Uso das ferramentas de tecnologia a favor da advocacia

Imagem de Gustavo Rocha, homem branco de óculos e cabelo curto, em fundo azul com texto escrito "uso das ferramentas de tecnologia a favor da advocacia"

Por Gustavo Rocha*

Circulou nas redes sociais um vídeo onde um advogado compartilha a tela durante audiência do TRT, portanto dentro de um ato formal, e restou mostrando muito além do que ele gostaria, posto que abriu uma janela de um aplicativo de troca de mensagens e escreveu um xingamento à juíza que estava presidindo a sessão.

Tal situação pode ter até um cunho jocoso, entretanto, reflete claramente a dificuldade que muitos profissionais têm com as novas tecnologias, sendo a realidade fática da advocacia e seus meandros perante o Judiciário.

Diante de tais fatos, resta o questionamento: o que fazer?

Não há uma solução mágica para que os profissionais possam se adaptar as realidades existentes, todavia, um dos caminhos é começar a perceber que a mudança será permanente e significativa na profissão como um todo, sendo essencial ao seu mister.

Alguns exemplos práticos das mudanças ocorridas recentemente e os aspectos que podemos trilhar para utilizar essas novas tecnologias de uma maneira mais eficiente e eficaz:

1. Audiências virtuais: O compartilhamento de tela é apenas uma das situações que devemos nos atentar, e para tanto, a dica é que ao clicar no botão de compartilhamento o profissional utilize um navegador que permite mostrar uma única aba ou apenas a janela que está aberta. Como sugestão, indicamos o navegador Chrome do Google.

Ainda neste sentido de audiências, devemos ter um cuidado com a configuração do sistema utilizado pelo Judiciário para realização da mesma. Sistema este que pode ser o Google Meet, o Zoom, o Cisco Webex, entre outros, cada um com suas particularidades, funcionalidades e requisitos para funcionar adequadamente.

2. WhatsApp: Já se tornou um aplicativo de troca de mensagens bastante utilizado e principalmente para a comunicação entre o cliente e o advogado, tendo tentativas do Judiciário para oficializá-lo entre a comunicação do advogado e os tribunais.

Outrossim, importante que o advogado perceba que apesar da ferramenta ser muito útil, prática, proveitosa para se ganhar tempo, ela contém alguns requisitos técnicos que podem atrapalhar a prova ao ser juntada nos autos. Por isso, ao receber um documento, em especial vídeos, áudios ou arquivos maiores, observe no computador e não no celular, se o mesmo não foi corrompido, ou veio com uma qualidade menor do que o original.

3. Atendimentos virtuais a clientes: No momento de enfrentando à pandemia e de dificuldade de acesso presencial, tornou-se mais comum a usabilidade de ferramentas que aproximem as partes. Para muitos advogados tal situação é complexa, para outros até mesmo pouco utilizada, entretanto percebemos claramente que o futuro nos reserva a tecnologia de substituir ou pelo menos diminuir os atendimentos presenciais em prol dos virtuais.

Por esta razão, aprender a utilizar as ferramentas de salas virtuais, suas potencialidades de compartilhamento de tela, gravação das reuniões (desde que autorizada pelas partes, obviamente), entre outros, pode ser um diferencial competitivo.

Assim, devemos ter a tecnologia como uma aliada a advocacia e não um fardo a ser carregado pelo advogado.

E para que isso aconteça de forma clara e objetiva, o profissional deve se habilitar cada vez mais no uso destas, compreendendo que não se trata de um capricho, mas sim de uma necessidade que a profissão impõe para ser bem executada.

Um fraterno abraço,

Gustavo Rocha

Coloco o meu endereço de e-mail à disposição dos leitores. Comentários, sugestões etc. serão bem-vindos: gustavo@gustavorocha.com

*Gustavo Rocha é consultor em Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégico. Coordenador do Grupo de Estudos de Gestão de Escritórios e Advocacia da ESA/RS. Site profissional.

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial