Para ser eficiente, a gestão jurídica precisa contar com agilidade e a capacidade de prever algumas tendências processuais. Acompanhar os Diários de Justiça, por exemplo, é uma maneira de fazer um monitoramento dos autos nas varas e comarcas brasileiras. Tais informações podem ser cruciais para um advogado, servindo como insumos para a tomada de decisões. Por isso, a ferramenta Kurier Analytics proporciona uma verdadeira revolução no setor.
Kurier Analytics é uma plataforma de Jurimetria, que proporciona a compreensão de dados e processos por meio de modelos estatísticos. Ela utiliza a Big Data da Kurier, que contem aproximadamente 1,4 bilhões de processos jurídicos registrados, e tem como objetivo fornecer informações que podem ser cruzadas a fim de gerar insights para ações e argumentações de defesa.
Para entender como o Kurier Analytics pode ajudar a revolucionar a sua gestão jurídica, continue a leitura. Neste post, você conhecerá o funcionamento, os benefícios e a otimização que a plataforma pode proporcionar.
A plataforma está estruturada para fazer o cruzamento de dados e oferecer respostas para as buscas realizadas pelos usuários. Todo o trabalho é realizado por amostras, que são informações coletadas dos tribunais brasileiros e dos Diários de Justiça.
Kurier Analytics tem dados dos processos que correm no âmbito federal, estadual e trabalhista. São ações dispostas para consulta. Além disso, a atualização é constante, recebendo aproximadamente 200 mil novos processos por dia.
As buscas são realizadas por termos, seguindo procedimento semelhante aos sites de buscas. Todas as informações são apresentadas de modo simples, possibilitando estudos de casos e análises de dados. Além disso, é possível fazer download em planilhas, a fim de incluí-las em apresentações, por exemplo.
A interface da plataforma é bastante intuitiva e disponibiliza vários filtros. Dessa forma, é possível consultar — em poucos minutos — todos os processos presentes no Big Data da Kurier. É possível, por exemplo, fazer levantamentos bem específicos, por tema, por período de tempo, puxando noções desde 2009.
Ao pesquisar qualquer termo, a plataforma oferecerá diferentes opções de visualização dos dados referentes a busca: mapa, gráficos e processos. Em mapas, é possível ver a distribuição geográfica das ações, dando números e porcentagens por Estado.
Dessa forma, caso o usuário esteja coletando ações relacionados ao setor da telefonia sem fio, por exemplo, será possível enxergar em qual região do país está concentrada a maioria dos processos, ou quem são os principais envolvidos. Esse tipo de visualização possibilitada a equipe jurídica a agir preventivamente, estudando o histórico das porcentagens anualmente, a fim de analisar as tendências nesse setor.
Ao optar pela visualização em gráficos, a tela oferecerá opções de informações específicas, como “réu”, “nome da parte”, “temática da ação” etc. Dessa forma, é possível fazer múltiplas seleções e cruzar os dados para uma análise mais precisa.
Esses insumos são essenciais para criar insights para soluções e tomadas de decisões. Assim é possível identificar, por exemplo, quem são os principais advogados ofensores em determinadas temáticas, podendo fazer um detalhamento sobre os resultados dos últimos casos julgados.
Já em processos, é possível estudar os casos encerrados e o andamento dos que ainda estão sendo julgados em todas as varas e comarcas do Brasil. Dessa forma, dá para traçar um perfil das ações dos profissionais envolvidos e do setor de mercado específico.
Para exemplificar, caso uma empresa esteja estudando a concorrência, ela poderá verificar os resultados dos processos, analisando quantos casos são vencidos pela indústria e quanto são favoráveis para quem move a ação. Esta análise profunda permite a conferência das temáticas das ações, evidenciando os pedidos que a empresa está sofrendo.
A plataforma ainda permite comparar a jurisdição. Com esses estudos em mãos, a equipe de advogados que representa a empresa poderá entender o panorama judicial do mercado, tomando decisões para agir preventivamente e evitar tornar-se alvo de processos como a concorrente em questão. Ou ainda, melhorar no preparo de uma defesa, tendo como base decisões já proferidas em casos semelhantes.
A otimização na coleta de dados é fundamental para agir preventivamente e permitir agilidade no processo de tomada de decisões. Todo levantamento efetuado pela plataforma Kurier Analytics pode ser realizado em minutos, evitando o trâmite de consultar pessoalmente cada um dos tribunais e varas de determinada região.
A plataforma trabalha com processos ativos, distribuídos, sentenciados e arquivados. Dessa forma, os advogados podem levantar os históricos de ações de determinado cliente, a fim de perceber quais são as temáticas, localizações e profissionais ofensores que estão envolvidos na maioria dos casos.
Assim, é possível promover uma gestão jurídica realmente eficiente. Antes mesmo de tornar-se responsável por representar determinado cliente, o escritório de advocacia — por exemplo — poderá decifrar todo o perfil da situação judicial sofrida por determinada empresa, em todas as comarcas em território nacional.
A plataforma oferece informações essenciais que podem determinar o rumo de um processo. Por exemplo, é possível levantar dados relacionados a determinado advogado. Número de processos movidos, temáticas das ações, porcentagem de êxito no tribunal etc. Dessa forma, a empresa ou escritório poderá ir mais preparada nos casos que são movidos por esse profissional, o que pode ser determinante para a vitória.
Como você pode perceber até aqui, a Plataforma Kurier Analytics permite ao advogado a agilidade no estudo dos processos e formatação da argumentação de defesa. Entretanto, ainda tem mais.
Para os escritórios de advocacia, por exemplo, o levantamento de dados sobre diferentes profissionais e empresas pode ser fundamental para a prospecção de novos clientes e advogados. Dessa forma, um escritório que está localizado em São Paulo poderá acompanhar todo o desenvolvimento judicial de um advogado ou empresa em qualquer lugar do país e, entrar em contato para um acordo.
Pensando em uma empresa, é possível garantir uma previsibilidade no mercado em relação aos casos judiciais. Para tanto, é necessário que a equipe jurídica acompanhe o levantamento das ações e faça um estudo sobre as tendências de processos que acontecem anualmente. É possível identificar, por exemplo, qual o período do ano que a maioria das ações são movidas, em quais regiões e as solicitações.
Dessa forma, é possível garantir para o escritório de advocacia ou empresa uma certa previsibilidade — ou seja, dá para articular ações para evitar litígios e promover uma gestão jurídica eficiente, otimizada e ágil.
Na atualidade, contar com a tecnologia é fundamental para atingir níveis de performance mais altos, atrelando redução de custos, ganho de tempo e agilidade. O Kurier Analytics promete ser um grande diferencial na gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas, promovendo acesso rápido a um acervo de processos e tornando-se uma verdadeira vantagem competitiva em um mercado cada vez mais saturado.
Quer conhecer a ferramenta na prática? Solicite agora uma demonstração!
Em 2024, a Kurier chega à Fenalaw com uma série de atualizações e lançamentos que…
O Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) é uma ferramenta que chega para centralizar todas as comunicações…
Kurier participa da AB2L Lawtech Experience 2024
A cada 3 meses o sistema de gestão jurídica Kurier Meridio ganha uma nova atualização.…
Hoje, num mundo cada vez mais dinâmico, repleto de inovação e criatividade, a violação de…
Proteção às Florestas no Brasil: um compromisso com a sustentabilidade e a legislação ambiental