Confira como melhorar sua divulgação de escritório de advocacia

O senso comum pode dizer que marketing e escritório de advocacia não possuem qualquer relação. No entanto, nós sabemos que não é bem assim. O marketing jurídico, ou seja, aquele voltado à divulgação de escritório de advocacia, serve justamente para ajudar os advogados a aumentar o alcance do seu trabalho no mercado.

Veja neste blog post dicas que separamos para melhorar a comunicação do seu escritório!

Tenha um posicionamento online

É impossível manter a visibilidade do negócio sem uma plataforma on-line. Ela precisa ser a ponte (uma delas) entre você e o cliente.

Por isso, desenvolva um site com informações acerca do seu escritório e que conte um pouco da sua história. Lembre-se: as pessoas gostam de se conectar com as marcas. Se elas souberem como a empresa surgiu, por que foi criada e quais são seus princípios e ideais, confiarão no escritório mais facilmente e isso facilitará sua divulgação de escritório de advocacia.

Além disso, o site pode funcionar como uma plataforma de direcionamento para suas outras páginas on-line: redes sociais, perfis profissionais ou blogs da empresa.

Cuide da identidade visual

Uma das primeiras coisas que as pessoas notam (mesmo que de forma inconsciente), tanto na divulgação de escritório de advocacia como em um qualquer empresa, é a identidade visual. As imagens têm o poder de provocar sensações que, mais tarde, podem influenciar na decisão do cliente.

Por exemplo: existe um escritório de advocacia com um logotipo mal desenhado e colorido demais, e outro com um logo profissional e bem pensado para o negócio. Qual dos dois o cliente procurará antes?

Essa primeira impressão é natural. Todos os elementos de uma imagem ou de um ambiente estimulam determinados sentimentos, que podem ou não ter sido idealizados pelos designers do local.

Na comunicação, isso é chamado de semiótica. É a área que estuda como os símbolos e signos geram significados, sensações e impressões diferentes nos espectadores.

Portanto, explore esse poder de persuasão da imagem. No logotipo, nos posts de divulgação, no design do site e até mesmo no próprio escritório — a disposição dos móveis, as cores do lugar e a decoração também influenciam as pessoas.

Eduque os seus clientes

Um público educado não precisa ser convencido ou persuadido. Ele percebe que tem um problema e sabe que você pode ser a solução ideal.

Por isso, não hesite em investir no marketing de conteúdo. Crie um blog com posts sobre questões jurídicas que possam ser relevantes para o seu público-alvo, com respostas às dúvidas frequentes acerca do direito e com soluções que o seu escritório pode oferecer para os problemas dos clientes.

O mais interessante dessa estratégia é a prospecção passiva ou o Inbound Marketing. Você não precisará ir atrás dos clientes, mas os atrairá por meio do conteúdo interessante e relevante.

Apareça também nas mídias sociais

As redes sociais são plataformas essenciais para estabelecer um contato íntimo e espontâneo com o público. O ideal é que a divulgação de escritório de advocacia mantenha-se fiel à sua identidade, mas adapte-se às diferentes interações digitais.

Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram… Cada mídia tem o tom certo para a sua empresa e gera diferentes conexões com os usuários. Pense nas relações que você deseja estabelecer com o seu público para decidir quais redes sociais são mais interessantes para os clientes do seu escritório.

Lembre-se de utilizar as mídias sociais apenas como mais uma opção de conexão com o seu público. Não esqueça o profissionalismo e a autoridade no assunto. O que o cliente mais deseja de você é confiança e qualidade na realização do serviço.

Saiba que a divulgação de escritório de advocacia também conta como marketing pessoal

No marketing jurídico, as aparências contam muito. Afinal, como um cliente o contratará se não acreditar no seu profissionalismo e habilidade para resolver o problema dele?

É importante, então, investir no marketing local para garantir a boa impressão do seu público. Se puder, patrocine feiras e eventos relacionados ao direito; faça uma contribuição em seminários e palestras para mostrar a sua autoridade no assunto; preste serviços à comunidade para expressar a sua preocupação com o bem-estar da população local.

No final das contas, com todas essas estratégias, você estará construindo um networking que garantirá sua presença no mercado. As pessoas se lembrarão do seu nome, e a conversão (e fidelização) de clientes pode começar a partir disso.

Determine o seu público e alinhe as suas estratégias

Quanto mais segmentado e específico for o seu público, mais suas estratégias estarão condizentes com o perfil dele. De nada adianta pensar em um planejamento bem elaborado que não foque características e necessidades específicas, porque assim cliente nenhum se identifica.

No início, é comum o público ser qualquer um interessado. Mas é importante tentar focar ao máximo seus esforços em um grupo determinado, à medida que o seu negócio se desenvolve.

Assim, a comunicação se torna mais específica e assertiva, e a conexão com as pessoas é muito maior. Sem contar com a fidelização do cliente: se o seu escritório atende bem e resolve com excelência os seus problemas, não há razão para ele procurar outro advogado.

Não se esqueça de gerir informações

O marketing jurídico não funciona sem um banco de dados. Afinal, não há como elaborar estratégias que precisam atingir o público sem informações a respeito dele ou do escritório.

A armazenagem inteligente de dados é chamada de Big Data, e é uma tecnologia que reúne e processa informações complexas. É muito útil para análise de resultados de um negócio e, no marketing jurídico, para cruzar e interpretar dados relevantes para a advocacia.

Você pode também investir em ferramentas e softwares que organizem processos e auxiliem na gestão do seu sistema. Desse jeito fica muito mais fácil trabalhar no dia a dia e investir no marketing jurídico.

É importante lembrar que o marketing jurídico, como qualquer outro marketing, depende de um planejamento estratégico e da elaboração inteligente feita por uma equipe qualificada. A diferença é que as estratégias normalmente aplicadas à divulgação de um produto ou marca são pensadas para reforçar a qualidade do serviço e a autoridade de um escritório de advocacia.

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Kurier

Há mais de 20 anos a Kurier ajuda a impulsionar a atuação de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e empresas do país utilizando dados jurídicos como insumo principal.

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