Advocacia 4.0 e as mudanças de paradigma no mercado jurídico

grupo de advogados em reunião para ilustrar a advocacia 4.0

Desde a implantação do processo eletrônico, os tribunais diminuíram em mais de 60% o consumo de papel. Somente em 2021, o Judiciário teve uma redução no consumo de papel que foi equivalente a 29%. Essa é apenas uma das muitas quebras de paradigmas que têm acontecido de uns anos para cá e faz parte de algo maior: a transformação digital do meio jurídico ou advocacia 4.0.

Essa mudança é um caminho sem volta e isso atinge todos os operadores do Direito, representando uma nova forma de se executar o trabalho, possibilitando ganho de tempo, aumento de produtividade e mais eficiência no controle e na gestão de demandas jurídicas.

Acompanhe este blog post e veja o que é a advocacia 4.0, quais os seus desafios, as características necessárias para o desenvolvimento do advogado e como essa transformação digital impacta os escritórios de advocacia.

O que é Advocacia 4.0?

Advocacia 4.0 é o termo usado para descrever a transformação digital do meio jurídico. É a quarta onda de avanços tecnológicos nesta área e inclui o uso de ferramentas e métodos digitais para melhorar os serviços jurídicos. Ou seja, ela requere a utilização de recursos online, como softwares de armazenamento e gerenciamento de processos, o uso de aplicativos de comunicação digital entre profissionais do direito etc.

Quais são as diferenças entre Advocacia 4.0 e 5.0?

A advocacia 4.0 é focada no uso de ferramentas e métodos digitais para melhorar os serviços jurídicos e a comunicação, utilizando inteligência artificial (IA) e automação. Já a 5.0 é a evolução da anterior, mais focada em resolver os problemas dos usuários, proporcionando um atendimento jurídico mais humanizado.

Assim, a advocacia 4.0 permite que os profissionais jurídicos automatizem tarefas, reduzindo atividades operacionais, como pesquisas de informações relativas aos processos. Por outro lado, a 5.0 faz com que os advogados evoluam nos seus serviços jurídicos, mais voltados às necessidades individuais dos clientes.

Sociedade 4.0 e Advocacia 4.0: a era da informação ou a era digital 

A sociedade 4.0 surgiu com a popularização da internet e a digitalização em todo o planeta. Devido a essa mudança, a informação e a tecnologia remodelaram o comportamento social, levando as pessoas e suas atividades para o universo digital.

Assim como aconteceu com a maioria dos setores, a evolução também chegou ao meio jurídico, dando origem à advocacia 4.0, que veio para auxiliar os advogados. A automação de algumas tarefas é uma das vantagens e proporciona a diminuição de falhas humanas, além de aumentar a produtividade dos profissionais.

As lawtechs e legaltechs, por exemplo, são frutos dessa remodelação social e surgiram para levar a atualização aos operadores do Direito, tornando o trabalho deles mais estratégico e otimizado. Entre os serviços que oferecem estão softwares de gestão, de Jurimetria, consultoria em LGPD, Direito Digital e outros resultados também nascidos na sociedade 4.0.

Sociedade 5.0 e Advocacia 5.0: A Sociedade Superinteligente

Assim como a advocacia 5.0, a sociedade 5.0 é uma evolução da atual. A mudança maior é relacionada ao objetivo do uso das novas tecnologias. Aqui a preocupação principal não é mais em usar a inteligência artificial e a automação para facilitar tarefas operacionais. Isso é o que vem sendo feito hoje.

Na sociedade 5.0 a ideia é fazer com que essas tecnologias contribuam muito mais com o bem-estar dos seres humanos. Ou seja, estamos a caminho de uma organização social superinteligente, onde as máquinas suportam o progresso das pessoas nos mais diversos setores.

Dessa maneira, espera-se que seja possível contar com soluções mais sustentáveis para o planeta, reduzindo problemas sociais e avançando na qualidade de vida.

Nesse sentido, a advocacia 5.0 vem com o mesmo objetivo, focando em melhorar a prestação de serviço aos clientes, tornando-o mais humanizado, fortalecendo os relacionamentos entre as pessoas. Assim, os advogados também vão precisar desenvolver habilidades comportamentais como criatividade, empatia e comunicação.

Principais Características do Advogado 4.0

O advogado 4.0 é aquele que está sempre em busca de atualização, não somente no que diz respeito ao digital, mas em tudo o que pode ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência e servir melhor aos seus clientes. Mas esse é apenas um dos requisitos para o sucesso. Veja abaixo outras características do advogado 4.0.

Repassa o conhecimento jurídico de forma fácil

O advogado 4.0 preza pelo entendimento do que ele diz, logo repassa o conhecimento jurídico de forma fácil, que seja acessível até mesmo para quem não faz parte do mundo do Direito. Ou seja, esse profissional é claro e objetivo, evita o “juridiquês” e consegue se fazer entender.

Ele também está presente no meio digital, através de seus perfis nas redes sociais ou site próprio, e compartilha seu conhecimento com o público. Vale ressaltar que esse comportamento também ajuda o profissional a se aproximar de possíveis novos clientes e aumenta a possibilidade de ser contratado.

Sabe que a tecnologia é sua parceira

O advogado 4.0 sabe que a tecnologia é sua parceira. Ele não receia ser substituído pela inteligência artificial, nem a evita. Pelo contrário. A tem como aliada para oferecer um serviço ainda mais eficiente e preciso aos seus clientes. Esse profissional já entendeu que ganha muito mais incluindo a tecnologia no seu cotidiano.   

