6 práticas para afinar o relacionamento entre funcionários de um escritório jurídico

6 práticas para afinar o relacionamento entre funcionários de um escritório jurídico

Para que um escritório jurídico consiga ter bons rendimentos é indispensável que o ambiente de trabalho e a relação entre os colaboradores sejam harmoniosos e agradáveis. No entanto, melhorar relacionamento entre funcionários nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige esforços recíprocos que nem todos estão dispostos a ceder.

Esse dilema, enfrentado por muitos escritórios, pode ser solucionado com algumas dicas práticas que podem e devem ser implementadas. Sem dúvida, investir em ações que estreitam os relacionamentos entre funcionários é a chave para garantir o sucesso do escritório e de todos os envolvidos, já que permite uma rotina saudável e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Confira a seguir as práticas para melhorar relacionamento entre funcionários:

1. Faça reuniões periódicas

Para saber o que está acontecendo dentro do ambiente de trabalho, é necessário reservar um tempo para ouvir os funcionários, pois só assim será possível entender a raiz do problema. Mas não basta apenas ouvi-los, é preciso levar em consideração todas as reclamações e tomar atitudes para melhorar a convivência.

Por isso, reunir os colaboradores mensalmente para debater sobre as formas de execução do trabalho pode auxiliar no desenvolvimento da equipe. É uma prática que, embora simples, traz os mais variados benefícios, visto que é possível prever certos conflitos e solucioná-los previamente.

Além disso, quando o funcionário tem a chance de manifestar sua opinião, ele se sente mais confiante e, consequentemente, mais valorizado, já que percebe a sua importância para o sucesso e o bom desenvolvimento do escritório.

2. Reconheça os trabalhos desenvolvidos

A busca do reconhecimento pelos trabalhos que desempenha é natural do ser humano, pois isso traz a ele motivação e confiança para continuar prosseguindo. Os benefícios desse reconhecimento são muitos: aumento da produtividade, motivação e disposição para o trabalho e o atingimento das metas individuais.

Essa técnica pode ser feita de várias formas, tais como elogios escritos, reconhecimento público, pessoalmente ou por meio de e-mails. Isso faz com que os grupos de trabalho sejam mais eficientes e permite o desenvolvimento competitivo saudável, contribuindo para o retorno financeiro do escritório.

Para implementar essa técnica, é necessário um período diário para analisar os trabalhos desenvolvidos, momento em que será possível observar quais funcionários merecem destaque e aqueles que precisam de maiores incentivos.

Uma prática muito comum é o chamado “funcionário do mês”, referente ao profissional que se destacou de acordo com critérios preestabelecidos pelo escritório, o qual receberá uma recompensa por isso — um dia de folga, uma vantagem pecuniária, um ingresso para um Congresso Jurídico etc.

3. Realize confraternizações

Confraternizar permite uma aproximação entre os funcionários, de modo que estes podem se conhecer melhor e também formar laços de amizade. Equipes que trabalham sob pressão e rigidez não se sustentam por muito tempo.

Aproveite os aniversários, feriados e datas comemorativas para reunir o pessoal do escritório e fazer uma confraternização bacana. Além de ser uma forma de propiciar o lazer, a criação de laços mais sólidos, a partir dessas confraternizações, torna o ambiente laboral mais tranquilo e saudável, contribuindo para o aumento da produtividade.

4. Invista nos seus funcionários

Para conseguir uma equipe satisfeita e produtiva, o investimento nos profissionais é de suma importância. Além de um bom salário, proporcionar treinamentos constantes é a chave para elevar os níveis da sua equipe.

Se deseja ter uma equipe de profissionais altamente preparada, invista no desenvolvimento pessoal e profissional. Conduza-a, sempre que possível, a cursos, palestras, congressos, feiras e outros eventos que possam servir para o amadurecimento profissional.

Não pense que investir nos seus funcionários é “jogar dinheiro fora”, pois essa prática, na verdade, é uma forma indireta de investir no seu escritório.

5. Atribua responsabilidades

Atribuir responsabilidades aos funcionários é um modo de demonstrar a confiança que o escritório tem no colaborador, bem como de reconhecer a sua competência para o desenvolvimento da tarefa, o que o torna mais confiante para o desempenho de suas atividades.

Outro ponto positivo que essa prática gera é a maior possibilidade de reconhecer os profissionais que se dedicam exaustivamente para garantir o cumprimento das suas funções, de modo que aqueles que conseguem bater suas metas podem, aos poucos, ser “recompensados” com novas responsabilidades.

Esse fator é muito importante, já que permite o crescimento do funcionário dentro do escritório — o que é, sem dúvida, um atrativo para muitos profissionais. A impossibilidade de crescimento não gera expectativa positiva no trabalhador e, como consequência, torna-o improdutivo e infeliz profissionalmente.

6. Incentive-os diariamente

Todo ser humano trabalha melhor quando é diariamente motivado a dar o seu melhor. Então, busque conhecer quem é esse profissional que trabalha no seu escritório, quais são seus projetos profissionais, quais são seus hobbies, enfim, entenda o que se passa na sua cabeça e, de posse dessas informações, alimente esses desejos juntamente a ele.

A motivação é o combustível da alma. Por isso, tenha profissionais motivados e terá o melhor escritório jurídico. Você perceberá que os níveis de produtividade são altamente elevados quando as equipes possuem um objetivo, um norte a perseguir, tanto pessoal como profissionalmente. Faça os testes e comprove as diferenças!

A importância de investir no relacionamento entre funcionários

Garantir um convívio sadio entre os funcionários traz uma série de benefícios para o escritório, a começar pela melhora na qualidade dos serviços, na rapidez e na eficiência. Isso ocorre porque, quando uma equipe tem um bom relacionamento, os trabalhos são desenvolvidos com mais facilidade.

Além disso, é notório que manter relações positivas minimiza a ocorrência das doenças ocupacionais, pois muitas dessas enfermidades têm como causa o desânimo e o estresse. Sem falar, também, que as relações harmoniosas refletem uma imagem muito positiva do escritório, o que o torna mais atraente.

Melhorar relacionamento entre funcionários parece ser uma boa alternativa, não é mesmo? Como vimos, os resultados dessa prática são extremamente benéficos para aprimorar o desempenho do escritório jurídico, além de, é claro, contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores.

Quer funcionários felizes e produtivos? Invista no relacionamento com eles e você se surpreenderá com os resultados!

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhá-las nas redes sociais e ajudar outros escritórios a melhorarem o relacionamento entre seus funcionários?

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