Saiba por que é importante participar das conferências e eventos jurídicos

Eventos, workshops, mesas redondas, palestras, seminários, lançamentos de livros… O mundo jurídico oferece uma vasta gama de opções para operadores do direito que desejam se aprofundar em seu objeto de estudo, se atualizar ou mesmo conhecer novos colegas com as mesmas aspirações e fortalecer o networking.

Muitos encaram eventos jurídicos como obrigação — especialmente em casos como palestras de chefes ou exigência de horas para conclusão de cursos — e acabam por ignorar por completo o leque de opções que eles podem oferecer para o desenvolvimento e crescimento na carreira.

Os eventos jurídicos são essenciais para o fortalecimento da carreira de juristas, possibilitando crescimento e desenvolvimento profissional, qualificando suas produções e fortalecendo relações de amizade.

Neste post, falaremos mais sobre a importância de comparecer a conferências voltadas aos assuntos de advocacia e jurídicos. Acompanhe!

Engajamento em questões sociais

Atualmente, os eventos jurídicos voltados para a formação e atualização do profissional de direito são inúmeros. Boas conferências reúnem renomados mestres em sua área de atuação e proporcionam um excelente espaço para a discussão de ideias, debates e elaboração de novas teorias.

Além disso, conferências e eventos reconhecidamente voltados a questões sociais podem acabar se tornando ferramenta para que a população, com o auxílio de juristas, possa se informar e buscar direitos que sequer conheciam.

Nesse caso, o advogado pode enxergar uma nova área de atuação e decidir se deseja investir tempo e trabalho de maneira mais expressiva em novos segmentos.

Oportunidade de reconhecimento

Já se perguntou como todo grande advogado ou servidor que sempre aparece em palestras e seminários chegou até ali? A resposta é simples: galgando seu caminho de mero espectador, passando por discursante convidado, até chegar a nome de destaque em vários eventos.

Por isso, a primeira atitude a ser tomada ao tomar conhecimento de algum evento no ramo é buscar saber sobre os envolvidos e suas credenciais, bem como não tomá-lo como algo desnecessário: um evento pode render frutos! Encará-lo com má vontade apenas fará com que o profissional se negue a enxergar boas oportunidades. 

Fortalecimento da qualificação

A lei brasileira está em constante processo de desenvolvimento e atualização, a fim de atender uma sociedade que se moderniza a passos largos.

O jurista que não consegue acompanhar novidades e não demonstra domínio e segurança de assuntos recentes fica para trás, perdendo inclusive oportunidades de entrar em novos mercados e se tornar pioneiro em segmentos até então pouco explorados.

Não basta contar com nível superior e pós-graduação, especialmente se eles foram concluídos há muito tempo: o aperfeiçoamento deve ser constante para acompanhar as mudanças do mercado e manter a competitividade do profissional do direito.

Para tanto, uma das melhores opções é comparecer e ser participativo em eventos jurídicos. Cursos, workshops, congressos… Vale de tudo, desde que você veja no projeto um meio de agregar conhecimento, principalmente se ligado à sua área de atuação.

Expansão do networking

Falar de networking pode parecer complicado para quem não está por dentro das novidades do mercado. Entretanto, colocá-lo em prática pode ser mais fácil do que se imagina — inclusive marcando presença em eventos da área jurídica, no caso de advogados — pois ele nada mais é que a formalização de parcerias para trabalhos.

Seminários, palestras e lançamentos de livros são ambientes criados exclusivamente para a comunicação aberta e a troca de ideias, que vêm a ser um dos pilares básicos da composição de um bom networking.

Conhecendo novas pessoas que atuam em áreas diferentes da sua, você poderá montar esquemas para a troca de informações e estreitar laços, o que pode vir a ocasionar também a divulgação de serviços e indicação de novos clientes, gerando crescimento na carreira.

Comportamento

Você deve, em primeiro lugar, deixar a curiosidade e a sede de conhecimento serem seus guias. De nada adianta comparecer e não participar efetivamente das discussões travadas no evento: assim, você só perderá tempo e dinheiro.

Converse com organizadores, realize boas indagações no intervalo direcionado para perguntas aos palestrantes, seja atencioso e aguarde sempre a sua vez de falar, jamais atropelando a exposição de colegas.

Tente reter tudo o que for possível quanto ao assunto debatido e guarde pontos principais que poderão ser alvo de uma pesquisa mais minuciosa no futuro.

Crescimento nos primeiros passos da carreira

O operador do direito, em meio a tantas dificuldades de exercer sua profissão, precisa estar constantemente atualizado e saber como utilizar meios alternativos para crescer e se destacar dos demais. É especialmente importante para o jovem advogado ainda inexperiente que alinhe suas condutas e aprenda a crescer mesmo na adversidade.

Todo advogado reconhecido já foi um dia um jovem advogado. Galgar o “caminho das pedras” exige muito estudo, muita comunicação e divulgação do nome como autoridade na sua área.

Por isso, torna-se ainda mais interessante que advogados que estão apenas iniciando suas atividades compareçam a eventos e palestras jurídicas a fim de encontrarem maneiras de ascender na carreira e tornarem-se mais conhecidos.

Contato com novas tecnologias

Softwares, programas e aplicativos jurídicos têm sido de enorme valia no exercício de profissões no meio jurídico. Eles aproximam pessoas, permitem a constante disponibilização de informações atualizadas, divulgam serviços, constroem parcerias, dentre várias outras vantagens.

A tecnologia trouxe avanços inestimáveis para o mercado de trabalho, otimizando produtividade, serviços e logística. Na área do direito, ela permite de forma especial a modernização de processos, especialmente em escritórios de advocacia e no setor jurídico de empresas.

Participe de eventos online

Quer participar de palestras distantes da sua residência, formar parcerias em outros estados (ou, quem sabe, outros países) ou ampliar a sua área de atuação? Utilize a internet!

É ela a porta de entrada para a aproximação de operadores do direito que se encontram distantes e melhor meio de estar presente em eventos jurídicos aos quais você não pode comparecer.

A opção é particularmente interessante para advogados que desejam trabalhar como correspondentes (já que, nos eventos online, poderão se comunicar com outros advogados e formar parcerias) e ampliar o networking em novas áreas.

Utilize soluções online e aproveite oportunidades

É essencial que o operador do direito saiba utilizar a tecnologia a seu favor para resolver questões ligadas à sua atuação de forma mais simples e segura, aproveitando por inteiro seu potencial e abrindo margem para o desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal.

Agora você compreende a importância de participar de conferências e eventos jurídicos. Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que seus colegas também conheçam nossas dicas!

Share This