Para que um escritório jurídico consiga ter bons rendimentos é indispensável que o ambiente de trabalho e a relação entre os colaboradores sejam harmoniosos e agradáveis. No entanto, melhorar o relacionamento entre funcionários de um escritório jurídico nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige esforços recíprocos que nem todos estão dispostos a ceder.
Esse dilema, enfrentado por muitos escritórios, pode ser solucionado com algumas dicas práticas que podem e devem ser implementadas. Sem dúvida, investir em ações que estreitam os relacionamentos entre funcionários é a chave para garantir o sucesso do escritório e de todos os envolvidos, já que permite uma rotina saudável e, consequentemente, o aumento da produtividade.
Confira a seguir como melhorar o relacionamento entre funcionários de um escritório jurídico:
Para saber o que está acontecendo dentro do ambiente de trabalho, é necessário reservar um tempo para ouvir os funcionários, pois só assim será possível entender a raiz do problema. Mas não basta apenas ouvi-los, é preciso levar em consideração todas as reclamações e tomar atitudes para melhorar a convivência.
Por isso, reunir os colaboradores mensalmente para debater sobre as formas de execução do trabalho pode auxiliar no desenvolvimento da equipe. É uma prática que, embora simples, traz os mais variados benefícios, visto que é possível prever certos conflitos e solucioná-los previamente.
Além disso, quando o funcionário tem a chance de manifestar sua opinião, ele se sente mais confiante e, consequentemente, mais valorizado, já que percebe a sua importância para o sucesso e o bom desenvolvimento do escritório.
A busca do reconhecimento pelos trabalhos que desempenha é natural do ser humano, pois isso traz a ele motivação e confiança para continuar prosseguindo. Os benefícios desse reconhecimento são muitos: aumento da produtividade, motivação e disposição para o trabalho e o atingimento das metas individuais.
Essa técnica pode ser feita de várias formas, tais como elogios escritos, reconhecimento público, pessoalmente ou por meio de e-mails. Isso faz com que os grupos de trabalho sejam mais eficientes e permite o desenvolvimento competitivo saudável, contribuindo para o retorno financeiro do escritório.
Para implementar essa técnica, é necessário um período diário para analisar os trabalhos desenvolvidos, momento em que será possível observar quais funcionários merecem destaque e aqueles que precisam de maiores incentivos.
Uma prática muito comum é o chamado “funcionário do mês”, referente ao profissional que se destacou de acordo com critérios preestabelecidos pelo escritório, o qual receberá uma recompensa por isso — um dia de folga, uma vantagem pecuniária, um ingresso para um Congresso Jurídico etc.
Confraternizar permite uma aproximação entre os funcionários, de modo que estes podem se conhecer melhor e também formar laços de amizade. Equipes que trabalham sob pressão e rigidez não se sustentam por muito tempo.
Aproveite os aniversários, feriados e datas comemorativas para reunir o pessoal do escritório e fazer uma confraternização bacana. Além de ser uma forma de propiciar o lazer, a criação de laços mais sólidos, a partir dessas confraternizações, torna o ambiente laboral mais tranquilo e saudável, contribuindo para o aumento da produtividade.
Para conseguir uma equipe satisfeita e produtiva, o investimento nos profissionais é de suma importância. Além de um bom salário, proporcionar treinamentos constantes é a chave para elevar os níveis da sua equipe.
Se deseja ter uma equipe de profissionais altamente preparada, invista no desenvolvimento pessoal e profissional. Conduza-a, sempre que possível, a cursos, palestras, congressos, feiras e outros eventos que possam servir para o amadurecimento profissional.
Não pense que investir nos seus funcionários é “jogar dinheiro fora”, pois essa prática, na verdade, é uma forma indireta de investir no seu escritório.
Atribuir responsabilidades aos funcionários é um modo de demonstrar a confiança que o escritório tem no colaborador, bem como de reconhecer a sua competência para o desenvolvimento da tarefa, o que o torna mais confiante para o desempenho de suas atividades.
Outro ponto positivo que essa prática gera é a maior possibilidade de reconhecer os profissionais que se dedicam exaustivamente para garantir o cumprimento das suas funções, de modo que aqueles que conseguem bater suas metas podem, aos poucos, ser “recompensados” com novas responsabilidades.
Esse fator é muito importante, já que permite o crescimento do funcionário dentro do escritório — o que é, sem dúvida, um atrativo para muitos profissionais. A impossibilidade de crescimento não gera expectativa positiva no trabalhador e, como consequência, torna-o improdutivo e infeliz profissionalmente.
Todo ser humano trabalha melhor quando é diariamente motivado a dar o seu melhor. Então, busque conhecer quem é esse profissional que trabalha no seu escritório, quais são seus projetos profissionais, quais são seus hobbies, enfim, entenda o que se passa na sua cabeça e, de posse dessas informações, alimente esses desejos juntamente a ele.
A motivação é o combustível da alma. Por isso, tenha profissionais motivados e terá o melhor escritório jurídico. Você perceberá que os níveis de produtividade são altamente elevados quando as equipes possuem um objetivo, um norte a perseguir, tanto pessoal como profissionalmente. Faça os testes e comprove as diferenças!
Garantir um convívio sadio entre os funcionários traz uma série de benefícios para o escritório, a começar pela melhora na qualidade dos serviços, na rapidez e na eficiência. Isso ocorre porque, quando uma equipe tem um bom relacionamento, os trabalhos são desenvolvidos com mais facilidade.
Além disso, é notório que manter relações positivas minimiza a ocorrência das doenças ocupacionais, pois muitas dessas enfermidades têm como causa o desânimo e o estresse. Sem falar, também, que as relações harmoniosas refletem uma imagem muito positiva do escritório, o que o torna mais atraente.
Melhorar relacionamento entre funcionários parece ser uma boa alternativa, não é mesmo? Como vimos, os resultados dessa prática são extremamente benéficos para aprimorar o desempenho do escritório jurídico, além de, é claro, contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.
Quer funcionários felizes e produtivos? Invista no relacionamento com eles e você se surpreenderá com os resultados!
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