Inovação e Criatividade

Os tempos mudaram e é preciso acompanhar! Por isso, inovação e criatividade são características fundamentais para o advogado 4.0. É preciso pensar diferente e conseguir analisar os múltiplos cenários.

Uma forma de ter essa visão mais ampla é investir em softwares de Jurimetria, por exemplo, que permitem analisar os dados do judiciário, avaliar riscos dos clientes etc.

5 dicas para transformação digital em escritórios de advocacia

Adotar a transformação digital é fundamental para se manter competitivo e oferecer serviços cada vez mais eficientes e inovadores aos clientes. Por isso, listamos cinco dicas para auxiliar os escritórios nesta jornada rumo à advocacia 4.0. Confira!

Faça reuniões por videoconferência

Com o surgimento das ferramentas digitais, as tradicionais reuniões presenciais podem ser substituídas. Para isso, não é preciso fazer grandes investimentos. É uma questão de mudança cultural. Inclusive, diversos serviços de videochamadas gratuitos estão disponíveis. O Meet, do Google é um dos mais populares.

Não é que o contato físico esteja ultrapassado para as tradicionais reuniões mas, hoje, não é mais necessário estar sempre frente a frente com o cliente para tratar de assuntos importantes. Muitas vezes, pode ser uma perda de tempo para os dois.

Assine documentos e feche contratos sem sair do escritório

A assinatura digital de documentos é uma tendência que retira a necessidade física da pessoa na hora de assinar um documento. A assinatura digital tem a mesma importância da presencial. Inclusive, pode aplicar em qualquer tipo de contrato como honorários, procuração ou declaração de hipossuficiência. 

O mesmo também ocorre quando dependerem da sua própria assinatura, como advogado. Imagine quando ocorrer a urgência de tal assinatura num dia que você está participando de audiências ou alguma reunião estratégica fora do escritório? Com uma assinatura digital, ninguém fica dependendo da sua agenda ou à espera de presença física em alguma ocasião.

O cliente pode encaminhar as provas de forma digitalizada

Se todo o cadastro do processo é online, não há necessidade de acumular papéis e documentos. Em vigor desde março de 2016, o “novo CPC” (Lei 13.105/15), que regulamenta os documentos eletrônicos como meio de prova, tornou os processos mais dinâmicos e adaptados aos novos cenários de virtualização dos tribunais. Obedecendo a regras específicas, descritas nos artigos 439, 440 e 441 desta lei, sua admissão nos processos é inquestionável.

Além disso, os papéis e documentos podem se perder em meio aos demais materiais. Nesse caso, a digitalização de todos os papéis se torna uma garantia mais segura do que o armazenamento de tudo em pastas físicas.

Cloud computing: seus dados sempre disponíveis

A tecnologia de armazenamento de arquivos em nuvem (cloud computing) já é uma realidade na rotina dos escritórios de advocacia. Ela serve para diversas tarefas: organizar e gerenciar as atividades individuais e coletivas, reunir dados e documentos de processos, elaborar peças e pareceres.

Uma outra grande vantagem é o acesso remoto dos arquivos na nuvem, permitindo aos funcionários acessá-los de qualquer lugar com internet.

Software jurídico: gestão além das planilhas

Não se pode pensar em transformação digital de escritórios e não falar de softwares jurídicos. Os sistemas de gestão para os escritórios de advocacia se tornaram a forma mais prática e ágil de gerenciar o grande volume de processos.

Hoje, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos ou de análise de risco têm à sua disposição ferramentas inovadoras que lhes permitem otimizar o tempo, melhorar a tomada de decisões e gerar resultados mensuráveis. É possível prever cenários futuros e diminuir contingências de empresas, analisar o comportamento da justiça e prever possíveis desfechos de processos e minimizar incertezas relacionadas às operações de qualquer natureza, por exemplo.

Quais são os novos desafios da Advocacia 4.0?

Embora a advocacia seja uma das profissões mais tradicionais e antigas do mundo, a advocacia 4.0 exige adaptação às mudanças do mundo atual. Veja quais são os maiores desafios da advocacia 4.0.

Atualização Constante 

O advogado 4.0 deve estar constantemente atualizando seus conhecimentos e habilidades para acompanhar o cenário jurídico e suas mudanças. Apesar de a legislação não ser atualizada com frequência, novas ferramentas e tecnologias seguem aparecendo para facilitar o trabalho do advogado. Por isso, ele precisa estar sempre buscando novidades e aprendendo. O termo “Lifelong learning” representa bem essa necessidade de buscar conhecimentos novos a vida inteira.

Novos Dilemas 

Assim como surgem novidades à medida que a sociedade evolui, também surgem os novos dilemas. Para os advogados, alguns dos mais atuais são as questões de privacidade e proteção de dados, que ainda geram muitas dúvidas. Ou seja, o advogado 4.0 já tem e ainda terá uma série de novos dilemas para lidar. No entanto, a chave para o sucesso é estar aberto à mudança, aprender e se adaptar às novidades.

Tendo um diferencial

Para se destacar neste mercado cada dia mais competitivo, é preciso ter um diferencial. Então, o advogado 4.0 precisa sair do lugar comum, buscando soluções inovadoras e eficientes para resolver os problemas jurídicos dos seus clientes.

Em outras palavras, o diferencial do advogado 4.0 é sua habilidade em combinar tecnologia, habilidades interpessoais, além de um conhecimento profundo da lei, para fornecer seus serviços com qualidade, de maneira mais eficiente e acessível.

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