução em acompanhamento de processos automatizado, os advogados da banca passam a ter o seu sistema totalmente integrado com os sistemas dos tribunais. Isso faz com que as informações venham até você e não o contrário!
A automação de processos dentro do escritório de advocacia significa que os advogados e funcionários administrativos não precisarão mais perder tempo com tarefas meramente mecânicas e repetitivas, como cadastrar processos no sistema, redigir petições sem modelos inteligentes, e, é claro, buscar o andamento processual atualizado a todo o momento nos sites dos tribunais.
Quando tudo isso deixa de ser uma questão, naturalmente, a gestão do escritório começará a pensar em enxugar a sua equipe ou deixar de contratar funcionários e advogados para emergências, reduzindo seus custos operacionais, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Um dos maiores custos dentro do passivo de uma empresa brasileira é com a locação ou aquisição de uma estrutura física, especialmente nas grandes cidades, onde o valor do metro quadrado não é nada barato!
A automação de processos jurídicos permite que os escritórios funcionem com uma estrutura menor, porém, muito mais eficiente, pois precisarão de menos pessoas para realizar o mesmo trabalho.
Além disso, podemos dizer que o escritório também passa a imprimir menos quando tem acesso à tecnologia de ponta, o que, por sua vez, faz com que seja possível eliminar boa parte das pastas físicas, economizando espaço.
Quando o software é fornecido por uma empresa especializada, muito provavelmente o escritório também não precisará fazer a manutenção de servidores dentro de suas instalações, o que também poderia levar à ocupação de salas inteiras.
O advogado não pode mais correr o risco de ficar sem ter acesso a informações importantes em tempo real, o que é um verdadeiro desafio para um profissional com uma rotina tão dinâmica.
Ainda, por sorte, a tecnologia permite com que ele leve tudo o que precisa na palma de sua mão com apenas um smartphone e uma conexão com a internet. Assim, será possível otimizar o seu tempo e trabalhar enquanto aguarda audiências no fórum ou realiza diligências em órgãos públicos, por exemplo.
Deixamos por último uma das vantagens mais importantes trazidas pelos softwares que facilitam o acompanhamento de processos: o aumento da produtividade dos advogados da banca.
Se pararmos para observar a rotina de um escritório que ainda não tem a tecnologia como aliada, veremos que os advogados não são aproveitados no máximo do seu potencial. Ao contrário, passam boa parte do seu tempo empenhados em tarefas que não precisariam ser feitas por eles.
Você já parou para pensar em quantas horas por mês os advogados da sua banca passam buscando informações sobre causas nos portais dos tribunais? Se eliminarmos todo esse tempo, ele certamente poderá se envolver com novos processos ou projetos dentro do escritório.
É o que acontece nos maiores e mais modernos escritórios em todo o país: os advogados são chamados a intervir pessoalmente apenas quando há necessidade de tomar uma decisão de natureza jurídica ou praticar um ato privativo de advogado, como redigir uma petição ou realizar uma audiência.
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que a tecnologia aplicada ao acompanhamento de processos jurídicos também ajuda os escritórios de advocacia a se tornarem mais sustentáveis, na medida em que deixarão de imprimir centenas de milhares de páginas todos os anos.
E aí, ainda não está convencido de que um software de gestão pode revolucionar o acompanhamento de processos dentro do seu escritório? Então, entre em contato com o nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas!
Em 2024, a Kurier chega à Fenalaw com uma série de atualizações e lançamentos que…
O Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) é uma ferramenta que chega para centralizar todas as comunicações…
Kurier participa da AB2L Lawtech Experience 2024
A cada 3 meses o sistema de gestão jurídica Kurier Meridio ganha uma nova atualização.…
Hoje, num mundo cada vez mais dinâmico, repleto de inovação e criatividade, a violação de…
Proteção às Florestas no Brasil: um compromisso com a sustentabilidade e a legislação ambiental