Advocacia 5.0: 7 lições pós pandemia

Imagem de Gustavo Rocha, homem branco de óculos, com fundo azul escuro e texto escrito "as lições que 2020 trouxe para a advocacia 5.0"

Por Gustavo Rocha*

Embora o ano de 2020 já esteja no passado, os reflexos de suas lições continuam presentes, especialmente no campo da tecnologia, gestão e na evolução da advocacia 5.0.

A pandemia acelerou transformações que antes pareciam distantes, exigindo a adoção da tecnologia não como uma escolha, mas como uma necessidade vital para a sobrevivência de empresas e profissionais. Esse movimento impactou todas as áreas, incluindo o Direito, que teve que se adaptar a um novo ritmo e a novos paradigmas.

Essa transição não foi fácil e, de certo modo, ainda enfrentamos desafios. A incerteza e a constante evolução tecnológica demandam aprendizado contínuo e flexibilidade. Contudo, essa adaptação forçada trouxe avanços significativos: ou abraçamos as ferramentas digitais, ou nos afastamos do mercado competitivo.

As reuniões online, que se tornaram o padrão durante os períodos de distanciamento social, continuam a ser amplamente utilizadas. Plataformas digitais, como Teams, Meet, Zoom e outros aplicativos de comunicação, consolidaram-se como ferramentas essenciais para conectar equipes, clientes e parceiros de forma prática e eficiente.

Além disso, o home office, que antes era uma exceção, tornou-se uma realidade para muitos, trazendo benefícios em produtividade e qualidade de vida. O uso de softwares de gestão e automação na advocacia também deu um salto significativo, ampliando a eficiência dos processos e marcando uma nova era no setor.

Estamos vivendo um período em que robôs e automações desempenham papéis cada vez mais relevantes, mostrando que a advocacia 5.0 é não apenas uma tendência, mas uma realidade em constante aprimoramento.

Lições da advocacia 5.0

Confira 7 pontos essenciais que estão moldando a advocacia 5.0 e podem impulsionar o seu desempenho no dia a dia:

  1. Softwares jurídicos: Você precisa de um! Indispensáveis para gerenciar prazos, documentos e interações com clientes. Ter um sistema eficiente é a base da produtividade.
  2. Automatizações: Mais que ter um sistema, é essencial contar com ferramentas que realizem tarefas automaticamente, como cálculos de prazos, geração de documentos, análise de dados, entre outros.
  3. Robôs: Esses recursos automatizados otimizam, por exemplo, a busca de informações nos tribunais, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e gerenciais e facilitando uma visão 360°.
  4. Jurimetria: Saber estatisticamente tudo que está nos tribunais com velocidade e um banco de dados rico para tomada de decisão é mais do que apenas um robô, é um serviço que hoje o mercado oferta com o nome de jurimetria. Serve tanto para questões internas, como para o marketing jurídico, onde se conhece melhor o mercado e pode prospectar mais clientes de forma assertiva e direta.
  5. Atendimento ao cliente: Pensar em formas de gerir melhor o atendimento ao cliente, seja por WhatsApp, seja por salas virtuais, seja por telefone. Temos que proporcionar o melhor para a satisfação do cliente com o nosso trabalho, independente do resultado do mesmo.
  6. Workflow de trabalho: Conhecer bem os seus processos/fluxos internos é um grande diferencial competitivo para que você não tenha gargalos no cumprimento de prazos, falta de respostas a clientes em tempo hábil, entre outros.
  7. Gestão: Todos os itens acima estão dentro deste: gerir prazos através de softwares com automações, organizar o tempo, revisar os fluxos, etc. Gerir os dados é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Lógico que este rol não é obrigatório, apenas exemplificativo, entretanto, seguindo estes 7 pontos, a sua advocacia terá crescimento e mais resultados neste ano que se inicia. Embora essa lista não seja extensa, ela aponta caminhos claros para inovar e alcançar melhores resultados.

Agora é hora de agir! Com dedicação e estratégia, o futuro da advocacia 5.0 pode ser ainda mais promissor.

*Gustavo Rocha é consultor em Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégico. Coordenador do Grupo de Estudos de Gestão de Escritórios e Advocacia da ESA/RS.  Site profissional 

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