6 soluções ao usar softwares de gestão em escritórios de advocacia

Em um mundo cada vez mais tecnológico, surgem diversas facilidades para empresas e profissionais autônomos. Dentro desse segmento surgem os softwares de gestão, que chegaram para facilitar a vida de gestores de empresas dos mais diversos setores.

Esses recursos ajudam no dia a dia do trabalho, concentram as informações e armazenam dados de forma segura. Mas que tipo de benefícios os softwares de gestão em escritórios de advocacia podem oferecer?

Para esclarecer suas dúvidas, preparamos esse post com 6 soluções que você pode obter ao adotar esses recursos. Duvida? Então confira!

1. Gerenciamento de casos e processos

Um dos principais benefícios de se adotar um software de gestão em escritórios de advocacia é que ele armazena todos os casos e processos do seu escritório. 

É possível, por meio desse recurso, organizar os casos e consultar o andamento dos processos nos sites dos órgãos responsáveis por eles.

Essa é uma solução especialmente prática ao longo da carreira, já que pode ficar difícil você realizar essa pesquisa manualmente após acumular muitos processos.

Essa organização possibilita que você use seu tempo de forma estratégica e produtiva, evitando gastar horas preciosas de trabalho e facilitando a gestão do seu escritório.

A busca automática torna fácil a visualização dos processos e seus status, bastando que você digite o número e selecione o tribunal responsável. Depois desse cadastro, o advogado recebe alertas a respeito da atualização do andamento, sem a necessidade de fazer essa busca diariamente.

Outra vantagem é a resposta imediata ao cliente, que vai confiar no seu trabalho e garantir que você ficará por dentro das atualizações do processo.

2. Redação de documentos jurídicos

Modelos de contratos e demais documentos jurídicos não faltam na internet. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de adotar essas redações para seu escritório e acabar com erros em peças jurídicas.

Além de elas poderem não atender às suas necessidades, é preciso verificar as informações contidas e evitar erros em contratos e documentos que podem, inclusive, gerar prejuízos para as partes envolvidas em um processo ou caso.

Os softwares de gestão em escritórios de advocacia permitem que sua empresa crie modelos exclusivos e personalizados, bastando editar os dados variáveis.

O resultado disso são documentos seguros, transparentes e condizentes com o que você precisa.

3. Organização de documentos

A ideia de um escritório de advocacia abarrotado de arquivos e pastas de documento faz parte do passado. Hoje em dia, a organização dos documentos é feita por meio de arquivos armazenados no computador ou na nuvem.

Se você resolve adotar um software de gestão em escritórios de advocacia, essa organização fica muito mais fácil, já que qualquer colaborador pode acessar os documentos de um jeito fácil e rápido.

Acabou a ideia de que os estagiários devem passar horas procurando por uma pasta de documentos. Hoje em dia, otimizar o uso do tempo ajuda na aprendizagem e garante um trabalho eficaz, rápido e satisfatório para todos.

Esse armazenamento também é feito de forma segura, já que o acesso ao software jurídico pode ser controlado e aberto a pessoas cadastradas.

Outra facilidade é que os documentos podem ser vinculados a outros, ou seja, você consegue visualizar todas as informações a respeito de um caso em poucos segundos. É possível, também, categorizar os processos e tornar essa pesquisa ainda mais fácil e organizada.

4. Armazenamento de dados de clientes

Um bom relacionamento entre advogado e cliente é um dos principais pilares de uma carreira jurídica de sucesso. Por isso, ter à mão todo o histórico e tudo o que envolve aqueles que buscam sua ajuda é muito importante para que ele confie no seu trabalho.

Os softwares jurídicos permitem que você acesse com facilidade essas informações, ajudando você a oferecer uma posição a respeito do que já foi acordado.

Essa ferramenta também garante o sigilo das informações, condição essencial para que o advogado adquira confiança e credibilidade.

Em resumo, você não precisa se desesperar na hora de entrar em contato com seu cliente; bastam alguns cliques para recapitular todo o histórico do caso em questão.

Outra facilidade oferecida pelos softwares de gestão em escritórios de advocacia é que eles podem avisar seu cliente por e-mail a respeito de atualizações e mudanças no status do processo. Isso o tranquiliza e economiza o tempo do advogado.

5. Controle financeiro

Um escritório de advocacia de sucesso não precisa só de clientes, precisa também de uma boa receita e um bom controle de ganhos e gastos. Os softwares de gestão especializados em escritórios de advocacia também ajudam os advogados na organização financeira da empresa. 

A gestão dos gastos de um escritório fica mais fácil, já que os recursos tecnológicos armazenam esses valores e mostram a realidade do escritório de forma assertiva e muito mais rápida. Basta que os gestores ou colaboradores insiram os dados corretos para que essa visualização seja eficiente.

É possível, portanto, identificar problemas na gestão financeira e entender a real situação do escritório.

6. Agilidade nas pesquisas de publicações

Por fim, é importante ressaltar que um software jurídico facilita a pesquisa nas publicações dos diários oficiais.

Com um mecanismo de pesquisa rápido, o advogado consegue ir atrás de informações por meio do nome do cliente, do número do processo e demais dados. A vantagem é que o software torna possível a visualização no mesmo dia da publicação, já que trabalha de forma sincronizada.

É possível salvar as pesquisas para receber alertas periódicos, evitando repetir a busca e economizando o tempo do advogado. Os filtros de pesquisa também facilitam o acesso a essas informações, já que você pode indicar as palavras e dados específicos e excluir as indesejadas, evitando receber alertas que não condizem com o que você precisa.

Os recursos mais completos possibilitam a varredura nos diários oficiais de todos os tribunais do país e de todas as especialidades jurídicas, inclusive nos tribunais superiores.

Adotar softwares de gestão em escritório de advocacia, além de economizar o tempo de sua equipe, ainda auxilia nas finanças da empresa e possibilita que o escritório se responsabilize por mais casos, aumentando o rendimento e garantindo o crescimento da reputação no meio jurídico.

Ficou interessado e quer conhecer mais soluções que um software de gestão em escritório de advocacia pode oferecer? Entre em contato conosco e conheça nossos produtos exclusivos para seu dia a dia.

Desejo identificar o software ideal para o meu segmento!

Share This