Produtividade e Organização

Entenda a migração de dados para um novo sistema

Quando você percebe que precisa de mais praticidade e organização para o seu escritório ou o departamento jurídico da sua empresa, que é preciso ter mais robustez e eficiência nos seus processos ou algo parecido, você começa a considerar a migração de dados para um novo sistema.

A partir disso, surge a necessidade de buscar por opções que atendam suas demandas. A ideia de fazer a transição de todos os dados importantes, porém, pode gerar uma grande insegurança na pessoa responsável pela decisão.  

Será que dá para transferir todos os arquivos sem prejuízo? Vou perder alguma informação? Demora para fazer a mudança? Pensando nisso, trouxemos este artigo para ajudar a responder como funciona a migração de dados para um novo sistema. 

O que é migração de dados 

Migração de dados nada mais é do que a transferência de informações armazenadas em um local para outro destino. Os dados devem estar salvos em algum arquivo, dentro de algum sistema, e vão ser passados para um novo.  

Essa mudança geralmente é necessária quando a forma que você utiliza atualmente já não atende mais suas necessidades. Se você precisa melhorar sua gestão, otimizar seus processos, garantir mais segurança, eficiência e produtividade para seu trabalho e/ou da sua equipe, a migração de dados para um novo sistema é fundamental.  

Como funciona a migração de dados para um novo sistema

Esta é uma tarefa que precisa de cuidado e atenção para evitar problemas durante o processo e mais gastos até a sua conclusão. Então, para que a transferência dê certo, é necessário fazer todo o planejamento para essa transição. 

Agora que você já sabe que precisa de um novo sistema, o passo seguinte é se reunir com a empresa que vai fornecer o novo serviço. Neste momento, vocês vão preparar o plano da migração de dados. Esta fase vai direcionar todo o trabalho, alinhar as etapas e demandas, cronograma, custos, e responder dúvidas. 

Feito isso, o cliente agora deve enviar sua base de dados para que a empresa inicie a transição das informações. A complexidade e o prazo desta operação vão depender de alguns fatores. São eles: a quantidade de dados que serão migrados, se eles estão armazenados em planilhas, ou em algum banco de dados, que varia de acordo com o fornecedor. 

Para que o processo seja concluído, o cliente precisa validar a migração dos dados. Por isso, durante o período de execução da tarefa, o cliente e a empresa fornecedora do serviço devem estar muito próximos, sempre trabalhando em conjunto.  

Após validar as informações, o cliente passa pelo treinamento e acompanhamento. Aqui ele aprende a usar o novo sistema, e, enfim, acontece a homologação e conclusão do processo. 

Desafios da migração

Assim como em qualquer operação, a migração de dados também está sujeita a dificuldades. A maior delas é manter a integridade de todas as informações. Porém, é fácil resolver este problema se você escolher uma empresa experiente e cuidadosa na oferta deste tipo de serviço. 

Pode ser que algumas informações não consigam ser recuperadas, porém uma empresa expert vai passar essa informação para o cliente e as possíveis formas de solucionar a questão.   

Além disso, uma característica que precisa ser mencionada é a interoperabilidade, que pode ser compreendida como a capacidade que diferentes sistemas da informação têm de conversar entre si, de forma que os dados possam ser migrados de um para o outro de maneira eficiente e eficaz. 

Um outro ponto que também merece atenção é a adaptação das informações para o novo sistema. Por isso é tão importante o cliente estar próximo à empresa no momento da migração e validar a operação.  

Como escolher o melhor sistema

O melhor sistema é o que garante tudo o que você precisa, de forma prática e rápida. Afinal, é ele que vai atender todas as necessidades do seu escritório de advocacia e/ou do departamento jurídico da sua empresa, gerando eficiência, aumentando a produtividade, provendo segurança e controle de suas tarefas. 

O Kurier Meridio é o sistema de gestão jurídica a solução da Kurier que tem uma abrangência de funções e atende aos mais diversos tamanhos e segmentos de negócios, com tudo o que você precisa. Assim, ele permite a organização de processos, demandas, agendas e prazos, custas processuais, advogados terceirizados, dashboard e relatórios, mantendo todas as informações necessárias em um só lugar. 

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Kurier

Há mais de 20 anos a Kurier ajuda a impulsionar a atuação de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e empresas do país utilizando dados jurídicos como insumo principal.

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