O meio jurídico ainda é permeado com restrições e uma certa cultura de conservadorismo com relação à tecnologia e à modernização de processos. Dessa forma, a inovação na advocacia é um assunto ainda polêmico e pouco estimulado no meio profissional.
Todavia, a tecnologia e a inovação são conceitos que vieram para mudar completamente a forma como o mundo se comunica. Assim, é natural que o meio profissional e as áreas de conhecimento também se influenciem e beneficiem-se com essas mudanças.
Vale destacar que a inovação na advocacia não exige uma mudança comportamental massiva de um escritório. Assim, não é necessário mudar todos os processos e alterar totalmente a cultura do negócio. Todavia, é necessário conhecer as novas tecnologias e implementar as soluções inovadoras que podem agregar valor.
Nesse sentido, elaboramos este artigo sobre inovação na advocacia. Ele traz um panorama amplo a respeito do tema e de como o meio jurídico pode se adaptar à nova realidade do mercado.
Como já mencionado, a inovação e a tecnologia vêm se destacando cada vez mais no mercado como um todo e, dessa forma, não é diferente com o ramo do Direito.
Entretanto, a grande diferença está no conservadorismo dessa área e na dificuldade em aceitar essas mudanças e adaptar-se a elas.
Os novos profissionais que têm entrado no mercado de trabalho já demonstram uma mudança no comportamento com a implementação de negócios que utilizam a tecnologia extensivamente, não só para o processo de gestão, como também para o atendimento ao cliente, as estratégias de marketing etc.
Em um mercado competitivo como esse, oferecer diferenciais no atendimento e na agilidade dos processos de gestão pode ser o “pulo do gato” para quem deseja se destacar da concorrência.
Você deve estar se perguntando: “como a inteligência artificial pode influenciar se o trabalho do advogado é baseado em leis e na subjetividade de interpretações?”.
Bem, sem dúvidas, a inteligência artificial nunca vai substituir um profissional da área do Direito, já que o seu trabalho é essencialmente teórico. Todavia, mesmo que não seja uma substituta, ela é uma excelente aliada na otimização e na gestão do trabalho desse profissional.
O modelo tradicional de advocacia não atende mais às exigências e necessidades do mundo atual, por isso, a mudança de mentalidade e o reconhecimento de necessidade de adaptação exigem uma ação urgente por parte desses profissionais.
Uma das principais características, que também é uma vantagem com peso significativo, diz respeito à questão de produtividade. A inteligência artificial, por meio dos seus métodos, ferramentas e aplicações, influencia fortemente os índices de produtividade de um escritório de advocacia.
Com softwares de gestão, por exemplo, todas as informações referentes a audiências, prazos processuais, reuniões estratégicas, recebimento de honorários etc. estão agregadas em um único lugar.
A associação dessas informações e a possibilidade de acessar dados e emitir relatórios com rapidez trazem muito mais produtividade, reduzindo o tempo dedicado para, por exemplo, montar uma agenda semanal, revisar o recebimento de honorários, elaborar relatórios de produtividade etc.
Você deve estar se perguntando: “afinal, como eu posso inovar em meu escritório?”. A resposta é simples: adotando ferramentas específicas de inovação. Quer saber quais são elas? Confira, a seguir, algumas das ferramentas mais utilizadas para inovação no setor jurídico.
É de conhecimento de todo advogado que o marketing é um assunto sensível e que deve ser muito bem estudado dentro do contexto de um escritório de advocacia, já que o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil traz diversas orientações e restrições quanto à propaganda por profissionais advogados.
Todavia, esse não é um impedimento para a aplicação de estratégias de marketing jurídico no seu negócio. Ao contrário, é extremamente necessário e importante construir uma presença online, pois é na Internet que se encontram os seus futuros clientes.
Dessa forma, a inovação na advocacia está, sim, relacionada ao marketing jurídico, sendo essa uma excelente ferramenta para compartilhar conteúdos de qualidade e alcançar o seu público-alvo.
Outro aspecto relacionado à inovação na advocacia é vinculado à questão do atendimento. Estar presente e responder às dúvidas dos seus clientes com agilidade e precisão é um diferencial procurado pelo público de escritórios de advocacia.
Como inovar no atendimento? Utilizando apps, como WhatsApp e ChatBot — esse segundo é uma espécie de “robô” que oferece atendimento automatizado no site do escritório.
Os softwares jurídicos são uma das ferramentas mais interessantes dentro dessa ideia de inovação e otimização das tarefas do escritório de advocacia. Talvez, em razão da sua popularização nos últimos anos, seria até um pouco exagerado tratar esse recurso como uma inovação, já que ele é quase obrigatório nos estabelecimentos do ramo atualmente.
Muito comum em escritórios maiores, o recurso ainda é um desafio de implantação nos escritórios pequenos, que têm um quadro menor de advogados. Todavia, todo negócio que deseja crescer precisa adquirir um software jurídico.
Softwares jurídicos oferecem funcionalidades importantes para a gestão eficiente do escritório, bem como para a redução do risco de perder prazos ou audiências, por exemplo. Essas ferramentas beneficiam o negócio em diversos aspectos, trazendo agilidade e praticidade à rotina diária do advogado.
Conhecer as opções disponíveis no mercado e buscar uma ferramenta que se ajuste às necessidades do seu escritório é uma tarefa fácil, já que existem empresas consolidadas no segmento que atuam especificamente com softwares jurídicos, oferecendo exemplos de diversos cases de sucesso.
Assim, inovar e melhorar o desempenho do seu escritório está exclusivamente nas suas mãos. Busque informações, esteja por dentro das notícias e soluções relacionadas à tecnologia e advocacia e invista no crescimento e no desenvolvimento saudável e eficiente do seu negócio.
Comece agora mesmo a traçar a estratégia de inovação do seu estabelecimento, aproveite os resultados e adapte-se às necessidades do mercado, oferecendo qualidade e diferencial nos atendimentos aos seus clientes e resultados eficientes para o seu negócio como um todo.
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