7 dicas para captar clientes na advocacia e expandir atendimentos

código de ética da OAB é bastante rigoroso no que diz respeito à propaganda dos serviços jurídicos, proibindo praticamente todas as práticas convencionais de marketing. Por isso, pode não parecer fácil captar clientes na advocacia.

No entanto, os advogados podem dispor de diversas estratégias realizar esse trabalho sem violar as regras da legislação.

Para ajudá-lo, neste post, separamos 7 dicas de como captar clientes na advocacia. Acompanhe.

1. Aposte no marketing digital

Atualmente, o marketing digital é essencial para o crescimento de qualquer negócio em todas as áreas de atuação. O código de ética da OAB não proíbe que os advogados façam uso das redes sociais para divulgar seus serviços, desde que cumpram regras estabelecidas e realizem uma publicidade discreta e informativa para o público em geral.

Um bom marketing online deve investir na produção de conteúdo de qualidade em diferentes plataformas. Falamos, abaixo, sobre cada uma delas:

Redes sociais

Mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, são ferramentas que podem ser usadas para captar clientes na advocacia fazendo uso de uma linguagem menos rígida e mais próxima dos seus leitores.

Por meio delas, os profissionais podem suscitar discussões, fazendo uso de links de notícias sobre legislação, compartilhar material de páginas oficiais, como a do Conselho Nacional de Justiça, ou divulgar textos informativos escritos pelos advogados do escritório sobre determinado assunto que possa ser de interesse de seu público em potencial.

Blog corporativo

O provimento 94/2000 da OAB permite que advogado ou sociedade de advogados realize publicidade, desde que o material seja meramente informativo e se limite a levar conhecimento ao público em geral, ou da clientela, em particular.

Logo, o escritório de advocacia pode manter dentro de seu site um blog corporativo e publicar artigos bem escritos, fazendo uso das técnicas de marketing digital, para repassar informações importantes para o seu público em potencial.

Essa também é uma excelente maneira para se tornar referência em sua área de atuação, de forma que sempre que uma pessoa fizer alguma pesquisa jurídica nos mecanismos de busca, o blog do escritório seja encontrado com conteúdo relevante.

E-mail marketing

Uma boa maneira de manter contato com o seu público é investir no e-mail marketing. Crie uma newsletter que avise periodicamente do conteúdo relevante produzido pelo escritório.

É proibido oferecer seus serviços jurídicos ou enviar material de divulgação para quem não pediu. Siga essas regras básicas de conduta e evite criar rejeição por parte de seu público e ter problemas com o órgão de classe.

2. Tenha um cartão de visitas

O cartão de visita é um modo tradicional de captar clientes na advocacia. Tenha sempre em mãos o seu e ofereça para quem estiver precisando de assessoria jurídica. Deixe também alguns em locais estratégicos, onde você sabe que os seus clientes em potencial costumam frequentar.

É importante que os cartões de visita apresentem as características abaixo:

  • cores sóbrias, como preto, azul escuro ou cinza;
  • informações básicas, como nome do advogado, número da OAB, telefone, e-mail e endereço;
  • gramatura mínima de 200g;
  • bom acabamento, como o verniz localizado.

3. Cuide de sua base atual de clientes

Na ânsia de buscar novos contratos para o seu negócio, muitos escritórios deixam de investir na gestão estratégica de seus atuais processos e acabam perdendo boas oportunidades de prospecção.

Clientes atuais satisfeitos são ótimos aliados na captação de novos contratantes. Portanto, acompanhe a sua base atual periodicamente, revise e reavalie seus processos e fidelize a sua carteira para aumentar o networking.

Uma boa ferramenta para auxiliar tal tarefa é um software jurídico que compile todas as informações do escritório e permita aos advogados o fácil acesso das informações de toda a clientela de maneira rápida e prática. O instrumento por ajudar a realizar uma gestão das tarefas, compromissos e outras atividades ligadas ao atendimento.

4. Participe ativamente da comunidade jurídica

Um erro bastante comum entre os advogados é acomodar-se após chegar em um determinado ponto da carreira, deixando de participar de eventos, como workshops, congressos e cursos.

Não importa quanto tempo o seu escritório esteja no mercado: seja sempre um membro ativo da comunidade jurídica local. Incentive, também, que os outros advogados da banca marquem presença.

Como dissemos inicialmente, o marketing digital é importante. No entanto, não devemos deixar de lado práticas tradicionais que ajudam a construir uma imagem sólida e de referência do escritório para os clientes.

5. Faça uso da jurimetria

jurimetria é a estatística aplicada no direito que auxilia os escritórios, por meio de softwares jurídicos, a ter um maior conhecimento sobre os dados que possam interessar aos seus clientes.

Um dos sucessos de um bom advogado é saber unir o conhecimento teórico das legislações e doutrinas à prática forense. Isso implica em conhecer o procedimento dos fóruns e o modo como cada juiz decide, uma vez que tal informação é essencial para a condução estratégica do processo.

O uso da jurimetria agrega valor ao escritório e pode ser utilizado para captar clientes na advocacia, pois aumenta a segurança dos contratantes no serviço prestado pelo advogado que possui embasamento ao passar estimativas realistas de decisões, tempo médio para julgamento e valor das condenações.

6. Seja reconhecido por sua excelência

O mundo jurídico é bastante concorrido, tendo em vista a quantidade de advogados que há no mercado. No entanto, para captar clientes na advocacia com sucesso é preciso estar acima da média dos seus concorrentes.

É importante se preocupar com a prospecção, porém, não deixe de estar atento à qualidade do serviço entregue pelo escritório. Faça sempre mais do que o cliente espera e com perfeição técnica. Além disso, esteja atento às novidades do mercado e modernize a sua atuação, oferecendo uma prestação de serviço de ponta.

7. Mantenha seus funcionários satisfeitos

A rotatividade de funcionários em um escritório demonstra um problema de gestão e dificulta a entrega de um bom trabalho aos clientes, além de passar certa insegurança e uma imagem de desorganização.

Portanto, não deixe de investir em seu quadro de empregados garantindo-lhes além de uma boa remuneração e benefícios, um ambiente saudável de trabalho. Pesquisas indicam que a qualidade de vida tem sido cada vez mais primordial na escolha de um emprego.

Também é importante que os gestores incentivem os funcionários a estar em constante atualização. Em alguns casos, o próprio escritório pode promover palestras e workshops que são importantes para a visibilidade da banca.

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