Entenda a importância dos estudos de direito para atualização profissional

Desenho de livros em diversas posições, dividido em quatro quadros, para ilustrar a importância dos estudos de direito para atualização profissional

Eventos de estudos de direito para atualização profissional são uma excelente alternativa diante das mudanças pelas quais o mundo jurídico passa todos os dias. As palestras, seminários e congressos geralmente trazem o que há de mais novo nesse universo, renovando as práticas de advogados.

No post de hoje, falaremos um pouco dessa importante fonte de conhecimento, apontando seus principais benefícios e vantagens. Confira!

Saiba o que são eventos de produção e promoção de estudos de direito

As associações, fundações e universidades estão sempre preocupadas com as mudanças do direito. Tais instituições têm um importante papel na adequação dos estudos jurídicos às transformações sociais, como novas leis, costumes, práticas etc.

Por isso, elas financiam e desenvolvem eventos nos quais os diversos profissionais da área podem se reunir com um objetivo comum: conhecer e discutir questões jurídicas relevantes.

A partir daí, surgem seminários, congressos, grupos de estudo, palestras e outras oportunidades de atualização para os advogados.

Tais oportunidades contribuem para o crescimento dos operadores do direito, que precisam especializar e renovar seus conhecimentos frequentemente.

Aprenda um conteúdo relevante e específico

Embora importantes, os cursos de pós-graduação quase sempre demandam um grande investimento de tempo e dinheiro, já que essa modalidade de ensino engloba uma ampla variedade de assuntos.

De fato, em um curso desse tipo, é praticamente impossível não assistirmos a aulas que abordem temas que já dominamos ou que não tenham relação com nosso dia a dia de trabalho.

Embora essa seja a forma de atualização mais comum entre advogados e demais profissionais do direito, nem sempre se revela a mais adequada.

Por sua vez, a participação em um evento de estudos de direito para atualização profissional pode ser uma alternativa bastante viável, uma vez que ela é capaz de:

  • Fornecer uma prévia sobre um tópico jurídico, permitindo a avaliação da real necessidade de investimento na realização de cursos de extensão, pós-graduações etc.
  • Atualizar o profissional em relação a questões e mudanças pontuais, as quais podem facilmente ser resolvidas em palestras, painéis de discussão e afins.
  • Auxiliar o dia a dia profissional por meio da abordagem de questões práticas e específicas.
  • Direcionar o estudo autodidata, ou seja, esclarecer os tópicos fundamentais de uma questão jurídica, criando as condições para que o profissional aprenda com a bibliografia, por si mesmo.

Tais vantagens são consequência da forma como esses eventos são organizados. Seus responsáveis geralmente convidam especialistas para a discussão de questões específicas de certa área do direito, permitindo que os profissionais optem pelos assuntos mais adequados às suas necessidades.

Por exemplo: um advogado pode estar muito interessado em estudos específicos sobre o habeas corpus. Contudo, muitos cursos abordam esse tema em conjunto com os demais remédios constitucionais (habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção).

Logo, nesse caso, a melhor opção disponível seria um evento onde o tópico fosse abordado de maneira específica, em vez de um ensino voltado para o tema geral.

Compartilhe experiências com outros profissionais

Outro benefício relevante dos eventos de promoção de estudos de direito para atualização profissional é a possibilidade de encontrar pessoas. Muitos advogados podem compartilhar sua experiência jurídica, bem como os atalhos que descobriram ao longo da carreira.

Esse tipo de conexão ajuda no crescimento dos advogados, pois permite a discussão e o aprimoramento do serviço prestado em setores como atendimento ao cliente, organização e gestão, por exemplo.

Sendo assim, estar em contato com outros profissionais certamente promove a atualização na área. Ora, ninguém melhor do que os próprios operadores do direito para dizer como as leis e mudanças sociais têm impactado a prática jurídica, não é mesmo?

Por fim, vale mencionar o networking. Conhecer outros profissionais sempre abre a possibilidade de indicações de clientes, parceiros e prestadores de serviço.

Estude por um custo reduzido

Como mencionado anteriormente, as próprias instituições possuem interesse na realização de eventos de promoção de estudos jurídicos. Essa disposição leva a um preço acessível pelo conhecimento, algumas vezes até mesmo à sua gratuidade.

Um bom exemplo é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que frequentemente organiza palestras, encontros, congressos, seminários e outras atividades, visando a atualização profissional. Em tais eventos, estudos sobre as mudanças legislativas, a integração dos juristas ao mundo da tecnologia e práticas modernas de gestão de escritórios e departamentos jurídicos são bastante comuns.

Por outro lado, o tempo gasto com esse tipo de atualização é reduzido. Devido à rotina atribulada, é muito mais fácil garantir a participação dos operadores jurídicos em um evento do que em um curso de longa duração. Sendo assim, tal opção é ao mesmo tempo barata e acessível para a maioria deles.

Descubra as tendências do mercado

Participar de um evento pode ser o primeiro passo para expansão do campo de atuação do profissional. Muitos advogados, após uma boa palestra, decidem conhecer e se informar mais sobre seus tópicos. Com o tempo, abraçam uma nova área do conhecimento jurídico.

Por outro lado, essa é um ótima oportunidade para conhecermos as tendências do mercado. Aqueles que foram os primeiros a se preocupar com direito da informática, direito do petróleo e gás, direito genético saíram na frente e puderam explorar seus benefícios antes dos demais, por exemplo.

Assim, a atualização profissional compreende não só correr atrás do tempo perdido, mas também buscar as mudanças que ainda estão por vir.

Cuide da imagem profissional

Advogados precisam de um cuidado especial com a imagem. A forma como são vistos aos olhos dos outros influencia na captação de novos clientes e na manutenção dos que já utilizam os serviços.

Nesse sentido, a participação em eventos pode auxiliar os profissionais na construção de uma reputação positiva. Os que participam constantemente de eventos são vistos pelos demais como pessoas antenadas e preparadas. Essa alternativa de estudos vem acompanhada de reconhecimento que pode ser fundamental para construção de uma boa imagem.

Dessa forma, a produção e promoção de estudos de direito para atualização profissional é fundamental e determinante para o crescimento de escritórios e advogados. Afinal, o direito exige constante atualização e especialização de seus operadores.

Então, gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando o Blog Kurier para se manter atualizado e ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial