Eventos para advogados: saiba quais são imperdíveis

Mulher atrás de um púlpito e de frente para uma plateia representando os eventos para advogados

Eventos para advogados acontecem para que profissionais do Direito se atualizem e acompanhem as tendências do mercado jurídico. Participar desses encontros inovadores é uma das maneiras mais eficazes de manter-se competitivo no mercado, além de uma ótima oportunidade de poder fazer conexões importantes.

Soluções baseadas em big data, inteligência artificial, blockchain, entre outras tecnologias como forma de garantir resultados se tornam cada vez mais comuns nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, exigindo que o profissional da área acelere seu ritmo de aprendizado e de reciclagem.

Pensando nisso, fizemos uma seleção dos maiores eventos para advogados do Brasil que você não pode perder! Anote na agenda e programe-se. Afinal, é fundamental se organizar com antecedência, pois estes eventos trazem custos com passagens, hospedagem, entre outras despesas. Vamos à nossa lista!

FENALAW

Em 2023, a Fenalaw comemorou 20 anos de existência. Sempre atenta às mudanças do mercado jurídico, a feira é um dos eventos para advogados mais renomados e antigos do Brasil na área. Nesses anos todos, ela se adaptou aos novos desafios, promoveu mudanças importantes, trouxe inovações, novos conteúdos, mais palestrantes e novidades para a exposição. 

Tudo isso coloca a Fenalaw em uma posição de destaque no calendário de eventos para advogados brasileiros, tornando-a o principal ponto de encontro do ecossistema jurídico. Aproveita e anota aí: a feira sempre acontece no final do mês de outubro, em São Paulo (SP).

AB2L LAWTECH EXPERIENCE

A AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs) promove em São Paulo o AB2L LawTech Experience, evento presencial que reune grandes nomes do direito e tecnologia do Brasil e do mundo. Em 2023, além do presencial, houve duas versões online que acumularam mais de 480 horas de palestras sobre inovação jurídica.

Alguns temas abordados no evento são inteligência artificial, futuro dos tribunais, legal operations, marketing jurídico e outros. Já participaram como palestrantes no AB2L LawTech Experience nomes como Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Jennifer McCarron, diretora de Legal Operations e Tecnologia da Netflix.

LAWTECH INNOVATION DAY

O Lawtech Innovation Day, da StartSe, é um dos destaques entre os eventos para advogados focados em transformação e inovação no mercado jurídico. Em 2023 o foco da feira foi voltado à inteligência artificial e automação, ética e privacidade no mundo digital e transformação digital e inovação jurídica.

  • Onde: Teatro Bravos, São Paulo
  • Quando: 21 de agosto de 2024
  • Inscreva-se: ainda não está com inscrições abertas

EXPOJUD

Com organização da J.EX, o evento ExpoJud vem em sua 8ª edição neste ano de 2024, trazendo o tema “A velocidade nos inspira”. Também considerado um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e direito, ele promete trazer conectar todo o ecossistema de justiça e promover experiências aos participantes.

Em 2023, mais de 1.500 pessoas compareceram ao evento que contou ainda com a presença de 151 instituições de justiça dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

Como se organizar para participar dos eventos para advogados

Participar dessas ocasiões exige organização com antecedência. Por isso, veja o que fazer para que tudo saiba conforme o esperado.

Busque os eventos que fazem sentido para você

Pesquise pelos sites de referência na área jurídica, nos locais presenciais que frequenta como OAB, fóruns, converse com colegas de profissão, professores etc. para ficar por dentro dos eventos que irão acontecer.

Faça sua insrição com antecedência

Esteja atento às datas em que vão acontecer os eventos para advogados e os prazos de inscrição de cada um. Faça sua inscrição o mais breve possível para não perder a sua vaga e ter tempo para organizar sua viagem, principalmente a parte financeira, caso o evento seja longe de casa. E lembre-se de pagar a taxa de inscrição (se houver) porque é ela que vai garantir sua participação!

Prepare-se para o evento

Atente-se à programação porque a maioria deles tem muitas atividades simultâneas, então é primordial que você saiba quais são seus objetivos quando chegar lá. Veja quais são as palestras, workshops, estandes que fazem sentido para sua área de atuação e são compatíveis com os seus interesses e o que você pretende alcançar com sua participação no evento. 

Pode parecer que não, mas essa preparação é fundamental para que você tire o melhor proveito do evento, uma vez que chegar lá sem essa preparação pode te deixar perdido e confuso com tantas opções de atividades ao mesmo tempo.

Também é interessante ter uma lista de perguntas para fazer aos palestrantes, para que você não esqueça na hora, e levar material para anotar as informações mais importantes: bloquinho e caneta, caderno, tablet, celular… o que você achar melhor, desde que tenha algo à mão!

No evento

Chegou o grande dia! Agora é hora de tirar o máximo proveito deste momento. Tente sair com alguma antecedência para não se atrasar para a programação. Participe de tudo para o que você se programou e tente absorver o máximo de conhecimento possível. Faça as perguntas que anotou anteriormente, participe de debates, faça networking, troque contatos, conheça pessoas novas que também estão por lá, compartilhe conhecimento, faça valer o seu esforço! 

Após os eventos para advogados

Reflita sobre a experiência: se gostou ou não, se foi proveitoso como imaginava, se atingiu os seus objetivos, se valeu a participação etc. Normalmente, os organizadores do evento costumam enviar pesquisas de satisfação ou até disponibilizar no evento mesmo, a fim de ouvir as críticas e sugestões dos participantes para entender como podem melhorar. Por isso é bom responder, caso você tenha alguma contribuição a fazer.

Gostou de conhecer os maiores eventos para advogados no Brasil? Então, se você quiser estar sempre por dentro das novidades do mercado jurídico, continue acompanhando o Blog Kurier!

Compartilhar:

Mais artigos

Veja também

Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
AD 0333
Share This
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial