Tecnologia

Como modernizar os processos com a tecnologia nos escritórios de advocacia

A tecnologia nos escritórios de advocacia é tão importante quanto o currículo dos profissionais jurídicos que almejam uma vaga na empresa. Afinal, ela envolve qualidade, inovação, organização, dentre outras características essenciais à gestão jurídica.

A inserção de recursos tecnológicos tende a agilizar os processos judiciais, compilar as informações necessárias e oferecer subsídios operacionais para diminuir a quantidade de documentos armazenados.

Além disso, a tecnologia nos escritórios de advocacia é vista pelos clientes como um serviço diferenciado, pois confere melhoria no atendimento, aperfeiçoa os fluxos e demandas jurídicas e gerencia toda a empresa.

Quer saber como modernizar um escritório de advocacia com a inserção tecnológica? Então, confira as orientações do post de hoje!

Quais os benefícios da inserção da tecnologia no meio jurídico?

O advento da tecnologia propiciou vantagens em todas as vertentes corporativas. A medicina se beneficiou com os diagnósticos rápidos, a engenharia, com a elaboração de plantas estruturais interativas, e o meio jurídico, com a interligação dos trâmites processuais.

Com um software direcionado ao meio jurídico, é possível cadastrar todos os dados do cliente, acompanhar as principais movimentações processuais, armazenar os pareceres emitidos pelos advogados e contabilizar os honorários acordados.

Além disso, é possível agrupar os clientes por áreas jurídicas, criar grupos sobre um mesmo objeto de ação, avaliar as percepções sobre os atendimentos e gerir toda a assistência jurídica prestada.

O software também serve com um gerenciador de processos, facilitando a busca por códigos, nome do cliente, tipo de ação impetrada e outras configurações que podem ser adicionadas, conforme a necessidade da empresa.

Algumas plataformas interligam a disponibilidade do advogado com o agendamento da secretaria e, com isso, podem indicar o melhor horário e o especialista no assunto jurídico solicitado.

Como implantar uma plataforma jurídica inovadora?

Assim como as atividades inerentes de um bom advogado, para implantar um software em um escritório de advocacia, é preciso coletar o maior número de informações, das mais diferentes fontes.

Uma reunião deve ser marcada entre os sócios e advogados para definirem as principais necessidades da empresa, quantificar o valor investido e assegurar boas negociações com a empresa de tecnologia contratada.

Para tanto, devem ser avaliadas as propostas existentes no mercado, verificar se alguma atende às solicitações de empresa contratante, fazer cotações, analisar custo-benefício e pedir referências para colegas de profissão.

Grandes escritórios de advocacia precisam de uma plataforma que contemple as particularidades das áreas jurídicas. Porém, um software pode atender a diversos nichos, uma vez que tem capacidade para se adequar ao cliente jurídico.

Um ponto relevante é o levantamento para dimensionar a complexidade dos processos acompanhados. Por exemplo, na área da família, os processos são diferentes dos trabalhistas, menos complexos que os tributários e mais complicados que os cíveis.

Logicamente, como se trata de um escritório de advocacia, é preciso analisar detalhadamente as cláusulas do contrato e acompanhar a implantação da plataforma. Será um diferencial se a empresa contratada oferecer treino ou apoio técnico aos funcionários nessa empreitada.

Como fazer a importação de forma adequada?

Após a definição da empresa que fornecerá o software, é crucial organizar o processo de importação dos dados. Nesse quesito, é necessário o engajamento de todos os membros para padronizar as tarefas e não desmembrar a ação já iniciada.

Dessa maneira, é importante programar a importação dos dados impressos de forma gradativa e criteriosa, considerando as lacunas do sistema informatizado para o preenchimento correto. Notadamente, é fundamental criar um planejamento para que essa adaptação não interfira nas atividades rotineiras da empresa.

Nesse ponto, serão analisados os documentos que deverão ser digitalizados e as informações que precisam de atualizações, ou mesmo aquelas que podem ser destruídas, conforme a análise dos advogados.

Assim como é possível entregar os documentos do cliente que não serão necessários, pois a ação já foi ajuizada. Essa atitude contribuirá para diminuir o volume de papel acumulado no escritório de advocacia.

Como interligar os diferentes setores da empresa?

Um sistema informatizado para a área jurídica deve interligar todos os setores do escritório. Além dos dados dos clientes, é importante fazer conexões com a agenda dos advogados, levantamentos dos custos processuais e cálculos de honorários por sócios e advogados e de outros custos administrativos para a manutenção do escritório.

Tais informações podem ser obtidas por meio da emissão de relatórios gerenciais que mostrem a real situação da empresa. Esses documentos fornecerão subsídios para mudanças estruturais e administrativas da empresa.

Como se trata de um negócio que precisa gerar vantagens financeiras, é importante pensar na lucratividade das ações geradas, na produtividade dos colaboradores, nas despesas fixas e flutuantes observadas ao longo do tempo.

A partir dessas pontuações, os gestores e sócios devem repensar as atitudes que caracterizem o principal objetivo da existência do escritório, ou seja, a sua missão. E, ao longo do tempo, precisam rever ou adaptar a visão de negócio.

Por que usar tecnologia nos escritórios de advocacia?

Os escritórios de advocacia precisam se adequar à nova realidade da prestação de serviços de qualidade. Na atualidade, tempo é uma virtude que deve ser bem explorada, com diálogos objetivos e ações precisas, e o sistema manuscrito, nesse sentido, já está ultrapassado.

Por isso, as estratégias tecnológicas vieram para diminuir o tempo gasto com a escrita de documentos e direcionar o foco para as questões dos clientes. Ademais, um sistema informatizado pode criar modelos de petições, reclamatórias trabalhistas, pedidos de ajuste de pensão alimentícia e outros, conforme a atuação da empresa.

Com isso, as questões advocatícias referentes à atuação do advogado poderão ser resolvidas mais eficazmente, ficando na dependência do prazo do intercurso processual, da interposição de recursos e de demais estratégias que influenciam no trânsito em julgado.

A inserção da tecnologia nos escritórios de advocacia é uma atividade gerencial que traz benefícios econômicos, administrativos e jurídicos importantes. Estes se relacionam à redução de custos com impressão e armazenamento de documentos, ao maior controle dos processos jurídicos e ao atendimento completo aos clientes.

Implantar um software pode parecer difícil em um primeiro momento, pois é necessário avaliar a melhor proposta, treinar a equipe jurídica e administrativa e acompanhar os resultados após a efetivação.  Porém, as vantagens poderão ser percebidas em curto, médio e longo prazos.

E você, já pensou em modernizar o seu escritório com software específico para a área jurídica? Quais são as suas dúvidas sobre tecnologia nos escritórios de advocacia? Está interessado em novos aprendizados?

Então, aproveite e leia também sobre o que não fazer no atendimento ao cliente em advocacia!

Kurier

Há mais de 20 anos a Kurier ajuda a impulsionar a atuação de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e empresas do país utilizando dados jurídicos como insumo principal.

View Comments

Recent Posts

15 séries de advogados que todo profissional da área deve assistir

Sua busca pelas melhores séries de advogados acabou! Selecionamos as principais para você curtir e…

2 semanas ago

Eventos para advogados: saiba quais são imperdíveis em 2025

Mantenha-se por dentro das novidades do mercado de um jeito fácil e prazeroso indo aos…

3 semanas ago

Direitos e aspectos jurídicos sobre o câncer no Brasil

O dia 4 de fevereiro marcou o Dia Mundial do Câncer, uma importante data para…

4 semanas ago