Como criar uma recepção ideal para o seu escritório de advocacia?

Como criar uma recepção ideal para o seu escritório de advocacia?

A decoração e a organização dos espaços de um ambiente são capazes de refletir diversos aspectos. Entre eles, está a imagem que se pretende que o lugar transmita. Parece exagero, mas na verdade os elementos decorativos e a composição de um escritório podem influenciar em fatores, como praticidade, eficiência, produtividade, atração de clientes e até na lucratividade.

Tudo deve ser observado, começando pela recepção do local. Afinal, é ali onde os clientes terão a primeira impressão do espaço físico da empresa. Um ponto muito importante a ser evidenciado logo na recepção de escritório de advocacia é prezar por sua credibilidade. Nesse sentido, para gerar autoridade em seu escritório e ter uma recepção incrível, é fundamental prestar atenção em algumas importantes características.

É justamente sobre esses pontos que o post de hoje abordará. Aqui estão algumas dicas para a criação de um local de recepção ideal para o seu escritório de advocacia. Confira!

Entenda as necessidades do ambiente

É preciso estar atento às necessidades do local. Ao observar o espaço reservado para a recepção, é essencial imaginar o que não pode faltar. De acordo com as dimensões do espaço, é possível reunir algumas informações que podem orientar com mais precisão essa etapa:

  • Quem são as pessoas que serão recebidas ali?
  • Como deixá-las confortáveis?
  • Qual é o tempo médio de espera dessas pessoas? 
  • Onde ficará o profissional responsável pela recepção?

Se a recepção já estiver montada, vivencie um pouco do que acontece no local, a fim de identificar o que está realmente funcionando e o que precisa ser remodelado.

Procure valorizar o cliente na recepção de escritório de advocacia

É interessante pensar em composições que valorizem o cliente para a recepção do escritório, uma vez que esse espaço é feito para recebê-lo. Durante o tempo em que ele ficará aguardando para ser atendido, muitas coisas podem ser observadas e transmitidas.

É preciso que ele se sinta confortável, para que o tempo de espera não seja tão incômodo.

Pensar em soluções para a distração também é fundamental, como uma TV ou revistas com conteúdos informativos e interessantes. Esses “detalhes” fazem com que o cliente perceba que se trata de um lugar onde ele é valorizado. Um ponto importante para a sua impressão sobre o escritório.

Faça bom uso das cores

As cores exercem grande influência nas pessoas, por isso é importante estudá-las antes de escolher quais usar no ambiente. As cores quentes, como tons de amarelo, laranja e vermelho, são estimulantes. De maneira geral, proporcionam vitalidade, iluminam, animam. Por isso, em uma recepção, que deve ser um lugar mais tranquilo, devem ser usadas com bastante cautela.

Já as cores frias, como tons de azul, verde e violeta, podem transmitir serenidade, relaxamento, equilíbrio. São excelentes opções para serem combinadas com tons mais neutros, ideais para ambientes de acolhimento ou para a entrada do escritório.

Os tons terrosos, como marrom ou ocre, transmitem a sensação de sobriedade e, dependendo da tonalidade, podem deixar o ambiente mais acolhedor. O preto é uma boa escolha para transmitir prudência e seriedade, além de ser uma cor bastante utilizada para passar a imagem de imponência e sofisticação.

O uso do branco deve ser balanceado. É uma ótima escolha para ser usada com outras cores, por balancear a iluminação e transmitir pureza, simplicidade e estabilidade. Já o cinza é a cor mais neutra. Pode-se afirmar que não anima ou relaxa, ou seja, é como se não interferisse muito nas sensações. Também pode ser muito bem empregado em combinação com outras cores.

Invista em uma boa iluminação

Assim como as cores, uma boa iluminação contribui para a transmissão de sensações, além de melhorar a imagem do lugar. Um projeto de iluminação bem elaborado pode destacar os pontos que, se estiverem em evidência, favorecem o espaço. Ao mesmo tempo, também é possível “esconder” os pontos negativos da recepção.

Quando a iluminação não é planejada, o espaço pode ficar completamente desvalorizado e ainda prejudicar o funcionamento das atividades. O trabalho deve ser estimulado pela luz, mas de maneira agradável.

Em uma sala de espera ou recepção, é interessante que essa iluminação seja mais amena. Luzes muito intensas podem ser desconfortáveis para os visitantes que precisam esperar alguns minutos no ambiente.  É interessante que o projeto de luz torne a entrada do lugar mais convidativa, para que os clientes não se incomodem com a permanência no local.

Identifique os principais móveis e objetos a serem usados

A escolha da mobília e dos objetos de decoração deve ser feita com cautela. Eles devem atender a um estilo e estar de acordo com a imagem do escritório. Por exemplo, escolher móveis mais sóbrios traduz seriedade e credibilidade, características importantes em um escritório de advocacia.

A escolha dos móveis influencia alguns fatores, como funcionalidade, usabilidade, otimização do espaço, conforto e comodidade dos clientes. Móveis planejados podem aumentar o aproveitamento do espaço e atender às necessidades de funcionalidade. A área destinada aos clientes não deve ser prejudicada com móveis em excesso ou inadequados.

As poltronas e cadeiras devem atender às normas de ergonomia, para que o conforto do cliente e de quem trabalha na recepção seja priorizado.

Os elementos decorativos, por sua vez, além de preservar a imagem do escritório, também colaboram para proporcionar a sensação de que a entrada é um lugar agradável para se estar. Quadros, almofadas, plantas, tapetes: tudo isso pode ser considerado. Lembrando que a decoração deve ser pensada para impressionar o cliente e não os colegas advogados.

Evite sobrecarregar o ambiente

A recepção de um escritório é um local que tem um fluxo intenso de pessoas. Enquanto algumas chegam, outras estão de saída. E por essa razão é fundamental que o espaço não esteja sobrecarregado de móveis e outros objetos.

É importante valorizar a circulação de pessoas, especialmente em ambientes menores. Isso evita a sensação de que o espaço é apertado e mal planejado para receber os clientes. Dessa forma, o fluxo de pessoas não incomodará.

Pensar em uma recepção de escritório de advocacia é pensar em transmitir uma boa imagem aos clientes, proporcionando a eles mais conforto e valorização. Uma entrada bem planejada é aquela que transmite, de forma positiva, a identidade da empresa. Tudo isso, combinado a um excelente atendimento, é um caminho seguro para o sucesso.

Por falar em atendimento, aproveite e saiba mais sobre como melhorar o atendimento aos clientes do seu escritório para evitar perder boas oportunidades!

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