Embora muito se discuta sobre o uso de softwares jurídicos, é fato que eles não foram desenvolvidos para substituir o trabalho dos advogados. Pelo contrário. A tecnologia vem para facilitar a rotina. Por isso, de modo geral, a robotização não anula o trabalho humano.
Ela é considerada aliada, assumindo atividades operacionais e liberando o profissional para aquelas funções que exigem pensamento crítico, analítico, e habilidades para criação de estratégias e tomadas de decisão.
Com as ferramentas de automação necessárias para atender as necessidades da equipe, os advogados vão cumprir o papel de capital intelectual, desenvolvendo suas habilidades em prol do crescimento do negócio.
Onde a tecnologia se instala ela gera melhorias, e isso é inegável. Na era atual, a revolução digital trouxe algumas facilidades que transformam a realidade de quem atua no meio jurídico.
Dessa forma, enumeramos abaixo pelo menos 10 vantagens de inserir automações nas suas atividades. Acompanhe o artigo e compreenda como advogados, escritórios e departamentos jurídicos podem se beneficiar da robotização inserida no cotidiano de trabalho.
Ferramentas e sistemas têm sido desenvolvidos para simplificar e acelerar fluxos de trabalho, antes tão morosos e burocráticos na realidade da advocacia.
Com a automação de procedimentos e com a digitalização de documentos, os processos ganham pelo menos na redução de falhas ou no sombreamento entre etapas, em agilidade e em qualidade.
Os passos que compõem um trabalho advocatício são muitos: extração de informações do cliente e do caso, arquivamento, coleta de assinaturas, digitalização de documentos, envio de correspondências e uma série de tarefas de cunho mais administrativo. Também entram neste fluxo a gestão da agenda de compromissos e de prazos.
Com a robotização, um workflow otimizado fica à disposição dos profissionais, organizando as etapas do trabalho e disparando rotinas automáticas sempre que necessário.
Quando todas as informações do negócio jurídico estão consolidadas em base única ou em bases integradas, a gestão é aprimorada.
Os dados estão sempre disponíveis, organizados e atualizados. A partir daí, qualquer tomada de decisão se torna mais assertiva e com mais chances de ser certeira.
Hoje, os advogados não precisam mais se ocupar com a organização de documentos e a coleta manual de dados, pois a robotização faz isso por eles. Desse modo, sobra mais tempo para atuar em mais casos em um intervalo menor.
Com isso, tem-se o crescimento da produtividade do profissional, possibilitando a análise simultânea de casos, a comparação entre eles e uma conclusão mais célere também.
O aprimoramento de processos é um dos principais ganhos para o setor jurídico, antes tão marcado por fluxos extensos e burocráticos.
A eficiência, então, torna-se mais perceptível, permitindo que profissionais especialistas em Direito possam aperfeiçoar seu lado gestor a partir dos inúmeros recursos de gerenciamento de processos disponíveis.
Um marco importante para essa transformação foi a implantação do processo eletrônico, que de acordo com o relatório Justiça em Números 2022, proporcionaram uma verdadeira redução no tempo de tramitação para 4 anos e 4 meses, enquanto os processos físicos giram em torno de 9 anos e 9 meses para o encerramento.
Sigilo é algo inerente ao trabalho advocatício, e assegurar esse quesito em meio físico é algo que demanda cuidados, onera e torna o trabalho mais lento.
Com o uso de sistemas informatizados, a segurança dos dados é garantida por meio de controle de acesso de usuários e com a realização periódica de backup para que haja continuidade dos trabalhos, mesmo na ocorrência de algum incidente.
Além disso, existem recursos de criptografia, backups automatizados e outras medidas que garantem a integridade e confidencialidade dos dados. O armazenamento de dados é outra parte fundamental para compor um bom sistema de gestão jurídica, pois permite que todas as informações sejam armazenadas de forma organizada e segura.
O uso de plataformas digitais para armazenamento, gestão e operacionalização de processos jurídicos gera outro benefício permitido pela era digital, notadamente pela tecnologia de Cloud Computing (ou nuvem): a mobilidade.
Isso significa que não há mais fronteiras geográficas nem temporais para se ter acesso a dados relacionados a casos judiciais. Basta ter acesso à internet e um dispositivo móvel nas mãos que todo o arcabouço processual estará à disposição do profissional.
As plataformas com acesso online permitem que diversos profissionais acessem o mesmo arsenal de informações relativo a determinado cliente ou processo.
Nesses ambientes o trabalho pode ser mais colaborativo, com observações e justificativas sendo inseridas por mais de um advogado de forma simultânea, enriquecendo as análises e os direcionamentos propostos.
Com a digitalização de documentos e o armazenamento de dados em meio digital, compartilhar informações tornou-se uma tarefa simples e que acontece em tempo real.
Sistemas de gestão jurídica permitem que partes de um processo, dados estatísticos e documentos digitalizados sejam compartilhados entre profissionais, entre departamentos e também com o cliente com o uso simples e rápido de mensagens internas. Também pode ser liberado acesso a interfaces de consulta em determinados casos.
Quando o cliente tem seu caso bem-organizado, estudado em minúcias e com sugestões viáveis de solução, ele fica encantado e satisfeito com o serviço.
Isso sempre foi possível, mas com um esforço muito maior do advogado. Com o suporte tecnológico, clientes percebem mais facilmente que o trabalho realizado é eficiente, de qualidade, seguro e alinhado às inovações disponíveis na atualidade.
Agora você já sabe as inúmeras vantagens da robotização na área da tecnologia jurídica. Nesse mundo, tudo flui com muita mais tranquilidade. Mas a realidade nem sempre é assim. Quais desses pontos levantados acima ainda são um “calo” no seu escritório ou departamento?
As soluções da Kurier Tecnologia são pensadas para auxiliar, trazer eficiência, tirar as atividades manuais e liberar o tempo do advogado para assumir atividades de maior valor agregado, permitindo que eles se concentrem em questões mais complexas. Temos um portfólio de produtos que podem ser adaptados para o perfil do seu negócio e te ajudar a conquistar uma gestão mais estratégica.
Em 2024, a Kurier chega à Fenalaw com uma série de atualizações e lançamentos que…
O Domicílio Judicial Eletrônico (DJE) é uma ferramenta que chega para centralizar todas as comunicações…
Kurier participa da AB2L Lawtech Experience 2024
A cada 3 meses o sistema de gestão jurídica Kurier Meridio ganha uma nova atualização.…
Hoje, num mundo cada vez mais dinâmico, repleto de inovação e criatividade, a violação de…
Proteção às Florestas no Brasil: um compromisso com a sustentabilidade e a legislação ambiental